A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

janeiro 21, 2015

Arquivo Público do estado de São Paulo oferece nova plataforma de pesquisa

Reprodução
Pesquisadores e interessados já podem acessar a nova ferramenta de pesquisa

O Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP) acaba de disponibilizar em seu site uma nova ferramenta de pesquisa, o ICA-AtoM – um programa gratuito de descrição arquivística desenvolvido pelo Conselho Internacional de Arquivos (ICA na sigla em inglês) para disponibilização de acervos na internet.

Com este programa, o Arquivo Público do Estado cumpre uma de suas mais importantes missões: facilitar o acesso aos fundos documentais sob sua guarda, através de instrumentos de pesquisa mais eficientes e completos.

O trabalho de implantação do ICA-Atom partiu da revisão do Guia do Acervo que vem sendo realizada pelo Centro de Acervo Permanente do APESP, com o objetivo de adequar as descrições dos fundos e coleções aos padrões internacionais de tratamento arquivístico, assim, possibilitando a integração do acervo ao software.

Através do ICA-AtoM, o pesquisador tem uma visão geral do fundo, do seu conteúdo, da sua forma de arranjo e do contexto em que a sua documentação foi gerada, podendo pesquisar, imprimir relatórios, realizar buscas e cruzar informações, descontraidamente em casa ou no ambiente que preferir, e no horário que escolher.

Para o coordenador Izaias Santana, este ato “faz parte da estratégia de resgatar o acervo histórico, descrevendo-o tecnicamente, revelando seu inteiro conteúdo e disponibilizando – o para todos os pesquisadores”. Além da ampliação das atividades de descrição do acervo e disponibilização na rede internacional, destaca o trabalho desempenhado pela equipe técnica permanente do Centro de Acervo.

Neste primeiro momento, os pesquisadores e interessados já podem acessar a nova ferramenta de pesquisa pelo link http://icaatom.arquivoestado.sp.gov.br/ica-atom/index.php/  e conferir os registros do Fundo da Secretaria dos Transportes do Estado de São Paulo, devidamente descritos e organizados conforme as normas internacionais (ISAG (G), ISAAR e ISDF). Vale ressaltar que outros Fundos e Coleções – tanto de acervos público quanto de privados – serão acrescentados na medida em que os trabalhos de descrição sejam concluídos. Saiba mais sobre o projeto ‘Novo Guia’ no site do Arquivo Público do Estado de São Paulo  http://www.arquivoestado.sp.gov.br/site/acervo/guia/novoguia.

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: