A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

janeiro 15, 2015

O Google e o seu novo tradutor!

O Google acaba de fazer uma atualização de seu tradutor será de grande utilidade em várias situações e será oferecida tanto na versão para Android como na dos aparelhos da Apple. Funciona para traduzir falas e também para matéria impressa. Basta apontar para um cartaz em outro idioma e ver a tradução na tela. Perfeito para saber o que dizem as placas que levam a um monumento ou ler o menu de um restaurante sem demora, por exemplo. Também para entender a capa de uma revista. O sistema combina o clássico OCR (reconhecimento óptico de caracteres), a tecnologia dos scanners, e a realidade aumentada. A imagem é convertida em texto, traduzida e mostrada sobreimpressa ao original sem sensação de espera.

O tradutor oral utiliza aprendizagem automática, conhecida como machine learning em inglês, uma técnica usada na área de inteligência artificial que imita a forma de adquirir conhecimento dos humanos. Quanto mais se usa, mais acertados serão os resultados. Quantos mais dados colher, maiores as possibilidades de acerto. Como toda a tecnologia nova o sistema não é perfeito. As expressões idiomáticas continuam sendo um desafio em qualquer idioma. Também os sotaques e expressões que mudam de região para região.

A soma de ambas as novidades, na prática, oferece liberdade de movimento para turistas e profissionais em viagem.

Segundo a Google o Translate conta com mais de 500 milhões de usuários ativos mensais. Desses, 95% estão fora dos EUA. Brasil e México são os países com mais atividade.

A tradução de voz funciona em 36 idiomas. No caso de cartazes ou textos com a câmera, as opções de idioma são um pouco mais limitadas: a tradução só é possível entre inglês e francês, alemão, italiano, português, russo ou espanhol. E vice-versa, mas sempre do ou para o inglês. Não se pode, por exemplo, mostrar um cartaz em italiano e traduzi-lo para o espanhol. A cifra sobe para 90 línguas se se tratar de traduções escritas de páginas da internet, por exemplo.

Veja, abaixo, o post sobre o app que foi veiculado no blog do Google.

Diga olá, hola e hallo ao novo app do Google Tradutor
quarta-feira, janeiro 14, 2015 1/14/2015 11:07:00 AM
O mais difícil de viajar, às vezes, é se virar no idioma local. Se você já procurou por uma livraria em Nova York ou se já tentou comprar uma bolsa em Buenos Aires… você sabe como é. Agora, o Google Tradutor pode ser o seu guia de várias novas formas. Nós atualizamos o aplicativo para Android e para iOS e transformamos o seu dispositivo móvel (computador, tablet ou telefone) em uma ferramenta de tradução mais poderosa.

Tradução instantânea com Word Lens

O app do Google Tradutor já permite que você use a sua câmera para tirar uma foto de um texto e obter a tradução dele em 36 idiomas. Agora, damos mais um passo adiante, permitindo que você traduza textos com sua câmera instantaneamente. Basta apontar a lente para uma placa, cartaz ou o que quiser e você verá o texto traduzido sobreposto ao original, na tela do seu dispositivo, mesmo que esteja sem conexão com a internet. Isso torna bem mais simples a leitura de placas de rua no interior da Itália ou a decisão sobre o que pedir em um restaurante em Moscou.

Por enquanto, a tradução instantânea de imagens funciona do inglês de e para português, francês, alemão, italiano, russo e espanhol. Nós já estamos trabalhando para expandi-la a mais idiomas.

 

Converse com fluidez usando o Tradutor

Quando conversamos com alguém em um idioma incomum, as trocas podem… se tornar…. muuuuuito…. leeeeeentas. Embora tenhamos uma função de conversa em tempo real no Android desde 2013, a atualização de agora torna o diálogo muito mais natural.

Com o novo app do Tradutor, basta clicar no ícone do microfone, e ele reconhecerá qual língua está sendo falada. Uma vez que dois idiomas tenham sido identificados, você não terá de clicar no microfone outra vez: ele traduzirá conforme ouvir, automaticamente. Assim, receber orientações para chegar ao Rive Gauche, pedir Apfelstrudel em Berlim ou falar com sua vó na língua materna dela ficou muito mais ágil e confortável.

Todas essas atualizações serão oferecidas a usuários tanto de Android quanto de iOS nos próximos dias. É a primeira vez que algumas funções mais avançadas, como a tradução por imagem, estarão disponíveis no iOS.

Mais de 500 milhões de pessoas usam o Google Tradutor todos os meses, produzindo mais de 1 bilhão de traduções por dia e tornando mais fácil comunicar-se e acessar informações em qualquer língua.

Nossos dispositivos estão um pouco mais próximos de virarem um tradutor universal, e nós estamos um pouco mais próximos de um mundo em que as barreiras idiomáticas já não nos impedirão de descobrir informações e de nos conectar.

Postado por Barak Turovsky, chefe do Google Tradutor

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: