A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

janeiro 13, 2015

A educação Neo-Humanista terá um Seminário Internacional em 2015!

Namaskár!

A educação Neo-Humanista concebe o ser humano como ser físico mental e espiritual.

Mais do que educar, a educação neo-humanista visa promover o desenvolvimento físico, mental e espiritual das crianças e, mais que tudo isso, humanizá-las. A história, a geografia ou a matemática ficam para segundo plano, quando o importante é a criação de uma sociedade verdadeiramente humana.  Tal linha de pensamento visa promover o desenvolvimento físico, mental e espiritual das crianças e, mais que tudo, humanizá-las.

Prabhat Rainjan Sarkar

Prabhat Rainjan Sarkar

Para o seu criador, Prabhat Rainjan Sarkar, são os professores que devem personificar as qualidades mais nobres da humanidade: “O professor deve possuir qualidades como força de caráter, retidão, espírito de serviço social, uma personalidade inspiradora, e habilidades de liderança”. 

Sua origem ocorreu na Índia, mas já existente nos cinco continentes – a educação neo-humanista, apesar de abranger vários parâmetros, centra-se num propósito: o de humanizar as crianças.

Este sistema de educação alternativa vai muito para além do simples enriquecimento intelectual, promovendo o desenvolvimento físico, mental e espiritual.

Reconhecendo a importância da aprendizagem baseada no respeito e no amor, a educação neo-humanista estimula as crianças a levarem a sua atenção não só para o seu bem-estar, mas também para o bem-estar dos outros seres vivos.

As áreas que esta educação abrange são bastante diversificadas, mas o contato com a natureza, a estimulação para a expressão artística, bem como a prática do Yoga, são os seus pilares estruturantes.

O neo-humanismo proposto pelo Guru indiano Prabhat Rainjan Sarkar surge, tanto como uma resposta à evolução da nossa espécie, como uma ideologia revolucionária de ações na sociedade atual. Prabhat Rainjan Sarkar, também conhecido como Shrii Shrii Anandamurti, ou simplesmente Baba, fundou em 1955, na Índia, o movimento sócio-espiritual global Ananda Marga Pracaraka Samgha, expressão que, em sânscrito, significa Sociedade (Samgha) que propaga (Pracaraka) o caminho (Marga) da bem aventurança (Ananda), com o lema “auto-realização e serviço ao todo”.

Aqui em São Paulo a central do Ananda Marga está localizada na Rua Alfredo Zumkeler 59, Parque Mandaqui – São Paulo – SP, Telefone: (11) 2204-7954, e-mail: anandamargasaopaulo@gmail.com que tem como objetivo a propagação da ideologia, práticas espirituais e projetos propostos pelo filósofo indiano de uma forma universalista, transparente e não dogmática.

Presente em cerca de 180 países nos cinco continentes com diversos centros e equipes de voluntários dedicadas à divulgação das suas práticas, apoio comunitário, e mais de 1000 escolas que implementam este sistema de educação, Ananda Marga pretende assim contribuir para o processo de desenvolvimento individual, e também para a harmonia social.

Ao encontro da realização de todas as potencialidades humanas, esta é uma educação que se traduz numa combinação dinâmica de procura interior e de serviço social, procurando estabelecer as bases necessárias para a criação de uma sociedade verdadeiramente humana.

Atualmente, países como Holanda, Finlândia, EUA, Indonésia, Brasil ou Quênia, contam com várias escolas que seguem este tipo de educação, e onde o conhecimento não é dividido, mas sim desenvolvido pela multidisciplinaridade. Nestas instituições, Educação significa muito mais do que uma acumulação de dados – é uma experiência viva do mundo como uma totalidade dinâmica e inter-relacionada.

Música e arte, linguagem artística, Yôga, meditação, comunicação, educação física e psicológica são pilares que chegam primeiro do que as ciências, a matemática, a geografia ou a história. Para desenvolver o potencial da criança como um todo, esta ideologia procura estimular as capacidades mentais através do Yôga, meditação, esportes, jogos e outras atividades.

E porque as crianças possuem um desejo inato de aprender a desenvolver-se, o objetivo é despertar a sede de conhecimento que elas possuem, reconhecendo que em cada criança existe uma gama enorme de potencialidades.

A educação neo-humanista estimula ainda a participação nas mudanças sociais positivas. As crianças devem assim desenvolver uma consciência social e um sentido de justiça.

Incentivar uma perspectiva universal, acima de quaisquer discriminações baseadas em religião, raça, credo ou gênero, e alimentar o respeito por todas as expressões culturais; fomentar uma consciência ecológica no seu sentido mais básico – interligação de todas as coisas – e promover o respeito, cuidado e amor universal por todos os seres; e aplicar o que é aprendido na vida prática do dia-a-dia, são alguns dos princípios éticos que esta ideologia faz questão de sustentar.

Seminário Internacional  de Educação Neo Humanista nos dias 19 à 21 de fevereiro no ano de 2015  Tema: Uma Educação para Emancipação Humana.

Seminário Internacional de Educação Neo Humanista nos dias 19 à 21 de fevereiro no ano de 2015
Tema: Uma Educação para Emancipação Humana.

Esse ano teremos aqui no Brasil o Seminário Internacional  de Educação Neo Humanista nos dias 19 à 21 de fevereiro no ano de 2015 . Visite a página do Seminário no Facebook 

O Seminário Internacional  de Educação Neo Humanista terá como Tema: Uma Educação para Emancipação Humana e será realizado na unidade mestre Ananda Daksina – uma área com matas nativas e figueiras centenárias, na cidade de Viamão, 30 minutos da Capital Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul / Brasil.  Saiba mais aqui

Visite também o site do Parque Ecológico Visão Futuro

2 Comentários »

  1. Muito lindo tudo o que li. Maravilhoso. So me traz alegria, relembrar a simplicidade de viver.

    Curtir

    Comentário por leoni neuza vezaro — abril 29, 2015 @ 22:24 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Pensieri Parole e Poesie

Sono una donna libera. Nel mio blog farete un viaggio lungo e profondo nei pensieri della mente del cuore e dell anima.

DISCUTINDO CONTEMPORANEIDADES

Escrito por PROF RAFAEL PORCARI, compartilhando sobre futebol, política, administração, educação, comportamento, sociedade, fotografia e religião.

Saia de viagem

Em frente, sempre.

Mulher Moderna

Fazendo de tudo um pouco.

Memórias de Tereza

Um blog de memórias, recordações e lembranças familiares

Blog da Reforma

Um dia esta reforma acaba!

%d blogueiros gostam disto: