Anita Ekberg (nascida Kerstin Anita Marianne Ekberg) foi a encarnação da beleza. Nasceu em 1931 e foi Miss Suécia em 1950, aos 19 anos. Graças a esse prêmio e por ter sido candidata ao Miss Universo, viajou para os Estados Unidos, onde foi contratada por Howard Hughes, multimilionário conhecido também por sua paixão pelas estrelas de cinema, que em várias ocasiões ele mesmo ajudava a formar.

Anita Ekberg (nascida Kerstin Anita Marianne Ekberg) – 1931 – 2015
A atriz morreu ontem (11/01/2015) em uma clínica a 30 quilômetros ao sul de Roma, com 83 anos. Foi a imagem do erotismo e da liberdade sexual, não apenas na Itália de 1959 com a cena de La Dolce Vita, de Federico Fellini, na qual a atriz toma banho na Fontada de Trevi, com seus ombros e costas nus e um lindo vestido preto convidando Marcello Mastroianni a se juntar a ela.

Cartaz do filme “La dolce Vita”
Após participar de alguns filmes de pouco destaque ou em papéis secundários foi presença frequente nas capas de revistas. Recebeu um Globo de Ouro como estrela emergente em 1956, ano em que conseguiu seu primeiro papel de protagonista em De Volta da Eternidade, junto com Robert Ryan. Mas não foi o suficiente para transformá-la em uma grande atriz, carreira em que seguia tropeçando… até que cruzou em seu caminho com Federico Fellini em La Dolce Vita.
O sucesso internacional deste filme a consolidou como símbolo sexual e, apesar de ter sido solicitada por vários cineastas a partir de então, seu trabalho se concentrou quase que exclusivamente no cinema italiano. Como uma estrela cadente o seu brilho foi se apagando com o tempo, mas a lembrança de seu banho noturno em La Dolce Vita se mantém viva em nossa memória e na história do cinema.
Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!