A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

novembro 3, 2014

A Turma da Mônica ensina cidadania e ética para crianças

Qual criança ou adulto não conhece os personagens Cebolinha, Cascão, Magali, Mônica, Bidu, Anjinho e seus amigos? São personagens muito divertidos e queridos da história em quadrinhos de nosso País e já encantaram muitas gerações.

Os personagens Cebolinha e Mônica e ao fundo Mauricio de Sousa no lançamento do projeto Um por todos e todos por um

Os personagens Cebolinha e Mônica e ao fundo Mauricio de Sousa no lançamento do projeto Um por todos e todos por um

Ao longo dos últimos 50 anos, com seus personagens Mauricio de Sousa teve um papel social importantíssimo na educação de milhões de brasileiros e inclusive na minha, que adorava seus Gibis. E o engajamento com a responsabilidade social continua. O Instituto Mauricio de Sousa vem realizado diversas parcerias nesse sentido.

Para promover união e cidadania entre os alunos, familiares e educadores das escolas públicas do país, o Instituto lançou nesse ano a campanha Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania. O programa é uma parceria que já existe desde 2008 com a CGU – Controladoria-Geral da União.

O objetivo é fazer com que estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental exercitem a democracia e a convivência social. Os professores e crianças utilizam em sala de aula o material desenvolvido especialmente para o programa: caderno de atividades, livretos, gibis e jogos lúdicos. O objetivo é estimular o respeito ao próximo, ensinar noções de ética e direitos das crianças, ou seja, fundamentos importantes e que devem estar presentes desde o começo da infância. Foi criado ainda um tutorial eletrônico para capacitar os professores participantes do programa. Se sua escola almeja em participar futuramente do programa, registre seu interesse

E a Turma da Mônica não para por aí. Ela está dando uma contribuição para melhorar as finanças da família brasileira. Voltado para a classe C, o portal eletrônico Meu Bolso Feliz, do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), oferece orientação e dicas gratuitas de educação financeira.

E para você que não conhece o resultado desse trabalho que está sendo cada vez mais bem desenvolvido nas últimas décadas, veja abaixo a reprodução de um Gibi de 1993 que foi reproduzido no blog Spotniks, o qual é um ótimo material sobre a consciência social que estamos tanto precisando.

A Turma da Mônica em "Cidadania"

A Turma da Mônica em “Cidadania”

2345678910111213141516

E veja aqui, no site da WWF Brasil  que o Chico Bento foi nomeado Embaixador da proteção das nascentes do Pantanal! Vídeo muito interessante para trabalhar em sala de aula para transmitir a importância da preservação da água doce.

E o site climakids  onde a Turma da Mônica ensina climatologia para as crianças.

Gostou das sugestões? Deixe seu comentário!

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

DISCUTINDO CONTEMPORANEIDADES

Escrito por PROF RAFAEL PORCARI, compartilhando sobre futebol, política, administração, educação, comportamento, sociedade, fotografia e religião.

Saia de viagem

Em frente, sempre.

Mulher Moderna

Fazendo de tudo um pouco.

Memórias de Tereza

Um blog de memórias, recordações e lembranças familiares

Blog da Reforma

Um dia esta reforma acaba!

%d blogueiros gostam disto: