A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

outubro 28, 2014

Dicas para conservar suas lembranças… Fotografias

Tenho certeza que você tem em casa fotografias que foram feitas com as clássicas câmeras analógicas! Essas fotos possuem mais que um valor: primeiro o momento que elas capturaram e por último por serem únicas! Elas não possuem cópias salvas no computador ou em redes sociais como as fotos digitais. Mas, com pequenos cuidados você poderá conservá-las durante muito tempo!

Em minha casa, quando eu era criança, minha mãe guardava as fotos de família dentro de uma caixa de chapéu, da Ramenzoni, que era a marca que o meu pai usava. E lá estavam as poucas fotos da infância de minhas irmãs e minhas, uma única foto do casamento de meus pais, fotos de avós, tios, de uma criança morta dentro de um caixão (era costume fotografar recém nascidos que morriam), entre outras. Ah sim – tinha algumas fotos curiosas. Cheias de mordidas nas beiradas! Mordíamos as fotos dos “primos e primas bonitinhos”.

Mas, voltemos ao assunto tema desse post. Conservação de imagens/fotografias.

Os negativos, os slides e as imagens já impressas em papel são materiais muito delicados. Mas lhe dou uma boa notícia – é possível prolongar a vida das fotos! Mesmo os slides, que são mais resistentes e junto com as fotos em papel vão se degradando, mudando as cores e as imagens desaparecem como parte de um processo químico de envelhecimento natural. Mas qualquer que seja o suporte físico (papel, acetato, etc.) podem ser preservados controlando a luz, a temperatura, a umidade e os ataques biológicos e químicos que os rodeiam. Devem ser sempre arquivados em materiais especiais para a conservação desse tipo de objetos. Ou seja, capas e pastas livres de ácidos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Soluções de baixo custo, como caixas de papelão para organizar os negativos ou as fotos, também são úteis e válidas, desde que não contenham cloro nem químicos. E é necessário guardar essas caixas em lugares protegidos do calor, da umidade e da luz. Convém limpar os slides e negativos de vez em quando com um soprador de ar, separar as fotografias umas de outras com papéis alcalinos, e manipulá-las sempre com luvas de algodão tratado. Tenho amigos que passavam um pano úmido nas fotos! Nada disso!  Nem manuseie suas fotos sem luvas – você irá deixar a marca das impressões digitais nelas.

As seguintes dicas se aplicam tanto para as fotografias quanto para os negativos.

Quanto a manutenção

  • Fotografias podem sofrer danos quando expostas a umidade, variações de temperatura, e insetos. Guarde suas fotografias em um ambiente estável, seco e frio. Mantenha a área livre de poeira e comestíveis para não atrair insetos e roedores.
  • A exposição à luz pode acelerar a deterioração das imagens. Considere fazer cópias das fotografias originais se desejar mostrá-las com frequência.
  • Para armazenar fotos, procure invólucros de papel alcalino sem lignina, ou invólucros de plástico feitos com polietileno e polipropileno de qualidade profissional, ou com poliéster de preservação. Não use embalagens de vinil (incluindo PVC), sacos plásticos ou plásticos tratados com plastificadores, os quais podem causar degradação e outros danos ao seu conteúdo.
  • Ao criar um álbum de fotos, nunca use aqueles com páginas autoadesivas ou “magnéticas”, pois elas podem danificar suas fotos permanentemente. Procure álbuns com papel alcalino ou invólucros de polipropileno (encontrados em catálogos de materiais para arquivo). Não use fitas adesivas ou cola para colar as fotos nas páginas. Ao invés, use cantoneiras de foto de qualidade profissional.
  • Para álbuns antigos e álbuns de recordação que você gostaria de manter intactos, procure colocar folhas de papel alcalino entre cada uma das páginas para proteger as fotos do contato com superfícies potencialmente ácidas. Guarde os álbuns horizontalmente e procure usar caixas feitas sob medida ou “encaderne” seus álbuns com o fio usado por arquivistas para prevenir que movimentos bruscos danifiquem ou rasguem páginas, ou destruam o encadernamento.
  • Lembre-se que grande parte do valor de uma foto depende da sua identificação. Você pode marcar, escrever em suas fotos no lado posterior, mas não use canetas esferográficas ou de ponta de feltro. Nas fotografias em papel sem revestimento, escreva delicadamente com um lápis nas bordas para não criar marcas no centro da foto. Em fotos com cobertura de resina, use um marcador de filme profissional. Deixe a tinta secar completamente antes de empilhar as fotos para prevenir manchas na superfície das imagens. Os negativos também podem ser rotulados nas margens com um marcador de filme profissional. Numere as fotos e negativos para coordená-las com informações adicionais anotadas em folhas de papel alcalino.
  • Não jogue fora fotos antigas após digitá-las. Trate as cópias digitais como um arquivo sobressalente, e não como uma substituição das originais. Lembre-se que as imagens digitais dependem de hardware e programas adequados para acessá-las. Mantenha-se em dia com as novas tecnologias e procure descobrir como elas irão afetar suas coleções digitais.

Quanto ao manuseio

  • Os óleos naturais da sua pele, presentes mesmo com as mãos limpas, podem danificar fotografias e negativos. Sempre que possível, use luvas de algodão sem fiapos ao manuseá-los. Se as luvas não estiverem disponíveis, certifique-se que suas mãos estejam limpas e secas. Segure as fotos e negativos pelas bordas, evitando a todo custo tocar na superfície das imagens com os dedos.
  • Considere fazer uma cópia de acesso das fotografias que vão ser manuseadas com frequência, como por exemplo, numa reunião de família ou outra ocasião. Desta forma, as fotos originais poderão ser guardadas apropriadamente.

Quanto a danos e reparos

  • Fotos rasgadas, amassadas, ou rachadas: coloque-as cuidadosamente em invólucros de poliéster. Use papelão alcalino para apoio caso necessário. Não use cola ou fitas adesivas para fazer reparos; ao invés disso, consulte um conservador fotográfico.
  • Fotografias ou negativos sujos: escove fotos sujas com uma escova limpa e de pelos macios. Comece a escovar partindo do centro, movendo em direção às bordas. Não use produtos líquidos de limpeza.
  • Fotografias coladas: consulte um conservador. A remoção de uma foto colada a qualquer superfície pode causar danos irreparáveis.
  • Negativos em decomposição podem emitir odor de vinagre e apresentar sinais de rachaduras, bolhas, ou empinamento. Isole os negativos em decomposição daqueles ainda bem conservados, já que o negativo deteriorado pode acelerar o processo de degradação dos negativos a sua volta.
  • Considere digitalizar ou fazer cópias dos negativos que começaram a se decompor; uma vez que o processo tiver início, ele é irreversível. Apesar de poder ser atrasada com a manutenção apropriada em um ambiente frio, a decomposição do negativo não pode ser totalmente contida.

Se achar as dicas acima muito complicadas, siga apenas os passos abaixo que conseguirá preservar suas imagens por longo tempo:

  • Coloque em caixas que não absorvam umidade. Papelão, couro, madeira não são recomendadas, pois admitem umidade e são ideais para proliferação de micro-organismos (fungos, bactérias).
  • Coloque fotos de mesmo tamanho nas caixas e na posição horizontal, para evitar deformações.
  • Não coloque as caixas dentro de armários de roupa e sim em armários de metal ou onde haja ventilação ou circulação de ar.
  • Procure não pegar as fotos sem o uso de luvas, pois quando se coloca os dedos no suporte, cria-se um meio ideal para profusão de micro-organismos – a gordura dos dedos é resíduo e alimento para estas culturas.

E você? Utiliza algum método diferente destes para conservar suas fotos?

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: