Um levantamento da ONG Transparência Brasil, apontou que muitos candidatos aos governos estaduais que terão segundo turmo no próximo domingo respondem a processos judiciais. São ações que tratam de crimes como corrupção ativa e passiva, abuso de poder econômico, improbidade administrativa, irregularidade em contas públicas, uso indevido de meios de comunicação, fraude em licitações, enriquecimento ilícito e compra de votos. Há Estados (ou unidade da federação) onde os dois concorrentes respondem a processos movidos pelo Ministério Público ou por Tribunais de Contas. Estes estados ou U.F. são Paraíba, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Amapá e Rondônia.
Há, inclusive, candidatos que já tiveram seus mandatos cassados, outros que foram condenados para responder em regime aberto…
E o que dizer disso? Que mesmo o fato de um candidato estar envolvido em processos ou ter sido condenado na Justiça ou nos Tribunais de Contas tem pouca influência sobre o processo decisório do eleitor. E veja: não são pessoas desinformadas que votam nesses corruptos!
Temos a Lei da Ficha Limpa que já vale para essas eleições, mas o fato desses candidatos não terem sido impedidos de concorrer a um cargo público é porque em alguns casos, os processos ainda não foram concluídos ou os recursos ainda estão sendo analisados pelos Tribunais. E assim, esses pseudo larápios puderam concorrer normalmente.
Segundo a pesquisa da ONG Transparência Brasil, a maioria dos concorrentes é homem, branco e rico. Apenas uma mulher disputa o segundo turno, Suely Campos (PP-RR), que substituiu o marido Neudo Campos, barrado por ser ficha suja. Com relação aos recursos financeiros, os candidatos que disputam a segunda etapa tem, em média, um patrimônio de 1,6 milhão de reais cada um.
Ou seja, não adianta mudar as leis se a mentalidade do povo não mudar!
CurtirCurtir
Comentário por Ana Gerin — outubro 23, 2014 @ 12:33 |
Oi Ana! Exatamente!
Abraços e obrigado pela visita.
Augusto
CurtirCurtir
Comentário por Augusto Martini — outubro 23, 2014 @ 14:40 |