Ontem a noite esteve na bancada do Jornal da Cultura o Prof. José Álvaro Moisés, que é cientista político, jornalista e escritor, Professor Titular de Ciência Política da USP e Diretor do Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas – NUPPs da USP. Ele foi “alfinetado” por telespectadores pelo Twitter sobre suas preferências políticas, pois, seus comentários aparentemente tendiam mais para um candidato a Presidência da República do que para o outro. Falou sobre o seu posicionamento político e citou a Corrupteca do NUPPs, cujo nome é engraçado e fez referências à corrupção.
Sim, a Corrupteca é uma biblioteca especializada em corrupção a qual é fruto de uma parceria inédita da USP com o Jornal o Estado de São Paulo e o Open Archives Initiative (OAI). A biblioteca digital aberta ao público fomenta a pesquisa do fenômeno da corrupção e seu impacto nas politicas públicas e na qualidade da democracia. Possui um acervo fantástico que engloba, desde livros históricos, até artigos recentes.
O site traz tudo o que foi publicado sobre o tema desde a fundação do Estadão, em 1875, e algo em torno de 100 mil volumes digitais de textos integrais, 48.567 periódicos científicos, provindos de 1.643 universidades e núcleos de pesquisas por 63 países de todo o globo – países que têm consórcio com a OAI. Com isso, o NUPPS espera que o debate sobre a democracia e o conhecimento político atinjam vários brasileiros que têm ou estão começando a ter acesso à internet, ampliando o debate e a pesquisa.
Essa biblioteca digital é um ambiente que permite o intercâmbio de material literário de alta qualidade sobre a corrupção, sem desmerecer valores como respeito, ética e justiça. Visite-a!
O endereço é: http://nupps.usp.br/corrupteca/
Interessantissimo… muito bom saber.. valeu Augusto!!!!! Sempre muito bem informado e compartilhando seus conhecimentos. Bjs
CurtirCurtir
Comentário por Ivana. — outubro 16, 2014 @ 10:49 |
Oi Ivana. Beijos. Bom final de semana. Augusto
Em 16 de outubro de 2014 10:49, A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini
CurtirCurtir
Comentário por Augusto Martini — outubro 16, 2014 @ 11:18 |