A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

setembro 10, 2014

MI – Museu da Imigração participa da 8ª Primavera dos Museus

Quem leu o post que fiz sobre a reinauguração do Museu da Imigração (antiga Hospedaria do Brás), soube que suas instalações passaram por transformações. Reaberto em maio passado e após quatro anos de restauro, a instituição traz também um novo olhar sobre a imigração no Brasil. Com acervo mais variado, que reúne registros da chegada de europeus e asiáticos, ocorrida nos séculos XIX e XX, à recente chegada de bolivianos e haitianos, entre outros povos, o fenômeno do deslocamento humano é apresentado para além de seu caráter histórico.

Primavera_dos_Museus

E, no próximo dia 23 de setembro, o Museu da Imigração, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, inicia a programação da 8ª Primavera dos Museus, que esse ano aborda o tema “Museus Criativos”.

A 8ª Primavera dos Museus é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e este ano acontecerá entre os dias 22 e 28 de setembro, envolvendo diversas instituições museológicas do país. A programação no Museu da Imigração de São Paulo, que irá até o dia 27, contará com três atividades especiais que fomentam a ideia de museus participativos: oficina de narração e escrita de memórias de vida, atividade educativa Caixa de Construção e a oficina e mostra “Traços e visões sobre o Museu”.

As atividades começam no dia 23 (terça-feira), das 14h às 17h, com a oficina de narração e escrita de memórias de vida, ministrada pela doutora em educação e pesquisadora Glória Freitas. A oficina propõe aos participantes vivências de narração e escrita de memórias, relatadas desde a infância, relacionadas às migrações.

O que será explorado é a experiência de cada um enquanto narrador e escritor de sua própria história e dos acontecimentos de sua existência, as mudanças de domicílio de seus parentes, a constituição da vida em uma nova cidade ou país e as suas moradias nos tempos de meninice, por meio de processo de reconstrução de fatos passados a serem escritos e compartilhados. Voltada para adultos com mais de 40 anos, a atividade tem vagas limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail inscricao@museudaimigracao.org.br.

Para o dia 26 (sexta), a equipe educativa do Museu da Imigração preparou a atividade Caixa de Construção, que consiste em uma ação poética que incita a reflexão e a criação participativa a partir de quarto temas: identidade, fronteira, memória e deslocamento. Cada tema vem acompanhado de uma pergunta, além de objetos, imagens, textos e palavras disparadoras. O objetivo da atividade é que cada subgrupo proponha uma produção artística que envolva a capacidade de refletir, sentir e exteriorizar, de forma verbal e visual, sua percepção do mundo. A atividade tem início às 18h30, para o público a partir de 10 anos. As vagas são limitadas e sem inscrição prévia. Neste dia acontece também a visitação noturna, na qual o Museu amplia seu horário de atendimento até às 21h.

Fachada_MI

Finalizando a programação, no dia 27 (sábado), a oficina e mostra “Traços e visões sobre o Museu” convida a todos para uma aula livre de desenho. A atividade propõe aos participantes um olhar detalhado sobre os objetos, arquitetura e temas diversos que podem ser encontrados no Museu da Imigração. A ideia é que os participantes afinem o olhar e a sensibilidade produzindo desenhos com os assuntos preferidos da visita ao Museu. Após a oficina, o público montará um painel com as produções, que ficará exposto durante uma semana. A oficina, ministrada pela artista plástica, desenhista, pintora e professora, Maria Tereza Louro, acontece das 14h às 16h e é aberta aos visitantes (a partir de 12 anos). Os interessados não precisam fazer inscrição prévia, porém as vagas são limitadas. 

Todas as atividades são gratuitas. O Museu da Imigração fica na Rua Visconde de Parnaíba, 1316, no bairro da Mooca, em São Paulo. O horário de funcionamento é de terça a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos das 10h às 17h. O ingresso para visitar a exposição custa R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia-entrada). Quinzenalmente, às sextas-feiras, o MI oferece visitação noturna, ampliando seu horário de atendimento até às 21h.  Outras informações estão disponíveis no site www.museudaimigracao.org.br.

 
Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: