Ontem assisti a animação argentina “El empleo” (em português: “O Emprego”), de 2008, que já ganhou mais de 100 prêmios em diversos países. No youtube o vídeo já teve centenas de milhares de visualizações. Dirigido por Santiago “BOU” Grasso, o curta mostra a ida de um homem para o trabalho, em um mundo em que pessoas são usadas como objetos – um empregado apático, sem expressão facial – assim como todos os que o rodeiam – que sai de casa para o trabalho, e todos passam a ser vistos como objetos pelo caminho, até que lá no emprego, ele também passa a ser igualmente o objeto de alguém. Tempos modernos? Você já viveu situação parecida?
Segundo o diretor, com humor ácido e um olhar crítico, foi explorado o lugar do ser humano nas sociedades modernas, tentando provocar no espectador uma reflexão profunda.
Assista ao vídeo abaixo! Tenho certeza que depois disso você nunca mais vai ver seu emprego da mesma maneira. A animação foi desenvolvida pelo estúdio Opusbou.
A animação é um ótimo material para discutir as relações humanas e de trabalho em nossa sociedade. Um mundo não tão tão distante assim em que todos são vistos como objetos.
É também um rico material para trabalhar também a questão de formas de linguagem (verbal e não-verbal), interpretação e produção textual através só de imagens.
Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!