A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

agosto 15, 2014

O canhoto e suas dificuldades na vida!

Eu sou quase normal. Sim, quase, pois sou canhoto! E como  qualquer pessoa com uma diferença, os canhotos sofrem preconceito. Não existem cotas para canhotos nas universidades e empresas (Risos). E somos desprezados por “olhares tortos” quando escrevemos “empurrando” a caneta (ou “puxando” a mão). Nós, os canhotos, sentimos raiva de tesouras, abridores de lata, réguas e outros apetrechos, sabiam?

canhoto

Antigamente, ser canhoto era considerado maldição!

As carteiras escolares, os abridores de lata e as tesouras são alguns produtos que tiram uma pessoa canhota do sério. Já prestou algum concurso que cumprisse a regra de ter carteiras para canhotos na sala? E quando você chega à sala de prova e pede uma cadeira para canhoto, todos te olham com aquela cara: lá vem o chato! Falando em suplício, experimente abrir uma lata de leite condensado usando o abridor na mão esquerda. Não consegue, não é? Tente então usá-lo “ao contrário”. Pois é, só assim eu consigo abrir uma lata. E com dificuldade!

E, em nossa língua portuguesa, canhoto também tem o sentido de inábil, desajeitado. Já o destro, ao contrário, significa aquele que é dotado de destreza, hábil, ágil, direito, correto. Em francês, o adjetivo canhoto (“gauche”) é sinônimo de inepto, acanhado ou sem refinamento. Lembram desse verso: “Vai, Carlos, ser “gauche’ na vida”, do Drummond de Andrade, um destro com alma canhota? Em italiano canhoto é  “Sinistro”,  – é algo de mau agouro, fúnebre, ameaçador. E por aí vai. Em todos os idiomas o canhoto é aquele “ser estranho”!

Expressões populares também ridicularizam o canhoto: após uma seqüência de contratempos, diz-se que o fulano “acordou com o pé esquerdo”; no Réveillon, desejamos aos nossos amigos “entrar no ano com o pé direito”, e assim vai…

Ao cumprimentar alguém, é com a mão direita que o fazemos e, à mesa, na regra da boa etiqueta corta-se o alimento com a faca na mão direita. Sempre “bato as asas” com o destro que está ao lado.

Na religião é pior ainda! Segundo a Bíblia, Jesus Cristo se sentava do lado direito de Deus. Quanto ao Diabo, não apenas seria canhoto, como batizava os seus seguidores com a mão esquerda, segundo ideia difundida no século 17. Canhotos eram queimados em fogueiras!

É raro encontrar coisas pra canhoto. E quanto a gente encontra produtos específicos, custam “o olho da cara”. Eu tenho um amigo que tem uma tesoura “especial”, para canhotos. Para você entender melhor, pegue uma tesoura comum com a mão esquerda. O lado do corte fica pra fora, não é? Mesmo que você gire a tesoura, o corte sempre estará fora.

Teve uma época que treinei para ser destro, mas parecia um analfabeto com mal de Parkinson! Atualmente, no trabalho, tenho usado o mouse no lado direito. E está funcionando.

Agora vocês já sabem um pouco sobre as dificuldades da vida de um canhoto. Escrevi esse post porque na quarta-feira passada, dia 13 de agosto, foi comemorado o Dia Internacional do Canhoto! Parabéns para nós, os canhotos. Somos poucos, mas especiais!

16 Comentários »

  1. Parabéns então!

    Curtir

    Comentário por CocarCafeGourmet — agosto 15, 2014 @ 10:08 | Resposta

  2. Boa tarde, Augusto, eu não sabia que você era canhoto, então talvez você ache graça na história que vou contar..
    Minha mãe tem oito netos e netas, todos crescidos agora,,mas com idades muito próximas.
    O detalhe é que eles são em quatro canhotos e quatro destros.
    Bem, imagine a cena, quando pequenos, minha mãe fazia aquele almoço aos domingos e abria aquela mesa comprida para sentar as crianças todas juntas.
    Mas era tanta cotovelada de um lado, e suco derramado no prato do outro, toalha molhada, comida estragada, e resmungo, e choro, e beliscão,
    As crianças levaram muita bronca (e até chinelada) até que eu e minhas irmãs ( todas somos destras) percebesse que era só sentar os destros de um lado da mesa e os canhotos do outro.. 🙂
    Abraço de Luz e Paz para o teu fim de semana, e sempre.

    Curtir

    Comentário por Simone Schmidt — agosto 15, 2014 @ 12:47 | Resposta

    • Oi Simone! Pois é. Ser canhoto não é fácil! Minha mãe era ambidestra, mas dizia que na escola amarravam a mão esquerda para trás para ela aprender a escrever com a mão direita. Um absurdo! A única coisa que já quebrei na vida foi o pulso esquerdo. Tinha sete anos. Aprendia a escrever. Mas, depois de 30 dias voltei a escrever com a mão esquerda. Meu pai era autodidata em alguns instrumentos, inclusive o violão. Eu quis aprender, mas ele não conseguiu me ensinar, pois queria que eu tocasse o violão da forma correta… para ele! Sem virar as cordas. Abraços, paz e bem. Excelente final de semana.

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — agosto 15, 2014 @ 13:50 | Resposta

      • Oi, aqui em casa acontece um pouco ao contrário rs
        Minha mãe é a canhota daqui, desde pequena me incentivou a usar a mão esquerda também, por exemplo, o mouse aqui fica no lado esquerdo, sempre ficou, usar tesoura com a outra mão.. E hoje sou muito grata a isso

        Curtir

        Comentário por Mariana — agosto 14, 2015 @ 1:24

      • Olá.
        Agradeço sua visita ao blog.
        Abraços.
        Augusto

        Curtir

        Comentário por Augusto Martini — agosto 16, 2015 @ 12:41

  3. Hahahahaha!
    Interessante essa matéria e deliciosa de ler e relembrar. Quando criança, estudava em um Colégio católico, e minha professora, me obrigou a usar a mão direita, eu chorava na escola, me esforçava muito, em casa nas tarefas escolares, usava a esquerda. Enfim, hoje, uso as duas, em certos trabalhos uso a esquerda, como fazer bolo, cozinhar, fazer tricô me maquiar, escrever, ficou interessante, uso as duas, mas a letra é diferente uma da outra mas quando assino meu nome são iguais..Gosto de pintar telas, tive dificuldade, isto é, meu professor teve dificuldades de me enisar..as vezes fico rindo desses contrastes. Valeu Augusto e obrigada, abçs.
    Ha, mouse só uso do lado esquerdo rsss.

    Curtir

    Comentário por lacybrum — agosto 15, 2014 @ 19:18 | Resposta

    • Você tem as mesmas habilidades que minha mãe tinha! Mas, uma coisa me lembro: ela era excelente cozinheira, mas não conseguia usar a faca com a mão direita. Abrs.

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — agosto 16, 2014 @ 17:53 | Resposta

  4. eu tambem sou canhota, e já ouvi muita chacota por isto, tenho a maior dificuldade de abrir latas, e utilizar tesouras, procuro sempre comprar caixinhas para não ter que me estressar ao tentar abrir uma lata.

    Curtir

    Comentário por norma — setembro 8, 2014 @ 14:26 | Resposta

    • Oi Norma.
      Boa essa sua estratégia de só comprar caixinhas, ao invés de enlatados.
      Abrs.

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — setembro 8, 2014 @ 14:29 | Resposta

  5. Segundo consta, dos últimos 5 presidentes americanos, 3 eram canhotos e 1 era ambidestro. Ser canhoto não pode ser tão ruim assim…

    Curtir

    Comentário por Juli Moreira — agosto 13, 2015 @ 11:09 | Resposta

    • Realmente não é tão ruim. Mas para certas coisas temos dificuldades.
      Abraços e agradeço sua visita, Juli.
      Augusto

      Curtido por 1 pessoa

      Comentário por Augusto Martini — agosto 16, 2015 @ 12:41 | Resposta

  6. Eu sou canhoto e tenho uma pagina no Instagram eu sei desenhar e demonstro
    que um canhoto também pode ter um dom

    Curtir

    Comentário por o canhoto — março 28, 2016 @ 22:00 | Resposta

  7. Muito bom mesmo parabéns e acredite aqui no Japão e pior ainda me sinto mal sempre abcss

    Curtir

    Comentário por canhoto13deagosto — março 2, 2017 @ 12:55 | Resposta

    • Obrigado pela visita “do outro lado do mundo”. Tenho muita vontade de conhecer o Japão.
      Abraços.
      Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — março 2, 2017 @ 13:30 | Resposta


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Blog no WordPress.com.

