A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

julho 16, 2014

Era uma vez um morador de rua de Buenos Aires, que tinha TV a cabo!

Buenos Aires, assim como muitas cidades grandes, tem seus moradores de rua. Mas nela havia um morador que chamava a atenção de quem passava. Era Alejandro, de quase 40 anos, e que há mais de 12 vivia na Rua Scalabrini Ortiz esquina com Avenida Santa Fé, em pleno bairro de Palermo.

2

Alejandro, Alberto Cortés e Nino Bravo. Foto: Rodrigo Néspolo – Fonte: La Nación

E você deve estar se perguntando, por que ele chamava tanto a atenção? Porque em plena calçada a céu aberto, ele vivia em seu colchão com alguns poucos pertences e com seus dois cachorros, “Alberto Cortés” e “Nino Bravo” (em homenagem a cantores argentinos), assistindo TV a cabo! Isso mesmo que você leu, TV a cabo! Teve uma época no ano passado que  apareceu também uma gaiola com um passarinho para terminar de compor a cena.

1

Coloquei o texto todo no passado porque hoje, ao passar pelo local, em minha sexta visita a cidade, não o encontrei mais por ali. Na parede, onde ele ficava, está o grafite abaixo cheio de mensagens carinhosas:

alejandro

Em uma notícia que li no jornal La Nación de 15 de novembro de 2011 (leiam o artigo na íntegra aqui), Alejandro conta um pouco da sua história. Foi parar nas ruas por causa das drogas, mas desde 1998 não consumia mais. Os vizinhos lhe ajudavam, mas nem todos estavam de acordo com sua presença ali. Chegaram a lhe oferecer lugares em abrigos da cidade, mas ele se recusava, pois estes lugares não aceitavam seus amigos Bravo e Cortés.

Não tinha como não chamar a atenção das pessoas que passavam… A televisão ficava atada com um cadeado à calçada. Ele já tivera outros dois televisores, um estragou com a chuva e o outro roubaram. Sempre dizia ao ser perguntado: Onde ligo a TV? Isso não se pergunta, amigo. Alguém me ajuda”.

Mas, no ano passado, de um dia para o outro Alejandro desapareceu. Houve uma grande mobilização dos vizinhos em uma rede social, até que puderam encontrar a Alejandro, que tinha sido levado por pessoas do governo. Estava em um hospital, mas acabou falecendo no dia sete de Setembro, decorrente de uma infecção pulmonar severa. (a mobilização foi via Facebook – Donde esta Alejandro “pechito”?). Na página também diz que seus cachorros chamavam Galo e Pechín.

E um dos vizinhos postou:

“Queridos vecinos: Tengo el dolor de informarles que nuestro querido vecino, Alejandro Adrian Ferreiro, falleció el día de hoy, con el, se va una figura de amor, cariño y un ejemplo de solidaridad.”

Fontes: La Nación e El Universal e Blog buenosairesdaslu

Anúncios

1 Comentário »

  1. […] Era uma vez um morador de rua, que tinha TV a cabo!. […]

    Curtir

    Pingback por Era uma vez um morador de rua, que tinha TV a cabo! | Inesagula's Blog — julho 16, 2014 @ 21:56 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: