A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

junho 23, 2014

“Orçamento Fácil” – um jeito simples de conhecer o orçamento público e participar!

Faz aproximadamente um ano e meio que o Senado Federal lançou o Orçamento Fácil  nas redes sociais e também pela página página oficial o qual é um sucesso. É o primeiro material pedagógico desenvolvido pelo Senado com recursos multimídia para ajudar o cidadão comum a conhecer o Orçamento do país e as leis que o regem.

É uma série de animações que explicam de um jeito simples o orçamento público. Por enquanto, são 12 vídeos que, de um modo lúdico, facilitam o entendimento sobre leis orçamentárias, como o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA), que deixam de ser uma sopa de letras para os menos esclarecidos. Os vídeos mostram como estas leis são importantes para o dia a dia de qualquer cidadão comum. Conhecê-las permite-lhes participar não só da elaboração, mas também da execução. Isso se chama controle social do orçamento público.

Nós, brasileiros, precisamos nos interessar pelo que é feito com o dinheiro arrecadado aos cofres públicos na forma de impostos, taxas e contribuições. Só assim poderemos participar efetivamente do processo orçamentário.

Segundo o site do Senado, embora os vídeos sejam focados nos alunos do ensino médio, o que a divulgação nas redes sociais tem demonstrado é que o alcance do projeto se estende de jovens com idade superior a 13 anos até idosos com mais de 65 anos. O maior número de acessos está entre os que têm entre 35 e 54 anos, como mostra o gráfico abaixo. Outra avaliação possível é a expressiva participação, entre os seguidores do canal, dos que estudam para concurso público. Há, inclusive, facilidades para quem tem deficiência auditiva. Os vídeos são legendados, ­garantindo essa acessibilidade.

grafico

Quem acessa os vídeos são professores que utilizam as animações como material didático para auxiliá-los em sala de aula, alunos curiosos, cursinhos pela internet e mesmo presenciais para treinamento e capacitação, servidores públicos, funcionários que trabalham em gabinetes de parlamentares e cidadãos comuns à procura de informações nas redes que possam ajudá-los a entender melhor as mazelas do país em que vivem.

Segundo o responsável pela roteirização dos vídeos,  Bernardo Ururahy, da Agência Senado e cineasta de formação, o segredo para o sucesso do projeto não está no tipo de animação, mas sim no casamento benfeito entre os recursos técnicos e a maneira simples de explicar conceitos complexos, usando para isso comparações com situações do cotidiano, de fácil compreensão para os cidadãos comuns. Já a publicação dos vídeos no YouTube,  favorece o compartilhamento dos conteúdos e interação com os internautas.

Assista aqui os vídeos em sequência:

Anúncios

1 Comentário »

  1. […] “Orçamento Fácil” – um jeito simples de conhecer o orçamento público e partici…. […]

    Curtir

    Pingback por “Orçamento Fácil” – um jeito simples de conhecer o orçamento público e participar! | Inesagula's Blog — junho 23, 2014 @ 20:42 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: