Faz aproximadamente um ano e meio que o Senado Federal lançou o Orçamento Fácil nas redes sociais e também pela página página oficial o qual é um sucesso. É o primeiro material pedagógico desenvolvido pelo Senado com recursos multimídia para ajudar o cidadão comum a conhecer o Orçamento do país e as leis que o regem.
É uma série de animações que explicam de um jeito simples o orçamento público. Por enquanto, são 12 vídeos que, de um modo lúdico, facilitam o entendimento sobre leis orçamentárias, como o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA), que deixam de ser uma sopa de letras para os menos esclarecidos. Os vídeos mostram como estas leis são importantes para o dia a dia de qualquer cidadão comum. Conhecê-las permite-lhes participar não só da elaboração, mas também da execução. Isso se chama controle social do orçamento público.
Nós, brasileiros, precisamos nos interessar pelo que é feito com o dinheiro arrecadado aos cofres públicos na forma de impostos, taxas e contribuições. Só assim poderemos participar efetivamente do processo orçamentário.
Segundo o site do Senado, embora os vídeos sejam focados nos alunos do ensino médio, o que a divulgação nas redes sociais tem demonstrado é que o alcance do projeto se estende de jovens com idade superior a 13 anos até idosos com mais de 65 anos. O maior número de acessos está entre os que têm entre 35 e 54 anos, como mostra o gráfico abaixo. Outra avaliação possível é a expressiva participação, entre os seguidores do canal, dos que estudam para concurso público. Há, inclusive, facilidades para quem tem deficiência auditiva. Os vídeos são legendados, garantindo essa acessibilidade.
Quem acessa os vídeos são professores que utilizam as animações como material didático para auxiliá-los em sala de aula, alunos curiosos, cursinhos pela internet e mesmo presenciais para treinamento e capacitação, servidores públicos, funcionários que trabalham em gabinetes de parlamentares e cidadãos comuns à procura de informações nas redes que possam ajudá-los a entender melhor as mazelas do país em que vivem.
Segundo o responsável pela roteirização dos vídeos, Bernardo Ururahy, da Agência Senado e cineasta de formação, o segredo para o sucesso do projeto não está no tipo de animação, mas sim no casamento benfeito entre os recursos técnicos e a maneira simples de explicar conceitos complexos, usando para isso comparações com situações do cotidiano, de fácil compreensão para os cidadãos comuns. Já a publicação dos vídeos no YouTube, favorece o compartilhamento dos conteúdos e interação com os internautas.
Assista aqui os vídeos em sequência:
- A importância do orçamento
- Sistema orçamentário brasileiro
- O que é o Plano Plurianual – PPA
- Elaboração e aprovação do PPA
- O que é a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO
- Elaboração e aprovação da LDO
- O que é a Lei Orçamentária Anual – LOA
- Elaboração e aprovação da LOA
- Despesas públicas: obrigatórias e discricionárias
- Vinculação de receitas
- O que é dívida pública
[…] “Orçamento Fácil” – um jeito simples de conhecer o orçamento público e partici…. […]
CurtirCurtir
Pingback por “Orçamento Fácil” – um jeito simples de conhecer o orçamento público e participar! | Inesagula's Blog — junho 23, 2014 @ 20:42 |