Você já ouviu falar sobre ou conhece o “Guia das Favelas” do Rio de Janeiro? Ele foi produzido pela Agência de Notícias das Favelas, com dicas de pontos turísticos, gastronomia, compras, hospedagem e como chegar nas onze comunidades pacificadas que participaram do projeto. O folheto destinado aos turistas conta a história das favelas da Providência, Prazeres, Salgueiro, Mangueira, Manguinhos, Complexo do Alemão, Rocinha, Vidigal, Pavão-Pavãozinho/Cantagalo, Santa Marta e Chapéu Mangueira.
Pontos culturais das comunidades também são destacados como a Galeria de Arte ao Ar Livre, na Providência ou o Lajão Cultural no Santa Marta entre outras atrações. Lista os mirantes localizados nas favelas como o “Mirante da Divisa” que fica entre o Morro do Salgueiro e o Turano. Além de dar dicas de passeios como a visita ao Teleférico do Alemão. 50 mil exemplares foram distribuídos em quiosques da Riotur, Albergues e Restaurantes.
Há dicas para o turista curtir o baile de hip hop e charme do Morro dos Prazeres, assistir a uma apresentação de dança afro numa quadra no Salgueiro, comer um risoto de frutos do mar na Rocinha e visitar a Igreja de São Daniel Projeta, criação de Oscar Niemeyer em Manguinhos. Com dicas de programas para turistas gringos e brasileiros, a publicação, de 88 páginas, traz também a história das favelas. Um dos critérios para a seleção das 11 favelas foi a presença de Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).
No guia foram apontados os acessos (de metrô ou de ônibus) a cada comunidade, além de sugestões de onde comer, dançar, se hospedar e até comprar — com textos em português e inglês. Também foram listados os contatos de guias turísticos locais.
É, as favelas estão na moda. Ah sim! Ia esquecendo. No site há um aplicativo para celular.
[…] Um Guia das Favelas do Rio de Janeiro | A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini. […]
CurtirCurtir
Pingback por Um Guia das Favelas do Rio de Janeiro | A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini | Inesagula's Blog — maio 19, 2014 @ 20:43 |