A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

maio 19, 2014

Um Guia das Favelas do Rio de Janeiro

Você já ouviu falar sobre ou conhece o “Guia das Favelas” do Rio de Janeiro? Ele foi produzido pela Agência de Notícias das Favelas, com dicas de pontos turísticos, gastronomia, compras, hospedagem e como chegar nas onze comunidades pacificadas que participaram do projeto. O folheto destinado aos turistas conta a história das favelas da Providência, Prazeres, Salgueiro, Mangueira, Manguinhos, Complexo do Alemão, Rocinha, Vidigal, Pavão-Pavãozinho/Cantagalo, Santa Marta e Chapéu Mangueira.

Guia das Favelas do Rio de Janeiro

Guia das Favelas do Rio de Janeiro

Pontos culturais das comunidades também são destacados como a Galeria de Arte ao Ar Livre, na Providência ou o Lajão Cultural no Santa Marta entre outras atrações. Lista os mirantes localizados nas favelas como o “Mirante da Divisa” que fica entre o Morro do Salgueiro e o Turano. Além de dar dicas de passeios como a visita ao Teleférico do Alemão. 50 mil exemplares foram distribuídos em quiosques da Riotur, Albergues e Restaurantes.

Há dicas para o turista curtir o baile de hip hop e charme do Morro dos Prazeres, assistir a uma apresentação de dança afro numa quadra no Salgueiro, comer um risoto de frutos do mar na Rocinha e visitar a Igreja de São Daniel Projeta, criação de Oscar Niemeyer em Manguinhos. Com dicas de programas para turistas gringos e brasileiros, a publicação, de 88 páginas, traz também a história das favelas. Um dos critérios para a seleção das 11 favelas foi a presença de Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).

Mirante Campinho Oeste, Campo da Colina ou Campão

Mirante Campinho Oeste, Campo da Colina ou Campão

No guia foram apontados os acessos (de metrô ou de ônibus) a cada comunidade, além de sugestões de onde comer, dançar, se hospedar e até comprar — com textos em português e inglês. Também foram listados os contatos de guias turísticos locais.

É, as favelas estão na moda. Ah sim! Ia esquecendo. No site há um aplicativo para celular.

Anúncios

1 Comentário »

  1. […] Um Guia das Favelas do Rio de Janeiro | A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini. […]

    Curtir

    Pingback por Um Guia das Favelas do Rio de Janeiro | A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini | Inesagula's Blog — maio 19, 2014 @ 20:43 | Resposta


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: