A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

maio 12, 2014

Educação Financeira nas Escolas – material didático para professores

A Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil) apresentou no último dia 08 durante um seminário, aqui em São Paulo, a Plataforma Aberta, para acesso aos livros do Programa de Educação Financeira nas Escolas. A ferramenta pode ser usada por professores, escolas e organizações da sociedade civil ligadas à educação. Com esse material, os professores poderão desenvolver nos alunos a capacidade de análise crítica sobre o contexto financeiro pessoal e do mundo, ajudando-os a tomar decisões para a compra e o investimento conscientes.

Livro3-bens-publicos

Ao todo, são nove livros (temas principais) contendo 72 situações didáticas que orientam os professores a aplicarem conceitos financeiros ligados aos conteúdos sociais. Os livros foram usados em um projeto piloto desenvolvido com jovens de 14 a 21 anos do ensino médio, que receberam aulas de educação financeira como parte da Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef), ligada ao Ministério da Educação (MEC).

Faça o download dos materiais aqui

O projeto foi conduzido em 448 escolas em todo o país e envolveu 27 mil alunos e 1,5 mil professores, que tiveram 16 horas de treinamento. Depois das aulas, uma pesquisa foi feita com mais 550 escolas para identificar as diferenças entre os alunos que receberam aulas de educação financeira e os que não receberam. Segundo a AEF-Brasil, foi constatado que os integrantes do primeiro grupo apresentaram um nível de conhecimento financeiro 7% maior dos que os do segundo grupo. As famílias dos alunos que participaram das aulas tiveram um nível de poupança 1% maior do que antes do curso.

O MEC investiu cerca de R$ 6 milhões na reprodução e no envio do material às escolas, além de R$ 7 mil que as escolas recebem para trabalhar com a temática.

Segundo o site podemos conceituar “situações didáticas como um conjunto de ações e atividades que desenvolvem no aluno algumas competências para lidar com as múltiplas e variadas situações financeiras do cotidiano”.

“As situações didáticas tratam dos conteúdos sociais e formais. Os conteúdos formais referem-se aos conceitos sistematizados pelos teóricos das áreas econômica e financeira, como por exemplo: crise financeira, distribuição de renda, inflação, empreendedorismo, dentre outros. Já os conteúdos sociais trazem para estudo os contextos reais da vida cotidiana: orçamento escolar, supermercado, reparos da casa”.

livros

“Cada Situação Didática (SD) apresentada nos livros reúne objetos de conteúdo (conhecimento, conceitos) e objetos didáticos (orientações pedagógicas voltadas para o desenvolvimento de competências). As principais características das situações didáticas propostas no material são:

• organização de uma atividade para resolver o problema proposto;

• orientação da atividade para a obtenção de um resultado previamente explicitado ou que pode ser identificado pelos próprios estudantes;

• tomada de decisões para resolução do problema conforme o objetivo perseguido;

• uso de diferentes estratégias para resolver o problema formulado;

• incentivo a relações sociais diversas: comunicações, debates ou negociações com outros estudantes e com o professor.

Em todos os livros, no início e no final de cada tema, há uma SD introdutória e uma SD conclusiva. Elas potencializam a aprendizagem, uma vez que estabelecem uma conexão mais direta dos temas e conceitos abordados com o aluno, convidando-o a desempenhar um papel ativo no seu próprio processo de aprendizagem.

Por exemplo – a SD introdutória, chamada de  “O que você já sabe?”, visa promover uma tomada de consciência do aluno sobre suas práticas financeiras atuais e estimulá-lo a acionar seus conhecimentos prévios sobre os conteúdos que serão tratados ao longo dos três temas de cada um dos livros. Dessa forma, a mente do aluno se prontifica para a aprendizagem e prepara-se de modo a acolher com maior suporte os conceitos a serem tratados, ampliando e estreitando as relações destes com as experiências e os conhecimentos prévios próprios.

A SD conclusiva recebe o nome de “Sonho Planejado” e pede que o aluno organize os conhecimentos e as habilidades que adquiriu para que possa criar o planejamento financeiro da realização de um sonho. É o momento em que as aprendizagens se inter-relacionam e se concretizam em uma ferramenta útil para a vida do aluno.

As demais SD não precisam ser seguidas na ordem em que aparecem, cada escola ou professor pode selecionar o caminho a ser trilhado, de acordo com as necessidades e interesses de seus alunos. Uma possibilidade é guiar-se pelos objetivos específicos e pelas competências indicadas, avaliando quais você considera importante desenvolver junto aos seus alunos, no contexto social, cultural, financeiro e familiar em que se inserem.

Livro3-economia-do-pais

Se você nota, por exemplo, que sua turma já tem familiaridade com preenchimento de cheque ou, ao contrário, está inserida em famílias e comunidades que fazem pouco uso dele, talvez não seja relevante trabalhar o objetivo de preencher cheque com esses alunos.

No Livro do Professor, cada SD é precedida de um quadro com descritores (metadados) que orientam a busca pela SD com a qual se deseja trabalhar. Além dos metadados, há diversas orientações ao professor sobre a relevância e a utilidade dos conceitos abordados, formato das atividades a serem propostas, além de textos adicionais para aprofundamento, que podem ou não ser compartilhados com os alunos”.

or

Fontes: http://edufinanceiranaescola.org.br e http://www.ebc.com.br

Anúncios

2 Comentários »

  1. Olá Augusto Martini,
    Muito bom seu artigo. Encaminhei para conhecimento da AEF-Brasil por se tratar de um artigo bem construído e bem fundamentado.
    Parabéns! Ana Pregardier

    Curtir

    Comentário por Ana Pregardier — maio 21, 2014 @ 11:46 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: