A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

abril 13, 2014

Monte seu altar – um cantinho para oração e meditação!

Existem altares de todos os tipos e para todas as crenças. Desde a pré-história os humanos constroem altares para orações, sacrifícios e oferendas em torno de suas divindades. O cristianismo agregou essa prática cultural de outros povos e manteve um espaço dentro das igrejas, capelas e altares domésticos para as imagens de santos e anjos.

Até o século passado nada mais comum que encontrar nas casas um nicho com um oratório ou uma mesinha coberta com toalha de renda e muitas imagens de santos. Com a sociedade cada vez mais laica e o afastamento progressivo das pessoas do sagrado, há cada vez vemos menos esse tipo de espaço reservado para a oração e introspecção.

DSC06083

Além dos católicos, muitas religiões orientais como o budismo e o xintoísmo possuem altares. Nas religiões de culto afro, os altares são elementos de identidade e devoção ao orixá protetor. Eu acredito que a religião é um ato de ligação entre os humanos e as divindades e procuro praticar isso na minha mente e em meu dia a dia.

DSC06097,

Como dizia minha avó e minha mãe: não vivemos apenas de pão e água! Então, é melhor pensar em conversar mais com Deus e todas as boas energias, agradecer e pedir discernimento para entender aquelas que não saíram como idealizamos.

Pensando em tudo isso, resolvi montar um altar em meu apartamento, mas para respeitar meu multiculturalismo em relação as religiões, fiz dois espaços sincréticos mas muito especiais. Um com meus mestres espirituais, Francisco de Assis e Prabhat Ranjan Sarkar, também conhecido como  Shrii Shrii Anandamurtijii. No prédio onde moro, por ser um apartamento por andar, tenho dois halls: um do elevador, onde fiz o meu canto de meditação, e o outro, na entrada do apartamento, onde montei meu altar católico. 

Altar significa um lugar no alto. Espaço destinado para fazer a comunicação com o mundo espiritual. Portanto, montar um altar sobre uma mesa, cômoda ou uma prateleira é bastante válido. Ele é um lugar para oração, meditação e reposição do carma positivo. Imagens, fotos, flores, incenso, luz de velas, cristais, perfume de uma vela aromática, comida, tudo isso o altar pode ter, dependendo da religião ou culto eles possuem diferentes objetos rituais. Já o meu altar, tem flores, incenso, cristais, imagens cristãs como anjos e santos, meus mestres espirituais e símbolos de outras religiões.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O importante é você escolher um espaço para meditação e oração. Um lugar para fazer sua conexão com o plano espiritual principalmente quando tudo ao redor parecer em desalinho.

Algumas ideias para ajudar na escolha do seu cantinho

  1. Defina o que quer fazer e o que é preciso ter no espaço;

2. O lugar deve ser bem iluminado, de preferência com luz natural;

3. Circulação de ar conta: perto de janelas é bem melhor;
4. Repare se a disposição dos objetos e a cor do ambiente realmente lhe agradam;

5. Imagens de mestres e pessoas queridas inspiram;

6. Consulte um radiestesista, evitando eleger um lugar com incidência excessiva de energia telúrica. Vale também confiar em sua intuição e escolher um lugar onde você se sinta bem.

Anúncios

4 Comentários »

  1. Olá Augusto!
    Adorei o assunto e concordo com sua avó e com sua mãe. “não vivemos apenas de pão e água…”
    O importante é ter Deus no nosso coração e nunca perder a FÉ!
    Irei providenciar meu cantinho especial para fortalecer o hábito da oração.
    Grande abraço!

    Carmelita

    Curtir

    Comentário por Carmelita Garcia — abril 13, 2014 @ 20:19 | Responder

    • Oi Carmelita. Agradeço pela visita. Ei, quando sair as plantas do Downtown República, me envie ou avise se estiver no site. Tenho gente interessada aqui no meu trabalho e fora dele para te indicar. Abrs. Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — abril 14, 2014 @ 8:46 | Responder

  2. Muito legal o assunto! Eu tenho, também, o meu cantinho da fé. Aproveito para trazer as imagens de cada Santuário que visito. Já estou, inclusive, precisando aumentar o meu espaço. As últimas que coloquei no altar foram as imagens de Nossa Senhora de Guadalupe e de San Juan Diego, compradas e benzidas no Santuário da Virgem de Guadalupe na Ciudad de México. São lindas, e a história do Santuário é emocionante!

    Curtir

    Comentário por marlucia de jesus — abril 14, 2014 @ 20:07 | Responder

    • Bom dia Marlúcia.
      Muito obrigado pela visita. Eu também costumo comprar pequenas imagens nos santuários que visito!
      Um abraço.
      Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — abril 15, 2014 @ 8:26 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: