A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

abril 4, 2014

Mapas do Brasil e do Mundo – saiba como eram os países no século XVII

Vejam que interessante! A internet e o suporte digital não servem apenas para os mapas cheios de tecnologias inovadoras. Procurando, você pode encontrar muitas raridades na rede. Os internautas já podem saber como eram os seus países no século XVII, através de uma coleção de mapas históricos, disponível no Google Maps. O projeto, desenvolvido pelo colecionador norte-americano David Rumsey e pela Google, pretende mostrar as alterações dos países desde o século XVIII.

mapa_brasil_1842

Mapa do Brasil, em 1842

David Rumsey é um cara que coleciona mapas históricos há mais de 20 anos. Em 1999, ele lançou um site com alguns de seus itens digitalizados. Naquela época eram 2.000 documentos. Hoje são mais de 48.000!

O site possibilita você a procurar mapas por tema (como clima, rios ou religião), pela data ou pela localidade, entre outras opções. Além disso, a página oferece navegadores visuais para vasculhar a coleção de Rumsey.

Além de mapas e atlas, o acervo documental de Rumsey conta com reproduções de livros de exploradores, com ilustrações mostrando a flora e a fauna ou os habitantes de um local, por exemplo.

Até quem explora o novo mundo de Second Life pode encontrar os mapas do acervo de Rumsey. No ambiente virtual em três dimensões, há várias reproduções das raridades do colecionador e algumas aproveitam as possibilidades do universo de Second Life, com reconstituições tridimensionais das cartas históricas.

América do Sul, em 1814

América do Sul, em 1814

Os documentos históricos foram disponibilizados pela Fundação David Rumsey — “Historical Map Collection”. Segundo o site oficial de Rumsey, essa nova ferramenta inclui a pesquisa geográfica através da localização no mapa e pela cobertura do mapa antigo sobre o mapa atual, e essa possibilidade é possível numa janela do Google Maps.

O acervo com material brasileiro reúne mais de 60 mapas, alguns do século 18. Além do Brasil, é possível visualizar 118 países de cinco continentes diferentes e um mapa completo da Europa de 1787.  Toda a lista de mapas disponíveis online pode ser vista aqui.

Eu sou geógrafo e apesar de não exercer diretamente a minha profissão, sou suspeito para dizer que o site é magnífico!  Os mapas deveriam ser a minha ferramenta de trabalho diário. Como não o são, os vejo como uma das minhas maneiras de apreciar o mundo, de o explicar, de o imaginar, de o viajar em pensamento.  E com a internet e esse site, além do Google Maps, posso estar em toda parte ou em lugar nenhum com um só clique! Viaje você também!

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: