A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

março 28, 2014

A Avenida Dr. Vieira de Carvalho, República, centro de São Paulo

O nome da avenida em que moro – Avenida Dr. Vieira de Carvalho deve-se a Joaquim José Vieira de Carvalho, que nasceu em Santos em 1842. Formou-se em Direito pela Faculdade Largo São Francisco em 1862 e também foi juiz municipal em Campinas e depois advogado. Por decreto de 19 de novembro de 1881 foi nomeado catedrático de Economia Política da Faculdade. Após a proclamação da República foi deputado à Constituinte paulista e senador estadual. Em 1886, por decreto de 17 de setembro, foi jubilado. Homenagem merecida, não é?

vieira 2

bourbon

Mas, antes disso, esse logradouro público foi chamado de Rua do Pocinho e depois de Rua da Santa Cruz. Hoje é uma rua bem conhecida, bonita e já foi muito chique nos tempos de antanho. Ela sai da Praça da República e vai em direção ao Largo do Arouche, tem apenas duas quadras e é considerada um boulevard (uma via de trânsito larga, arborizada  e com qualidade paisagística superior). 

Pocinho foi o nome que a população deu para ela nos primórdios da cidade. Há muito tempo a região era apenas um arrabalde na cidade de São Paulo, entre o vale do Anhangabaú e o vale do Tamanduateí. Onde hoje é o Largo do Arouche existiam quintais com restos das plantações de chá do Marechal Arouche. A Rua ficou conhecida como “do Pocinho” porque ali ocorreu uma tragédia nas primeira décadas do século XIX.

vi

vieira

Mais ou menos na metade da rua de quem vai da Praça da República para o Largo do Arouche, do lado esquerdo, aproximadamente onde fica a Doceria Dulca, havia um grande terreno e nele tinha um poço. O dono mandou fazer uma limpeza no poço, pois era dele que retirava a água que utilizava. Ele tinha um ajudante que manejava o sarilho onde a corda se enrolava e cuja ponta estava atada na cintura do poceiro. Durante a limpeza a corda se rompeu antes que ele chegasse ao fundo. Apesar de todos os esforços não foi possível salvá-lo. O poço era estreito e fundo e não conseguiram tirá-lo da água.

O dono mandou fechar o poço e a população fincou sobre ele uma cruz, em memória do poceiro. Mais tarde ali foi erguida uma pequena capela, que ficou conhecida como a Capela da Santa Cruz do Pocinho.

vieira2

vierai

viv

Depois de urbanizado o local passou a se chamar Avenida Dr. Vieira de Carvalho, transformando-se em um dos mais belos boulevards da cidade durante décadas. Como a Avenida São Luis, era uma avenida “chique” que se transformou em uma referência de gastronomia e de bom gosto. Na década de 40 recebeu a Brasserie Paulista, da família Fasano, que hoje não existe mais (atual Café Vermont). A Vieira de Carvalho também já abrigou o Almanara, de culinária árabe.

vieira3

Segundo a Trud, uma imigrante Romena que até pouco tempo morava em meu prédio e que por lá viveu mais de 50 anos, a Vieira de Carvalho recebia o fino da nata da sociedade. Barões de café, fazendeiros… Seus canteiros centrais eram bem cuidados, formados por Azaléias.

Hoje ainda persistem nela o Bourbon São Paulo Business Hotel, e a Doceria Dulca, entre outros poucos comércios bons, que convivem harmoniosamente com alguns pontos decadentes e outros sendo reformados, como é o caso do Hotel. Esse boulevard deveria ser mais bem frequentado e conservado, pois é um logradouro, como toda a região, dos mais importantes da história da cidade.

17 Comentários »

  1. Nada como não se apaixonar pelo belo…São Paulo,tem o seu charme …a sua beleza na história…Parabéns pelas suas fotos e dizeres…

    Irany Soares de Araújo

    Date: Fri, 28 Mar 2014 12:20:24 +0000 To: iranysa@hotmail.com

    Curtir

    Comentário por Irany Soares de Arajo — março 28, 2014 @ 9:28 | Responder

    • Oi Laly, minha querida! Sempre gosto quando faz comentários nos posts. Bjs. e saudades. Augusto

      Em 28 de março de 2014 09:28, A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini escreveu:

      > Responder a este comentário respondendo acima desta linha > Novo comentário em “A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini” > > *Irany Soares de Araújo commented on A Avenida Dr. Vieira de Carvalho, > República, centro de São Paulo > * > > O nome da avenida em que moro – Avenida Dr. Vieira de Carvalho deve-se a > Joaquim José Vieira de Carvalho, que nasceu em … > > Nada como não se apaixonar pelo belo…São Paulo,tem o seu charme …a sua > beleza na história…Parabéns pelas suas fotos e dizeres… > > Irany Soares de Araújo >

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — março 28, 2014 @ 10:45 | Responder

  2. Pela clareza de sua narrativa, viajei por alguns instantes!

    Poder recordar que tudo isso faz parte,da história de cada paulistano é muito gratificante.

    Parabéns muito lindo!

    Curtir

    Comentário por Selma Maria Vianna Pattoli — março 28, 2014 @ 10:13 | Responder

  3. Que espetáculo !
    Me encanto cada vez mais com seus post !
    Bjs e lindo fim, de semana
    Meus cumprimentos !!!!

    Curtir

    Comentário por lacibrum — março 29, 2014 @ 7:29 | Responder

  4. OI GU ,LINDAS FOTOS, SEMPRE LENDO E APRENDENDO UM POUCO MAIS…BJS BOM FINAL DE SEMANA!!!

    Curtir

    Comentário por amartini2013 — março 29, 2014 @ 12:58 | Responder

  5. vou ficar com minha família em um hotel nessa rua é aconselhável?

    Curtir

    Comentário por DENISE — abril 4, 2014 @ 10:23 | Responder

    • Bom dia Denise.
      Não vejo por que não. A rua é muito segura e perto de tudo. Em São Paulo, como em outras capitais, há que se tomar as precauções necessárias em todos os lugares.
      Abrs. e boa estadia.
      Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — abril 4, 2014 @ 10:47 | Responder

    • Denise a rua é lindaaaa mas já vai muito bem cuidada, Hoje chegando dia de 6 sabado e domingo é impraticavel você caminhar pelas calçadas sem ver cenas inusitadas de homosexualismo ou sexo explicito

      Curtir

      Comentário por Fabiano — maio 29, 2014 @ 15:36 | Responder

      • Olá Fabiano.
        Pois é. A “modernidade” tras coisas que as vezes não nos adaptamos.
        Um abraço.
        Augusto

        Curtir

        Comentário por Augusto Martini — maio 29, 2014 @ 19:44

  6. Olá Augusto!!! Adorei o blog e post sobre o Centro! Cada vez mais estou encantada com as maravilhas de São Paulo. Agora irei frequentar a Avenida Dr. Vieira de Carvalho todos os dias.
    As fotos estão lindas! Parabéns pelo blog!
    Abraços,
    Carmelita

    Curtir

    Comentário por Carmelita Garcia — abril 6, 2014 @ 17:41 | Responder

    • Boa noite Carmelita.
      Muita gentileza sua visitar o blog e deixar um comentário. Apareça sempre que quiser.
      Abraços.
      Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — abril 6, 2014 @ 19:15 | Responder

  7. Li seu artigo e assino embaixo, infelizmente as casas noturnas de homosexuais estão estragando um dos pontos turisticos de SÃO PAULo, arouche, republica são joão e ipiranga deveria ser mais respeitado. Toda vez que levo amigos até a REPUBLICA e o AROUCHE se espantam com o homosexualismo explicito. Cenas desnecessárias e o pior o bairro é cercado de IDOSOS. Infelizmente entrou em decadencia o arouche

    Curtir

    Comentário por Fabiano — maio 29, 2014 @ 15:34 | Responder

  8. O post é de 2014, mas alguns comentários preconceituosos aqui parecem terem sido escritos em 1814, e pelo atual cenário dantesco brasileiro e mundial, é de se considerar… Enfim, você precisa atualizar as informações deste post: A Dulca não existe mais por aqui, o Vermont, junto com vários estabelecimentos como a Holandesa, a Empadaria da Vovó e outros, faliram devido a Pandemia. E sim, a Avenida nunca esteve tão perigosa e tão suja como hoje. Um descaso completo. Ontem um prédio foi invadido por um bandido que escalou um poste e entrou pela janela do 1º Andar. O que foi, e era pra continuar deslumbrante, virou o circo dos horrores!

    Curtir

    Comentário por Morador Local — junho 6, 2020 @ 20:03 | Responder

    • Bom dia, vizinho!
      Agradeço muitíssimo seus apontamentos. Não tenho tido muito tempo de fazer atualizações nos textos, o que realmente é um problema. Por conta da pandemia do Covid19, tenho trabalhado em casa e confesso: muito mais que no escritório!
      As últimas informações que tenho é que o imóvel onde esteve a Dulca, uma espécie de galeria, estava sendo reformado e que ela voltaria. Já a Holandesa e o Vermont, pensei que só estivessem respeitando a quarentena e que voltariam. Uma grande perda para a Vieira se realmente encerrarem as atividades. O Bourbon Hotel fechou e em seu lugar abriu o Hotel Selina Aurora República. Passei por lá antes da pandemia. Fizeram uma pequena reforma e pelo que o recepcionista disse, foi adaptado para uma espécie de apart hotel, com quartos para moradores fixos e turistas. Tomara que funcione!
      Essa semana o República Park Hotel reabriu. Agora, além de diárias, oferecem a opção de pernoite, como informam em faixa afixada acima da porta de entrada.
      Um abraço para você e agradeço pela visita ao blog.
      Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — junho 8, 2020 @ 10:01 | Responder

  9. Ah, o Hotel Bourbon da foto, também não existe mais!

    Curtir

    Comentário por Morador Local — junho 6, 2020 @ 20:08 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Pensieri Parole e Poesie

Sono una donna libera. Nel mio blog farete un viaggio lungo e profondo nei pensieri della mente del cuore e dell anima.

DISCUTINDO CONTEMPORANEIDADES

Escrito por PROF RAFAEL PORCARI, compartilhando sobre futebol, política, administração, educação, comportamento, sociedade, fotografia e religião.

Saia de viagem

Em frente, sempre.

Mulher Moderna

Fazendo de tudo um pouco.

Memórias de Tereza

Um blog de memórias, recordações e lembranças familiares

Blog da Reforma

Um dia esta reforma acaba!