A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

março 9, 2014

Buenos Aires e o transporte sustentável – a cidade acaba de ganhar o 9º Premio Anual de Transporte Sustentável

Ah, e depois dizem que eu “endeuso” Buenos Aires! São Paulo tem muito a aprender com a capital vizinha, que tornou-se recentemente a vencedora do  prêmio anual de Transporte Sustentável. A capital argentina conseguiu a conquista pelo fato de a cidade reduzir as emissões de CO2 e fornecer melhorias na segurança para pedestres e ciclistas durante o ano de 2013.

avenida9de_julio

Avenida 9 de Julio, em Buenos Aires

Fundado em 2005, o Prêmio Transporte Sustentável é concedido anualmente a uma cidade que tenha implementado projetos de transportes inovadores e sustentáveis ​​no ano anterior. Estas estratégias devem melhorar a mobilidade para todos os residentes, reduzir o transporte e as emissões de poluição do ar e melhorar a segurança e acesso para os ciclistas e pedestres.

No ano passado Buenos Aires reformou o trânsito em uma das suas maiores avenidas, a 9 de Julho, separou as pistas e incluiu o corredor de ônibus rápido (BRT). Lá, o BRT tem 17 estações ao longo da avenida, na qual são acomodadas 11 linhas de ônibus, que tornam mais rápidas as viagens para cerca de 200 mil passageiros por dia.

Além disso, Buenos Aires adicionou um novo corredor de BRT de 23km, o Metrobus Sur, e transformou dezenas de blocos do centro da cidade em um ambiente que estimula a andar a pé e em bicicleta, promovendo assim uma cultura que prioriza as pessoas, em vez dos carros.

O sucesso de Buenos Aires prova que podemos sonhar com uma cidade sustentável, não é mesmo Fernando Haddad?

Menções honrosas

As três cidades que ganharam menções honrosas em 2013 foram Suwon (Coreia do Sul), Indore (Índia) e Lanzhou (China). A primeira investiu em infraestrutura para os ciclistas; a segunda implantou um corredor eficiente de ônibus rápido; enquanto a terceira foi destaque por conta de sua integração entre alternativas de transporte coletivo. O secretário de transportes de São Paulo deveria fazer um estágio por lá!

Anúncios

1 Comentário »

  1. […] Buenos Aires e o transporte sustentável – ganhadora do 9º Premio Anual de Transporte Sustentáve…. […]

    Curtir

    Pingback por Buenos Aires e o transporte sustentável – ganhadora do 9º Premio Anual de Transporte Sustentável, em 2014 | A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini | Inesagula's Blog — março 9, 2014 @ 16:19 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: