A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

fevereiro 7, 2014

Osho Neo Tarô – Carta Valor – Não tente provar seu valor, reduzindo a si mesmo a uma mercadoria!

Olha, de uns tempos para cá sempre acordo com a sensação de que viver é difícil, que o mundo é podre, que as pessoas são más, manipulativas e sentem necessidade de massagearem seus egos através da dor de seus semelhantes ou expondo-os ao ridículo. Sinto isso no trabalho. Mas, entendo que isso é um aprendizado, medito e jogo a energia ruim para o universo. A vida nos derrubará muitas vezes. Cabe a nós sermos fortes para nos levantarmos quantas vezes forem necessárias.O jeito é não dar importância para o que os outros dizem –  muitas pessoas são más – e qualquer um que fuja do padrão daquilo que elas julgam como uma “pessoa normal” acaba se tornando uma vítima destas mentes cruéis, mesmo sendo alguém de bom coração.Hoje, chegando ao trabalho assim, meio deprê, resolvi tirar uma carta do Neo Tarô do Osho. E ela saiu na medida para me dar um “up”. Vejam.
Carta 10 – VALOR
10
Não tente provar seu valor, reduzindo a si mesmo a uma mercadoria. Lembre-se, a maior experiência da vida não vem através do que você faz, mas através do amor, através da meditação.
Lao Tzu estava viajando com seus discípulos, e chegaram a uma floresta onde centenas de lenhadores cortavam árvores. Toda floresta havia sido cortada, exceto uma grande árvore com milhares de galhos. Ela era tão grande que dez mil pessoas podiam se sentar sob sua sombra. Lao Tzu pediu a seus discípulos que fossem perguntar por que aquela árvore foi poupada. Eles foram e perguntaram aos lenhadores, que disseram:
– “Essa árvore é absolutamente imprestável. Não se pode fazer nada com ela, porque seus galhos têm muitos nós, nada é reto nela. Não podemos usá-la como lenha porque a fumaça é perigosa para os olhos. Essa árvore é absolutamente imprestável, por isso não a  cortamos.”
Os discípulos voltaram e contaram a Lao Tzu. Ele riu e disse:
“Sejam como essa árvore. Se forem úteis, serão cortados e se tornarão mobília na casa de alguém. Se forem belos, serão vendidos no mercado, tornar-se-ão uma mercadoria. Sejam como essa árvore, absolutamente inúteis e então crescerão grandes e amplos, e milhares de pessoas encontrarão sombras sob vocês”. 
Lao Tzu tem uma lógica completamente diferente da sua própria lógica. Ele diz: seja o último. Mova-se no mundo como se você não existisse; não seja competitivo, não tente provar seu valor não há necessidade. Permaneça inútil e desfrute.
Nas palavras de Osho, medimos as pessoas pela utilidade. E não estou dizendo para não fazermos nada de útil; faça coisas úteis, mas lembre-se que a verdadeira e maior experiência da vida e do êxtase vêm de se fazer o que não tem utilidade. Ela vem através da poesia, através da pintura, através do amor, através da meditação. O maior contentamento flui somente quando você é capaz de fazer algo que não pode ser reduzido a uma  mercadoria. A recompensa é interior, intrínseca; ela nasce da própria atividade. Assim, se você se sente inútil, não se preocupe. Usarei sua inutilidade também. Farei de você uma árvore enorme, cheia de folhas. E pessoas que estão envolvidas em atividades úteis precisarão às vezes descansar à sombra.
Não é lindo pensar assim? Namaskár! Carpe Diem!
The Wisdom of the sands, Vol 2, págs. 308,309,311,312.
Anúncios

2 Comentários »

  1. ACHEI MUITO LINDO !!! TEM UM SER LÁ NO CÉU , QUE SABE DO VALOR DE CADA UM DE NÓS … NÃO NOS PREOCUPEMOS COM O QUE ACHAM DE NÓS …SE ESTÃO NOS TENTANDO NOS DERRUBAR , DE ALGUMA FORMA , ESTAMOS EM MELHOR ESCALA .QUE ELES .( EU DIGO , ESCALA EVOLUTIVA ) E ISSO É UM PONTO PRA NÓS . BJOS TE AMO DE MONTÃO .

    Curtir

    Comentário por IVONE VERONICA MARTIN CHRISTOFOLETTI . — fevereiro 7, 2014 @ 14:09 | Resposta

    • É isso aí! Bjs.

      Em 7 de fevereiro de 2014 14:09, A Simplicidade das Coisas — Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — fevereiro 7, 2014 @ 14:15 | Resposta


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: