A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

janeiro 25, 2014

Buenos Aires – a capital da Art Nouveau na América do Sul!

Buenos Aires é também conhecida como cidade autônoma de Buenos Aires – capital da República Argentina. Possui cerca de três milhões de habitantes, que integra um conglomerado urbano em conjunto com o que se conhece como Gran Buenos Aires, o qual concentra mais de 40% da população total do país, totalizando mais de 13 milhões de habitantes. A Gran Buenos Aires encontra-se entre os maiores centros urbanos do planeta e é um importante núcleo de atividades artísticas e intelectuais.

A malha urbana é semelhante a um leque que limita ao sul, oeste e norte com Buenos Aires e ao leste com o rio. A cidade se encontra dividida em 48 bairros que derivam das antigas paróquias estabelecidas no século XIX.

A cidade teve duas fundações. A primeira em 1536 por Pedro de Mendoza (que foi arrasada pelos indígenas em 1541) e a segunda por Juan de Garay em 1580 e em ambas ocasiões a cidade pertenceu ao Virreinato do Perú do Império Espanhol. Em 1176 o rei da Espanha a designou capital do Virreinato do Rio de La Plata.

Em 2005 foi eleita pela UNESCO como Cidade de Desenho. Seu perfil urbano é marcadamente eclético. Misturam-se, por conta da imigração, os estilos art deco, art nouveau, neogótico e o francês Borbônico.

1238307_395060143953879_870099526_n

E agora, a Asociación Art Nouveau de Buenos Aires (AANBA) acaba de lançar um mapa que identifica 50 edifícios representativos deste estilo em Buenos Aires e aponta a cidade como a capital desta corrente de arquitetura na América Latina.

A lista completa está AQUI.

O mapa propõe cinco roteiros que passam por diferentes bairros  (San Telmo, Recoleta, Congreso, Balvanera e Centro). A ideia é que visitantes e moradores possam passear – e admirar – Buenos Aires com outros olhos.

Dá para fazer o passeio sozinho, seguindo o mapa, ou em grupo, nos tours específicos que a própria AANBA organizou para mostrar os segredos por trás destas construções.

Há prédios de todos os tipos. Desde os que ostentam beleza desde a fachada, como o Casal de Cataluña, em San Telmo, até os que estão em completo abandono, como a Confitería del Molino, em frente ao Congreso.

el ateneo

Entre os mais conhecidos estão o Palácio Barolo, de italiano Mario Palanti, totalmente Art Nouveau e inspiração na Divina Comedia de Dante, e a Librería El Ateneo.

Mas há jóias pouco conhecidas pelos brasileiros como o Palacio de los Pavos Reales, exemplo do modernismo catalão encabeçado por Antoni Gaudí, que está longe dos circuitos mais turísticos e merece ser conhecido. Com mais de 100 anos, foi o mais alto da região de Balvanera e tem uma fachada única, com quatro pavões modelando as sacadas e vários outros leões decorativos.

Outro destaque é a fachada da Casa de Los Lirios, obra extravagante do argentino Rodríguez Ortega (1905), que lembra Gaudí.

galeria guemes

O Edificio Otto Wulff, em Belgrano e Perú, é obra de Morten F. Rönnow e é de estilo Jugendstil, como se denomina o Art Nouveau na Áustria e Alemanha. Construído em 1914, foi criado para ser sede diplomática do império austro-húngaro na cidade e tem detalhes impressionantes.

Edificio_Otto_Wulff-estatuas-TM

                                                                                     Esquina de Belgrano e Peru

O mapa é grátis e pode ser encontrado em hotéis, lojas, postos de turismo e de tours, edifícios Art Nouveau, livrarias, bancas de jornal, museus, lugares turísticos e até na internet. A iniciativa se complementa com uma série de tours personalizados que os próprios especialistas montaram para conhecer, em um passeio a pé, os grandes segredos por trás destas construções.

Mais um tour para colocar na agenda para quando estiver em Buenos Aires!

Reservas com Cecilia Alzano pelo celular 15-5376 1305 ou pelo email ceciliasalzano@hotmail.com. Sai 100 pesos por pessoa e o valor inclui booklet e mapa.

Fonte: Aqui me quedo

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: