A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

janeiro 23, 2014

Mercado Municipal de São Paulo – ou Mercadão!!!

A cidade de São Paulo comemora 460 anos neste sábado, dia 25 de janeiro de 2014. Junto com a cidade, o Mercado Municipal Paulistano, ou Mercadão, ou Mercado da Cantareira, comemora 81 anos e as festividades terão início hoje, dia 23, estendendo-se até domingo, dia 26. Veja a programação no final desse post.

São Paulo é a maior cidade da América Latina e também uma urbe de muitas desigualdades. Possui uma vida econômica, cultural e gastronômica agitada, com opções para todos os gostos, culturas e bolsos. E como tem toda grande metrópole, em São Paulo tudo é grande, exagerado. Inclusive o Mercado Municipal. É muito fácil ficar perdido entre as centenas de opções de comida e bancas e não é fácil decidir que comer entre tantas opções. Então, se o seu destino de turismo aqui em São Paulo for esse, afrouxe o cinto, esqueça o regime e aproveite as delícias do local!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Inaugurado no começo da década de 30 (25 de janeiro de 1933) no centro antigo de São Paulo, em estilo eclético, o mercado inicialmente só possuía o andar de baixo. Após uma reforma em 2004, feita para recuperar as fachadas, também foram construídos mezaninos que hoje em dia  abrigam diversos bares e restaurantes. Desde então o Mercado Municipal de São Paulo tornou-se um ponto de encontro de locais e turistas, todos em busca de suas saborosas comidas e do ambiente espontâneo e alegre. Não deixe de reparar nos lindos vitrais, que representam diversas cenas da produção de alimentos. As telhas de vidro, claraboias e os 32 painéis subdivididos em 72 vitrais feitos pelo artista russo Conrado Sorgenicht Filho, conferem ao lugar uma iluminação natural praticamente perfeita. 

Vá ao Mercadão com fome! Após uma rápida explorada entre os corredores e bancas, com certeza seus olhos estarão brilhando e sua boca, salivando. Afinal, há quase 300 bancas que movimentam 350 toneladas de comida por dia. Lá você encontrará frutas de todos os tipos, cores e formas, muitas que com certeza nunca ouviu falar.  Vale a pena pesquisar preços, porque estes podem variar de uma banca à outra. E se for em final de semana, que é cheio, chegue cedo. Se você não for brasileiro, saiba que por aqui almoçamos cedo – por volta de 12:00 h, mais cedo que nos países europeus.

Também há bancas de laticínios, com queijos, requeijão, ovos e produtos frescos de granja. O queijo de Minas, da família dos queijos brancos, é típico do Brasil, assim como o Catupiry, um queijo cremoso que vai bem com quase tudo, até pizzas. Mas, é possível encontrar desde os essenciais parmesão, prato e mozzarella, como também os finos Rembrandt, da Holanda e Brie, da França e Manchego da Espanha. Carnes, peixes, bancas de importados, área gourmet… há de tudo. Uma boa dica é ir passeando pelas bancas e provando as coisas que os vendedores oferecem para degustação. Não precisa sentir-se mal se não for comprar, provar faz parte do passeio! Aproveite!

O verdadeiro destaque do Mercado Municipal de São Paulo, no entanto, é a comida “de boteco”. E quais são os lanches típicos que você não pode perder? Respondo:  as empadas de recheios variados, o pastel de bacalhau do Hocca Bar, que fica no mezanino. É um clássico, além do bolinho de bacalhau. Outra iguaria imperdível é o sanduíche de mortadela do  Mortadela Brasil, que é um lanche enorme.  Impossível sair com fome depois de comer um desses. Tudo isso acompanhado de um bom chopp gelado, a bebida oficial da comida de boteco.

Se depois de tudo isso você ainda tiver fome, há bancas especializadas em doces de frutas cristalizadas, chocolates recheados com licores ou fondue de chocolate com frutas frescas. Ou, talvez, você prefira uma salada de frutas.

Confira a programação completa do aniversário do Mercadão: 

Quinta-feira (23/01)
12h00 – Atividade gastronômica “Delícias do Mercadão” (atividade fechada para jornalistas e convidados)
14h00 – Abertura da exposição “Seleção em Todos os Tempos”
14h00 – Banda Vinilchic

Sexta-feira (24/01)
20h00 – show Na Palma da Mão
22h00 – show Leci Brandão & Banda
23h30 – show Batucada Paulista

Sábado (25/01)
00h30 – show Batucada Paulista
11h00 – Banda Vinilchic
13h00 – show Eu, Tu, Eles (samba rock)
15h00 – show Demônios da Garoa

Domingo (26/01)
12h00 – Moda Caipira
13h00 – Banca do Choro (Chorando as Pitangas)

Mercado Municipal Paulistano

Veja como é fácil chegar ao Mercado: ele fica na Rua da Cantareira, 306, parada de metrô Estação São Bento, ou de carro. Há estacionamento no local.

Serviço

Mercado Municipal
Rua da Cantareira, 306 – Centro
De segunda a sábado, das 6h00 às 18h00
Domingos e feriados, das 6h00 às 16h00
Informações: 11 3326-6664

Anúncios

5 Comentários »

  1. Augusto, você não vai acreditar: meu avô foi um dos que inaugurou o Mercado Municipal! Há o nome dele na placa de inguração afixada no 2º andar(smj). Também houve a inauguração de Abatedouro por ali, mas eu não sei se foi ao mesmo tempo, sei que ele continuava na Prefeitura.Bjs

    Curtir

    Comentário por Silvia Gouvea — janeiro 23, 2014 @ 14:55 | Resposta

    • Oi Silvia, minha querida. Que maravilha essa notícia! Me diga qual é o nome dele que em minha próxima visita procuro pela placa, tiro uma foto e te envio. Bjs. Augusto

      Em 23 de janeiro de 2014 14:55, A Simplicidade das Coisas — Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — janeiro 23, 2014 @ 14:57 | Resposta

  2. AI QUE DELÍCIA !!!ESSE FINAL DE SEMANA , DEVE SER MOVIMENTADO POR AI NÃO ?? COM MUITA PROGRAMAÇÃO … SE PUDESSE IRIA AI … O MAURO DEVE IR PRA ASSISTIR O JOGO DO CORINTIAS .BJOS AMO VOCE .

    Curtir

    Comentário por IVONE VERONICA MARTIN CHRISTOFOLETTI . — janeiro 23, 2014 @ 21:17 | Resposta

    • Pegue carona com o Mauro e venha!!!

      Em 23 de janeiro de 2014 21:17, A Simplicidade das Coisas — Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — janeiro 24, 2014 @ 0:09 | Resposta

  3. […] partir de hoje os frequentadores do Mercado Municipal de São Paulo poderão acessar gratuitamente a internet pela rede sem fio. O plano Wi-Fi livre foi lançado agora […]

    Curtir

    Pingback por Wi-fi grátis no Mercado Municipal de São Paulo e em mais 120 pontos da Capital! | A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini — fevereiro 6, 2014 @ 11:48 | Resposta


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: