A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

janeiro 6, 2014

O Dia dos Reis Magos e a bruxa Befana, na Itália!

Na Itália, as festas de fim de ano acabam somente hoje, dia 6 de janeiro, cuja data é a mais aguardada pelas crianças. Esta é a celebração mais alegre da época, dia de uma bruxa boa chamada Befana.  A bordo da sua vassoura voadora, a Befana entrega doces aos bons meninos. Aos rebeldes, carvão no lugar de presentes.  Algumas lojas vendem doces de nome “carbone” (carvão), que realmente se parecem com carvões.

Uma das coisas interessantes em viajar é conhecer novas culturas. O que também pode ser alcançado através de leituras, é claro. E ao contrário do que muita gente pode pensar, as festas de fim de ano não são iguais em todos os lugares não.

befana_5

Na Europa, de um modo geral, as pessoas não dão muita importância para noite do dia 24 de dezembro, véspera de Natal. Na Itália, se come modestamente, não se pode comer carne, assim como na Páscoa, e esse ritual que é bem intimo recebe o nome de vigília. E a meia noite, as pessoas vão para missa. Nada além disso. Terminada a missa, voltam pra casa. Árvore de Natal tem, mas eles gostam mesmo é de montar presépios. Acho que é por isso que em minha família, totalmente de descendência italiana – e em minha infância – a noite de Natal nunca foi igual aquela dos meus vizinhos. Nunca tivemos a tradição de trocar presentes. E até pouco tempo atrás associava isso a infância pobre que tive. 

Não sei dizer como é a questão do Babbo Natale, o papai Noel italiano. Mas posso dizer que Papai Noel continua sendo o bom velhinho amado por todas as crianças, mesmo que na Espanha ou na Itália  não exista a troca de presentes no dia 25 de dezembro.

Bem, hoje é dia 6 de Janeiro, e é o dia de Reis. É o dia em que os três Reis Magos, guiados pela estrela, foram encontrar e presentear o recém nascido, menino Jesus.

Pois é. Na Espanha, é somente no dia de Reis que acontece a troca de presentes.  Mas o que dizer da Itália?

Na Itália, é a mesma tradição, porém com um nome diferente. No dia de hoje, a Igreja celebra a festa da Epifania, ou seja, a visita dos Magos que foram adorar o Menino Jesus. Epifania, em grego, significa manifestação. Essa visita simboliza a manifestação de Nosso Senhor não somente aos judeus, mas a todas as nações da Terra. É uma das festas mais importantes para a Igreja Católica.

Mas, o que uma bruxa tem a ver com toda essa historia? Bem, a Befana, nada mais é que uma figura folclórica tipicamente italiana. Muito mais amada do que o Papai Noel, a simpática velhinha, de roupas remendadas, chale, lenço na cabeça e chapéu pontiagudo, botas e de vassoura na mão, aparece no dia 6 de janeiro para trazer doces e presentes para as crianças que se comportaram bem, e carvão para aquelas que foram malcriadas. Isso mesmo,  as crianças que fizeram travessuras ganham um pedaço de carvão!

Existem inúmeras versões de lendas sobre a bruxa Befana. São todas de origem popular, praticamente impossível encontrar a versão correta.

A Befana visita as crianças na noite anterior a Epifania (na noite do dia 5) para encher as meias, penduradas naquela noite. Para as crianças que foram boazinhas a Befana deixa em suas meias balas e brinquedos, mas se foram desobedientes em suas meias encontrarão carvões. Diferente das bruxas de contos de fadas, ela é sempre sorridente e têm uma bolsa ou um saco cheio de doces, presentes, mas também carvões.

Segundo uma outra historia popular, os Rei magos, que se dirigiam a Belém para levar os presentes à Jesus, não conseguiam encontrar a estrada, e pediram informações para uma velhinha. Os Reis convidaram esta senhora para acompanhá-los, mas ela não foi.  Depois, arrependida, preparou um cesto de doces e foi procurá-los, mas não os encontrou. Na esperança de encontrar o pequeno Jesus, ela foi distribuindo doces em todas as casas onde encontrava uma criança. Desde então, gira o mundo dando presentes a todas as crianças.

Hoje resolvi escrever isso porque, no fim do expediente, passou em minha sala o Alexandre, querido amigo e pai da Valentina – uma menina linda de uns 4 ou 5 anos. Disse que estava ansioso para chegar em casa e colocar um enorme pirulito na meia que foi deixada pela filha em um lugar da sala. E também tinha um saquinho com carvões, os quais colocaria nos canteiros do jardim e  assim explicaria para a Valentina: sabe aqueles gatinhos que aparecem aqui no quintal e que fazem cocô em qualquer lugar? Eles não mereceram ganhar doces. Assim, a Befana deixou-lhes carvões!

E você? Comportou-se bem no ano que passou? Acho que nossos políticos, com raríssimas e honrosas exceções, receberam apenas cinzas e carvão na noite passada!

Anúncios

7 Comentários »

  1. doces para você!

    Curtir

    Comentário por Vera Grellet — janeiro 7, 2014 @ 8:58 | Responder

  2. […] O Dia dos Reis Magos e a bruxa Befana, na Itália! | A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini. […]

    Curtir

    Pingback por O Dia dos Reis Magos e a bruxa Befana, na Itália! | A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini | Inesagula's Blog — janeiro 7, 2014 @ 11:44 | Responder

  3. Gostei da história, nunca tinha ouvido falar… muito mais interessante que o nosso natal tão vulgarizado pelo comércio… deveríamos fazer um manifesto de volta às origens!!!
    Obrigada Augusto.

    Curtir

    Comentário por Regina Marques — janeiro 7, 2014 @ 21:55 | Responder

  4. oi Gu eu tbm nunca tinha lido nem ouvido falar nada sobre essa estória da bruxa Befana, achei muito legal, espero ganhar muitos doces no ano que vem!!!

    Curtir

    Comentário por tereza — janeiro 9, 2014 @ 15:18 | Responder

    • Oi Te. Precisa dependurar a meia ao lado da cama ou em algum lugar da casa na noite do dia 5 para o dia 6 de janeiro! Bjs.

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — janeiro 9, 2014 @ 15:21 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: