A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

dezembro 31, 2013

Projeto ” A nossa jornada”, no Fantástico

Você fez alguma gentileza  para algum desconhecido nos últimos tempos? Essa pergunta foi o mote de uma das  reportagem do Programa Fantástico da Rede Globo nesse domingo, dia 29/12, que mostrou um projeto que incentiva pessoas que não se conhecem a se ajudarem. A atriz Renata Quintella resolveu ir para as ruas ajudar as pessoas e por vontade própria. A ação foi parar na internet, ganhou o nome “A Nossa Jornada”, e já chegou a 24 cidades, em três países.

[vimeo http://vimeo.com/78572043]

Final de ano é a época das promessas: de parar de fumar,  emagrecer,  ter mais tempo pra família… Mas que tal firmar um propósito diferente para 2014? Ter mais generosidade e mais gratidão pelo que a vida nos dá. Há quem garanta: está aí a receita para ser mais feliz. 

O programa mostrou como as pessoas reagem quando são presenteadas na rua.

Renata Quintella: Posso te dar uma flor?
Aline Izabel Barranco, médica: Por quê? Mas o que eu preciso te dar em troca?
Dafne Pezzuol, dentista: De presente assim?

E se, ao chegar ao caixa da lanchonete, você descobrir que seu pedido já está pago?

A onda de generosidade acontece diariamente há cerca de um ano em um drive-thru nos Estados Unidos. Pessoas começaram a deixar o lanche pago para alguém que elas só viram de relance, pelo retrovisor.

Em português, “pay it forward” significa passar adiante. E é o título original do filme “Corrente do bem”, em que um menino cria uma espécie de pirâmide para ajudar as pessoas.

A ideia logo se espalhou.  Conquistou também os frequentadores de outra loja americana.

Mas o que faz alguém ajudar um estranho?

[vimeo http://vimeo.com/77828061]

“Fazer feliz alguém que nem conhecemos é um presente até maior. Alguém anônimo, dar um presente para alguém que nunca vamos ver. Porque tanta gente que nunca vamos conhecer, de quem nunca vamos saber o nome, estão fazendo coisas maravilhosas por nós”, comenta David Steindl-Rast, monge.

O monge beneditino diz que agradecer pelo que a vida traz é o segredo para ser feliz: “Tem gente que tem tudo e não é feliz porque não é grato, mas qualquer momento é um presente da vida. Qualquer momento é aquele grande dom pelo qual podemos ser agradecidos. Não é apenas algo momentâneo, mas uma atitude contínua de viver em gratidão”, declara David Steindl-Rast.

A satisfação é visível. Para quem dá e para quem recebe: “Um pouco de gentileza. O mundo é tão egoísta que, em contrapartida, é divertido que coisas como esta aconteçam”, comenta um homem.

Todo mundo precisa de alguma coisa. Um emprego, bens materiais, carinho. No Brasil há pessoas dedicadas a atender a esses pedidos. São pequenos gestos que podem mudar a vida de alguém.

Renata é atriz e diretora artística. Há seis meses saiu às ruas pra fazer o que mais gosta: ajudar.

A ação das ruas foi parar na internet, e o projeto ficou conhecido como “A Nossa Jornada”. Organizou nas redes sociais uma forma de fazer a ajuda espontânea chegar a quem precisa.

“A gente vai criando essa rede de generosidade que não tem fim. A gente já chegou em 24 cidades, em três países. Isso com a força mesmo de pessoas ajudando pessoas”, ressalta a atriz Renata Quintella, fundadora do projeto “A Nossa Jornada”.

O casal Carlos e Janaína entrou em contato com Renata por e-mail. Ele, motoboy, ela, afastada do trabalho por problemas de saúde. O pedido: um carrinho de churrasco grego, que chegou novinho em folha comprado com a ajuda de doações e a colaboração do fabricante.

“Acho que umas seis pessoas se uniram para ajudar essa família. E ninguém se conhece, isso que é o mais mágico, essa inspiração”, diz Renata.

“Da hora, muito bonita. Agora tem que botar para trabalhar, né”, diz Carlos Vieira, motoboy.

“Eu vou dar uma caprichada na hora de temperar essa carne”, afirma Janaína Vieira, desempregada.

Outro caso marcante para Renata foi o da Elaine, de Brasília, que precisava fazer um exame médico em Campinas. “Em menos de duas horas, a gente conseguiu uma passagem para ir para Campinas fazer o exame. A Elena doou as milhas para ela conseguir essa passagem, a Cristiane foi buscá-la no aeroporto para levar pra fazer o exame. E ninguém conhece ninguém”, conta Elaine.

Na rua, as pessoas se surpreendem: “Eu senti medo, para mim eu ia ser roubado”, diz um homem.

“Ainda mais aqui na correria, você está passando, indo, vindo, as pessoas não olham na tua cara. Você não espera que uma pessoa vai te abordar na rua e te dar uma flor, só porque simplesmente ela quer fazer o teu dia melhor”, comenta a médica Aline Izabel Barranco.

Para o monge, parar é o primeiro passo: “Se ficarmos só correndo apressados, vamos desperdiçar o maior presente de todos: a oportunidade que o momento presente nos oferece”.

São três os passos a seguir. “Nós temos que parar, e olhar; abrir nossos corações para o que o presente momento tem a oferecer; e então fazer alguma coisa. Passe adiante”, ensina o monge.

Pegar a vassoura para aliviar o trabalho de alguém, começar uma conversa e descobrir um sonho. “Eu gosto de trabalhar em cozinha, eu quero ir para uma lanchonete”, diz uma mulher.

“Você quer que eu te arrume emprego em uma lanchonete? Não prometo que eu consigo, mas eu posso tentar”, declara Renata.

Outra mulher só não queria passar o aniversário de 27 anos sozinha. “Eu estou em um dia… Hoje é meu aniversário, meu marido está viajando, não consigo mais falar com ele. Eu estou afastada do trabalho, gravidez de risco. Está tudo dando errado, de verdade”, diz.

“A gente pode te dar um bolo e cantar parabéns?”, pergunta Renata.

“Eu encontrei um povo doido que me viu chorando e me perguntou o que eles poderiam fazer por mim e eles vão me dar uma festa de aniversário”, conta Renata Ribeiro Aguiar, 27 anos.

“Esse é o ato mais generoso. Eu estou aqui para você. Eu valorizo você. Você é um grande presente para mim. E isso faz do mundo um lugar mais generoso e, portanto, mais agradecido e, consequentemente, mais feliz”, diz o monge.

“Eu sou muito agradecida pelas pessoas que me ajudam, pelas que me pedem ajuda. Eu agradeço pela oportunidade de poder ajudá-las. Porque assim eu me sinto também uma pessoa melhor. Tudo o que a gente faz pelas pessoas, tudo o que a gente faz pelo universo, volta para a gente” explica Renata.

Fonte: globo.com

Das muitas coisas que vi na reportagem e de tudo que tenho lido a respeito, sei que  que nossa felicidade está dentro de nós, que você pode estar no lugar mais lindo do mundo, mas se estiver triste, aquele lugar não representará nada para você e o contrário também vale. Se estiver feliz, qualquer lugar serve! Claro que é muito bom ter dinheiro no bolso, saúde para dar e vender no próximo ano e o amor da sua vida do seu lado, mas as vezes não dá para ter tudo isso, aliás, as vezes não dá para ter nada disso e ainda assim podemos ser felizes.
Essa reportagem me inundou com uma onda incrível de felicidade. Olhei para o meu ano de 2013 e vi tanta coisa que aconteceu. Foi um ano ótimo com muitas horas de aeroporto, paisagens novas, gente que chegou, gente que partiu, gente que chegou e partiu. Ouvi e falei eu te amo, ouvi me desculpe, ouvi frases como “conhecer você foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida”.
Fiquei alegre em descobrir, na prática, que tem muito mais gente boa do que ruim nesse mundo, e que as pessoas, em sua grande maioria, são gentis, acolhedoras e simpáticas.
Beijos e abraços para vocês. Paz e bem! Namaskár!
11 Comentários »

  1. Esta Mensagem chegou na Hora Exata, pois me sinto Muito Decepcionada com o Ser Humano e esta Questão de Generosidade x Gratidão.
    FELIZ 2014
    NAMASTÊ!!!

    Curtir

    Comentário por Maria — dezembro 31, 2013 @ 9:36 | Responder

    • Feliz 2014, Maria!!! Abrs.

      Em 31 de dezembro de 2013 09:36, A Simplicidade das Coisas — Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — dezembro 31, 2013 @ 12:13 | Responder

  2. Feliz 2014, Augusto, saúde e paz, Muita luz em tua vida. Abraços.

    Curtir

    Comentário por Simone Schmidt — dezembro 31, 2013 @ 12:44 | Responder

    • Bom dia Simone! O mesmo desejo para vc e os seus! Abraços. Augusto

      Em 31 de dezembro de 2013 12:44, A Simplicidade das Coisas — Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — janeiro 1, 2014 @ 11:16 | Responder

  3. […] o post dessa madrugada: Projeto  ”A nossa jornada”… quis encerrar as postagens desse ano. Mas, resolvi escrever mais algumas linhas com pensamentos e […]

    Curtir

    Pingback por Feliz 2014!! | A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini — dezembro 31, 2013 @ 18:15 | Responder

  4. […] o post dessa madrugada: Projeto  ”A nossa jornada”… quis encerrar as postagens desse ano. Mas, resolvi escrever mais algumas linhas com pensamentos e […]

    Curtir

    Pingback por Feliz 2014!!! | A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini — dezembro 31, 2013 @ 19:06 | Responder

  5. É, bom a pessoa nem que seja de vez em quanto ajudar pessoas que precisam.
    Isso, nos faz bem. Pois cada pessoa que nós ajudamos Deus nos reserva um lugarzinho iluminado lá no céu.

    Curtir

    Comentário por Raimunda S. dos S. Santana — janeiro 8, 2014 @ 11:34 | Responder

  6. Fantástico !………….Meus cumprimentos !

    Curtir

    Comentário por lacybrum — janeiro 17, 2014 @ 18:24 | Responder

  7. Book trailer livro Além das Palavras – Vivendo o Credo Apostólico

    Autor: David Steindl-Rast
    Prefaciador: Dalai Lama

    Esta obra traz uma análise tocante das palavras do Credo Apostólico. A mensagem do livro é que as palavras dessa oração são cristãs, mas seu coração é um guia universal e atemporal da plenitude da vida. A partir da perspectiva espiritual transformadora do Irmão David Steindl-Rast, fica claro que o Credo expressa uma fé além do ritual e da exclusividade, acessível a todas as pessoas. E para marcar ainda mais o diálogo inter-religioso, o livro traz um prefácio do Dalai Lama.

    Curtir

    Comentário por Rayanne Monstans Galavotti — fevereiro 17, 2015 @ 14:30 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

