A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

dezembro 12, 2013

Exerça o seu poder – a gratidão faz bem!

Talvez o hábito mais simples e mais fácil para se ter uma vida mais feliz e em qualquer lugar que você viver seja reservar um ou alguns minutos todos os dias para se concentrar naquilo que você já tem, e naquilo em que você pode ser grato ao universo por possuir na sua vida. Isso pode levantar o seu humor e aumentar a sua motivação muito rapidamente. Isso pode ajudá-lo a encontrar coisas na sua vida em que você deseja focar ainda mais o seu tempo e a sua energia.

gracias

Eu descobri que isso ajuda-me a não dar as coisas por garantidas e a encontrar alegria mesmo durante os tempos mais difíceis. E isso pode se tornar um hábito incrível para ser cultivado, que exige pouco mas dá muito em troca.

Abaixo seguem algumas dicas que você pode usar para criar mais gratidão e felicidade para si mesmo e para os que vivem ao seu redor.

1. Faça uma pausa e olhe à sua volta.

Um primeiro passo simples para construir o hábito da gratidão é simplesmente fazer uma pausa para olhar para a sua vida quotidiana, e fazer a si mesmo perguntas como: 

– Por que razões posso estar grato hoje na minha vida?

– Quem são as três pessoas por quem eu posso estar grato por ter na minha vida, e porquê?

Se você não conseguir enumerar várias coisas ou pessoas todos os dias, está tudo bem. Se você encontrar uma coisa ou uma pessoa, então, isso também é ótimo. Não fique preso a números. Basta parar alguns minutos e ver aquilo que consegue lembrar-se.

Tente não repetir as mesmas coisas com muita frequência. Em vez disso, tente pensar em mais coisas e mais pessoas por quem você pode estar grato na sua vida.

2. Olhe para si mesmo.

Não basta olhar para fora.

Dê uma olhada para si mesmo também. O hábito de ser apreciado e grato para si mesmo é uma maneira simples de melhorar a auto-estima e a auto-confiança.

Pergunte a si mesmo:

– Quais são as três coisas pelas quais eu posso estar grato sobre mim?

Pode ser que você tenha sido um bom pai, um bom irmão, um bom filho num momento de crise ao longo desta semana. Pode ser que você finalmente tenha concluído uma tarefa que estava adiando.

O seu auto-reconhecimento não tem que ser todo sobre realizações no trabalho ou na escola, por exemplo. Você pode simplesmente ser grato pelo seu bom senso de humor, ou por você ajudar muito as pessoas, ou por ser um bom ouvinte de vez em quando.

3. Dê uma olhada às coisas mais pequenas, ou que você pode tomar como garantidas.

Não se concentre apenas nas coisas grandes e evidentes pelas quais você pode estar grato.

Pense sobre muitas outras pequenas coisas pelas quais você pode estar grato também. Como a planta colocada no canto da sala onde estou escrevendo estas palavras. Não é uma planta fantástica, linda, maravilhosa. Mas a sua beleza simples em sua cor verde vibrante, como ela continua crescendo com um pouco de água e luz do sol, e o seu leve cheiro da natureza é algo simples pelo qual eu me sinto grato.

Outra coisa por que eu estou grato hoje – e que eu por vezes tomo como garantido – foi ter o que comer no almoço e jantar. O almoço foi muito simples. Mas, estava uma delícia. E, mais importante, eu não tenho que passar fome. Eu estou numa posição muito afortunada, por ter a possibilidade de almoçar todos os dias. E aqueles que não têm?

Pergunte a si mesmo: por qual coisa muito pequena, insignificante até, posso estar grato hoje? E por qual coisa que tomo normalmente por garantida posso estar grato?

Abrir os olhos para as pequenas coisas que podemos apreciar diariamente deixa-nos ver mais verdadeiramente a beleza simples da vida. Pense nisso!

4. Faça-o mais cedo ou mais tarde, ao longo do seu dia.

Uma maneira simples de fazer com que esse hábito permaneça é reservar um minuto de manhã para um bom começo do seu dia, encontrando três pequenas ou grandes coisas pelas quais você está grato na sua vida.

Outra forma simples é tirar alguns minutos à noite, e usar um diário para anotar talvez 3 ou 4 coisas pelas quais você esteja grato, sobre si mesmo ou sobre a sua vida.

Experimente um destes compromissos de tempo minúsculos todos os dias, durante uma semana, e veja como isso afeta a sua vida.

5. Expresse a sua gratidão.

Não basta manter a gratidão na sua cabeça. É preciso expressá-la.

Faça outras outras pessoas felizes também, e ajude-as para talvez mais tarde elas retribuírem a sua ajuda, expressando como você está grato por tê-las na sua vida. Além disso, o seu sorriso e a alegria nos seus olhos quando você lhes disser isso vai fazer de você uma pessoa mais feliz também. A gratidão pode estar apenas numa pequena frase. Mas isso às vezes pode ter um grande impacto sobre o dia, semana, ou até mesmo sobre a vida de alguém.

Então, diga-o às pessoas na sua vida!

Diga-lhes pessoalmente hoje à noite ou durante o dia. Ou escreva um e-mail ou uma carta para alguém que esteja um pouco mais longe de seu dia a dia, em seu mundo. Ou envie agora mesmo uma pequena mensagem de texto no celular. É de graça, ou quase, mas é barato e faz bem!

Namaskár! Paz e bem!

Anúncios

6 Comentários »

  1. Grande Augusto! É assim que devemos viver, ser grato aquilo que temos e que nem sempre damos valor, pequenas coisas que deixamos de olhar!

    Curtir

    Comentário por Filomena signorelli — dezembro 13, 2013 @ 9:33 | Responder

    • Oi Filomena! Agradeço sua visita ao blog. Excelente final de semana para vc! Abraços.

      Em 13 de dezembro de 2013 09:33, A Simplicidade das Coisas — Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — dezembro 13, 2013 @ 9:36 | Responder

  2. LINDO!!! MEU IRMÃO,ADOREI,!!!E APROVEITO AQUI PARA AGRADECER POR VOCÊ EXISTIR E SER MEU IRMÃO ,DEUS LHE ABENÇOE!!!

    Curtir

    Comentário por amartini2013 — dezembro 13, 2013 @ 16:33 | Responder

    • Oi Te! Também amo muito vocês! Fiquem com Deus! Gu

      Em 13 de dezembro de 2013 16:33, A Simplicidade das Coisas — Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — dezembro 13, 2013 @ 16:39 | Responder

  3. Oi Augusto, obrigada por visitar meu blog e pelo comentário de estímulo, mas o mais enriquecedor foi ter a oportunidade de conhecer seu blog que é muito interessante e acolhedor.Um grande abraço.

    Curtir

    Comentário por solange ribeiro — dezembro 16, 2013 @ 8:30 | Responder

    • Oi Solange. Acabo de ver o post que fez sobre ideias de presentes de Natal. Fantásticas e lindas! Parabéns. Abraços e ótimas festas para vc e os seus queridos! Augusto

      Em 16 de dezembro de 2013 08:30, A Simplicidade das Coisas — Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — dezembro 16, 2013 @ 8:36 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: