A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

dezembro 11, 2013

Você é um cidadão?

Olá! Você se considera um “cidadão”? O que é o “ser cidadão” para você? Penso que a maioria das pessoas não terão resposta para isso!

Talvez, se todos soubessem o que é cidadania teríamos um país melhor, menos injusto, e nossa qualidade de vida seria outra. Infelizmente, são poucas as iniciativas para a criação dessa consciência na sociedade. O Programa Nacional de Educação Fiscal é uma dessas poucas iniciativas.

solidariedade

Solidariedade!

“Ser cidadão” para mim é saber viver em sociedade, é estar ciente dos anseios comuns. É participar das decisões da comunidade onde se está inserido, é saber influenciar os modos de vida de maneira positiva ao nosso redor, exercer os direitos  adquiridos e lutar pelos que virão. É preservar o meio ambiente, a natureza, os animais, os seus semelhantes… É ter solidariedade para com o outro, é ser político, é ser flexível, decidido e, sobretudo, estar consciente de todas as atitudes tomadas em benefício da sociedade. Podemos exercer nossa cidadania com um pequeno gesto e com ele conseguimos demonstrar responsabilidade nesse contexto social, fazendo a nossa parte, contribuindo para o crescimento coletivo.

O “estar cidadão” é não praticar o exercício da cidadania em nenhuma de suas formas. É você se deixar levar pelos acontecimentos e, ainda, reclamar das situações vividas, sem nada fazer para mudar. E muitos são assim!

Diz um famoso provérbio chinês que “uma longa caminhada começa sempre com o primeiro passo”. Assim, as pequenas ações podem ser o ponto de partida para uma firme caminhada em direção à responsabilidade social, como valor fundamental na transformação da sociedade, concordam?

E você deve estar  se questionando – ” por onde devo começar?” Isso é apenas uma questão de atitude que pode estar ligada à solidariedade e ao espírito coletivo. Juntos com o governo e as empresas, nós, simples cidadãos podemos cumprir um novo papel no processo de desenvolvimento, como agentes de uma nova cultura. Precisamos investir nas pessoas e no futuro, mas, devemos participar do momento presente.

Você pode  fazer a diferença, ser um verdadeiro parceiro da vida e a partir de hoje! Pense bem – o envolvimento efetivo da sociedade nas questões sociais não é apenas uma postura moderna. Significa, antes de tudo, uma atitude digna de todos aqueles que desejam exercer sua cidadania, contribuindo para um Brasil melhor e, em especial, para uma sociedade mais justa, fraterna e solidária.

Li em algum lugar algo assim: se há algo de emocionante no futuro é justamente a capacidade que temos de moldá-lo.

Então, amigos, que tal começarmos a praticar a solidariedade? Transforme-a  em sua palavra chave para o próximo ano!

4 Comentários »

  1. É ISSO AI MANO,CONCORDO COM TUDO ,O SEGREDO DA CIDADANIA ,COMEÇA PELA SOLIDARIEDADE!!!

    Curtir

    Comentário por amartini2013 — dezembro 12, 2013 @ 18:00 | Responder

    • Beijos, Tereza. Obrigado! Gu

      Em 12 de dezembro de 2013 18:00, A Simplicidade das Coisas — Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — dezembro 12, 2013 @ 22:42 | Responder

  2. Augusto, estou adorando A simplicidade das coisas! Parabéns pelo conteúdo do Blog, pela simplicidade, pela criatividade, enfim, por tudo.

    Grande abraço,
    Maria do Carmo Procaci

    Curtir

    Comentário por Maria do Carmo Procaci Santiago — dezembro 20, 2013 @ 22:38 | Responder

    • Oi Maria do Carmo.
      Eu é que agradeço sua visita.
      Apareça sempre que quiser e puder.
      Feliz Natal.
      Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — dezembro 24, 2013 @ 17:07 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Pensieri Parole e Poesie

Sono una donna libera. Nel mio blog farete un viaggio lungo e profondo nei pensieri della mente del cuore e dell anima.

DISCUTINDO CONTEMPORANEIDADES

Escrito por PROF RAFAEL PORCARI, compartilhando sobre futebol, política, administração, educação, comportamento, sociedade, fotografia e religião.

Saia de viagem

Em frente, sempre.

Mulher Moderna

Fazendo de tudo um pouco.

Memórias de Tereza

Um blog de memórias, recordações e lembranças familiares

Blog da Reforma

Um dia esta reforma acaba!