A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

dezembro 3, 2013

Cidade do Vaticano!

Hoje é terça-feira, meu ante penultimo dia em Roma. E haveria melhor maneira de quase terminar esta viagem do que visitar a deslumbrante Cidade do Vaticano? Acho que acertei. O dia estava mais quente que os anteriores, o sol brilhava com vontade e o céu estava azul.

Ah, a entrada na Cidade do Vaticano! Não pude deixar de sentir certa emoção por saber que é ali que se estabelece toda a base de uma das mais importantes religiões do Mundo, a católica.
Praça de São Pedro fica na frente da basilica e foi projetada por Bernini, no século XVII. Seu estilo clássico é representado pela coluna dórica que adorna a entrada para a Basílica de São Pedro envolvida por uma grande área oval. O estilo barroco está representando, por sua vez, no próprio espaço oval característico da praça, um reflexo da Contra-Reforma.
No centro da Praça de São Pedro tem um obelisco do Antigo Egito com mais de 40 metros de altura e com uma cruz no topo. É um monumento datada do século I e que foi trazido à Roma pelo imperador Calígula. Não havia a praça naquela época e o monumento foi colocado no local atual por ordem do papa Sisto V, em 1585, que teria colocado ainda alguns pedaços da cruz original de Jesus Cristo no obelisco.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A Praça é um dos grandes símbolos do cristianismo no mundo, não só por representar a sede papal, mas por sua beleza e por seu impacto arquitetônico. Nessa praça são realizadas as principais celebrações católicas para os fieis, como as missas mais importantes do ano. É através do balcão que está de frente para a praça que o papa se comunica com o mundo.

 Não há nada nesse lugar que tenha sido feito ao acaso. Para qualquer lugar para onde direcionamos o olhar, tudo,  tudo foi pensado, projetado e trabalhado ao pormenor. É realmente um trabalho de arte fascinante e minucioso.

A Basílica de São Pedro é  maravilhosa, não apenas pela sua grandiosidade, nem so pelo que possa representar para aqueles lhe dê um valor religioso, mas porque tudo o que a gente ve, as pinturas e esculturas são magníficas! Há uma estátua vestida com um manto de pedra rendilhado, perfeitamente trabalhado.
Curiosidade 
O primeiro templo da Igreja de São Pedro foi construído entre os anos 324 e 349. A construção da atual Basílica foi iniciada em 1506, pelo Papa Júlio II, e completada em 1627. Tem capacidade para 60 mil pessoas.A área da fachada, concluída em 1614, tem quase 7.000 m², perto da área equivalente ao de um campo de futebol.Além de seu imenso valor arquitetônico, a Basílica abriga muitas obras primas da Renascença, incluindo a Pietà de Michelangelo.
Há anjos entalhados em marmore, pinturas, tudo lindo e por toda parte. É tudo de uma perfeição incrível.
A Pietà de Michelangelo, que parece ser pequena no lugar onde foi colocada. Protegida por um vidro,  é impossivel chegar perto .
Dicas de lugares interessantes para vc visitar quando estiver em Roma:
Palazzo Venezia – www.galleriaborghese.it/nuove/evenezia.htm
Basilica e Catacumba de San Sebastiano – www.catacombe.org
Castelo Sant’Angelo – www.castelsantangelo.com
Museu do Vaticano e Capela Sistina – www.vatican.va
Basílica de San Pietro – www.vatican.va/various/basiliche/san_pietro/index_it.htm
Instituto da Guarda do Pantheon – www.guardiadonorealpantheon.it
Scuderia del Quirinale – www.scuderiequirinale.it
Colosseo – www.the-colosseum.net
Catacumbas de Roma – www.catacombe.roma.it
Cripta dei Cappuccini – www.cappucciniviaveneto.it
www.turismoroma.it
www.sacred-destinations.com
www.romapass.it (se for ficar muitos dias, vale a pena, pois da direito a entrada em alguns museus e transporte publico)
Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: