A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

dezembro 1, 2013

A magnífica “Chiesa del Santissimo Nome Gesù”, em Roma!

Roma é uma das cidades mais importantes na história do Cristianismo. É impossível caminhar por suas ruas sem se deparar com algumas das mais belas igrejas do mundo. Os afrescos, pinturas e esculturas destas igrejas foram criados por alguns dos mais importantes artistas da História com o intuito de representar passagens bíblicas e fortalecer a fé dos cristãos. E o melhor de tudo é que você pode apreciar estas obras de arte sem pagar nada ou quase nada por isso!

Este slideshow necessita de JavaScript.

A Chisesa de Gesù, também conhecida como a Igreja de Santo Ignacio di Loyola, onde parte do corpo dele está sepultado foi uma grata surpresa nesta viagem! Hoje, caminhando pelas ruas, entrei nessa igreja e acreditem – nunca chorei tanto em minha vida. Desses choros que chegam e custam a ir embora, sem a gente conseguir controlar.

A igreja estava toda escura e com muitas pessoas sentadas, em silêncio. De repente uma voz iniciou uma narrativa, acompanhada por uma musica celestial, que falava sobre o origem do templo e partes do altar e da nave foram se iluminando, até que ao final a igreja se apresentou toda iluminada, em sua plenitude de magnifica de beleza! Minhas lagrimas corriam sem controle. Eu fotografava e chorava ao mesmo tempo. Tive uma visão do paraíso na terra!

O que mais chama a atenção nesta igreja é o seu teto. Como não havia a possibilidade da construção de um domo, coube ao artista Andrea Pozzo criar um ilusão de ótica. Ao olhar de um determinado ponto da nave, se tem a sensação de que o teto da igreja se abre para um céu cheio de nuvens, anjos e santos. Pelo nível de detalhamento e o efeito obtido, para mim, esta pintura se equipara ao teto da Capela Sistina.

Arquiteto e crítico de arte italiano, Pozzo nasceu em Trento em 30 de novembro de 1642 e morreu em Viena a 31 de agosto de 1709. Foi muito conhecido por seus grandiosos afrescos usando a técnica ilusionística chamada quadratura, na qual a arquitetura e fantasia se entremisturam. Sua obra-prima é o teto dessa igreja. Foi um artista extraordinário, versátil como arquiteto, decorador, pintor, teórico da arte e uma figura significativa no Barroco Romano. Estudou pintura em Milão, Gênova e Veneza. Entrou na vida eclesiástica ainda muito jovem, na Ordem dos Jesuítas.

Sua obra-prima, as perspectivas  quiméricas  em afrescos da cúpula, o abside  e o teto da Igreja Jesuíta de Santo Inácio, também conhecida como Igreja de Jesus, é uma das mais notáveis criações da Roma Barroca, e guiou por várias gerações o estilo de decoração interna do Barroco em afrescos de tetos por toda a parte da Europa Católica.

Na parte plana do teto ele pintou uma alegoria, em perspectiva, celebrando o espírito destemido de dois séculos de missionários Jesuitas intrépidos e apostólicos. Para a sensibilidade moderna, isto parecerá demonstrar a parceria imperialista do Catolicismo Europeu com as explorações coloniais em outros continentes. A luz vem de Deus, o Pai, para o Sol, que a transmite para Santo Inácio,  quando se reparte em quatro raios em direção aos quatro continentes. Com sua perspectiva, arquitetura ilusionística e com a aparição de uma assembléia celestial rodopiando acima, Pozzo oferece um exemplo que foi copiado em várias igrejas italianas, austríacas e alemãs da ordem dos Jesuítas.

Leia mais sobre Andrea Pozzo clicando aqui.

Anúncios

2 Comentários »

  1. TUDO MUITO LINDO MESMO …PARECE MAIS UM PEDACINHO DO CÉU ,,, COM TANTOS ANJOS VOANDO !!!! PODER VER TUDO ISSO AO VIVO E A CORES DEVE SER MESMO MAGNIFICO …!!!!! BJOS PRA VOCES … BOA SEMANA MEUS AMORES .

    Curtir

    Comentário por ivone veronica martin christofoletti — dezembro 1, 2013 @ 23:00 | Responder

    • Pena que na quinta feira o sonhe acabe… Bjs.

      Em 1 de dezembro de 2013 23:00, A Simplicidade das Coisas — Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — dezembro 2, 2013 @ 6:05 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: