A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

novembro 21, 2013

São Luis do Maranhão – Patrimônio da Humanidade e Capital brasileira da Cultura!

São Luís do Maranhão foi fundada pelos franceses, mas com alma portuguesa. Basta andar pelas ruas do centro histórico, um tanto abandonado, a bem da verdade, para perceber isso.

O nome da cidade é uma homenagem ao então Rei da França, Luís XIII. São Luís foi fundada em 8 de setembro de 1612 pelos franceses Daniel de La Touche e Fraçois de Rasilly, com o objetivo de estabelecer em terras tupiniquins a França Equinocial.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Nascida no mar, caracterizada como porto fluvial e marítimo, à semelhança de outras cidades brasileiras da época colonial, a capital do Maranhão desempenhou importante papel na produção econômica do Brasil Colônia durante os séculos XVII ao XIX, tendo sido considerada o quarto centro exportador de algodão e arroz, depois de Salvador, Recife e Rio de Janeiro. 

Conquistada e incorporada do domínio português, a cidade passaria, ainda no decorrer do século XVII, ao domínio holandês. Assim como aconteceu com os franceses, também os holandeses foram expulsos. É quando se inicia, de fato, a colonização portuguesa da antiga Upaon Açu ou Ilha Grande, segundo a denominação tupinambá para a Ilha de São Luís.

É desta época o conjunto urbanístico que compõe o Centro Histórico da capital maranhense e se constitui num dos mais representativos e ricos exemplares do traçado urbano e da tipologia arquitetônica produzidos pela colonização portuguesa. Construções em alvenaria de pedra e argamassa com óleo de peixe, serralheria e cantarias de lioz de origem européia, e madeira de lei. Os mais representativos exemplares da arquitetura de São Luís, sobrados de fachadas revestidas em azulejos portugueses.

Foi este contexto histórico que rendeu a São Luís o reconhecimento como Patrimônio da Humanidade. O título, concedido pela UNESCO em 1997, durante o primeiro mandato da governadora Roseana Sarney, reafirma a beleza e importância de um dos maiores conjuntos de arquitetura civil de origem européia no mundo, um total de três mil e quinhentas construções, em uma área de 250 hectares. E aqui vale fazer uma cobrança: família Sarney, não abandonem São Luis! Preservem-na!

Em 2009, no dia 10 de março, São Luís recebeu mais um título: Capital Brasileira da Cultura. O projeto, uma realização da ONG CBC (integrante do Bureau Internacional de Capitais Culturais), contou com o apoio institucional dos ministérios da cultura e do turismo, do Bureau Internacional de Capitais Culturais, da Discovery Channel, do SESC TV e Banco da Amazônia.

O Maranhão tem revelado ao mundo que, desde tempos antigos, cultiva a beleza e a tradição. Por lá, você descobre que ser Amazônia e, ao mesmo tempo Nordeste, resulta numa beleza natural com forte poder de atração.

O Maranhão é diferente porque abriga cidades históricas singulares, riquezas ecológicas, além de contar com manifestações populares, representadas pelo exuberante Tambor de Crioula e pela variedade e beleza do Bumba meu Boi.

Agucei a sua curiosidade? Então, que tal navegar por outros mundos e ir descobrir o Maranhão? Vamos lá! Arrume suas malas e faça um turismo de aventura, cultural, gastronômico, ecológico e de lazer!

Anúncios

2 Comentários »

  1. QUE FOTOS LINDAS ,GU DEVE TER SIDO UMA VIAGEM MUITO BOA!!!

    Curtir

    Comentário por tereza — novembro 23, 2013 @ 11:00 | Responder

    • Oi Tereza. Foi cansativa, mas boa. Quem sabe na próxima não é vc quem vai conosco, não é? Bjs. Gu

      Em 23 de novembro de 2013 11:00, A Simplicidade das Coisas — Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — novembro 23, 2013 @ 15:27 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: