A escalibada é um dos pratos mais típicos da Catalunha – é preparada com pimentões, berinjelas, tomates, alho e cebolas. Esses ingredientes, aliados a um azeite de qualidade, colorem e dão mais sabor à mesa espanhola. É considerada um excelente complemento para pratos que levam carne ou peixe e ainda superam as pretensões de qualquer outra guarnição. Na Espanha é possível comê-la em bares e restaurantes.
A escalibada é uma daquelas receitas bem conhecidas da culinária típica espanhola e remonta da tradição da Catalunha e Valência.
Leva tão somente legumes que são levados ao forno, mas, o sabor desses vegetais é incrível e você pode usá-la como um acompanhamento para qualquer prato, seja carne ou peixe, e também pode come-la sozinha, ou mesmo como entrada (na Espanha, são as conhecidas “tapas”). De qualquer forma a escalibada é um prato incomparável.
Tudo que você precisa para esta receita é um pouco de alho picado, mas não é obrigatório, caso não goste, cebolas, berinjelas, tomates maduros, pimentões vermelhos, sal e azeite de oliva. Essa é uma daquelas receitas que se você deixar repousar por uma noite ela fica melhor, porque realça o sabor dos vegetais. Eu recomendo que você a coma fria, mas morna também é muito bom!
Você pode encontrar muitas variações para a receita de escalibada. Uma das mais conhecidas é a Espencat que é um prato típico da comunidade Valenciana. Feito com berinjelas ao forno e acompanhadas de bacalhau. Pode levar ovos cozidos também. Tudo com muito azeite de oliva. Você pode acrescentar alcaparras, azeitonas e pinhões cozidos ou assados.
Esse é um prato saudável, com muitas vitaminas e rico em fibras.
No sábado estive na região da 25 de março e comprei o pão sírio (ou pão folha, também conhecido como Wrap) no Empório Syrio, que fica Rua Comendador Abdo Schahin, 136 (rua paralela à 25 de março). E ele foi o meu jantar de sábado e de ontem. Nos dois, utilizei a escalibada. No sábado o lanche foi feito com alface americana, escalibada, presunto e queijo. E ontem, com alface, escalibada e a carne moída que sobrou do almoço. Uma delícia! Das duas formas. Experimente!
No vídeo abaixo, que está no site espanhol Recetas de cocina con sabor tradicional mostra-se como é fácil de faze-la. Abaixo, segue o passo a passo de como fazer:
Tempo – 80 minutos
Valor calórico – baixo
Dificuldade – baixa
Ingredientes – receita para 4 pessoas
INGREDIENTES:
– 02 pimentões vermelhos
– 02 tomates maduros
– 01 berinjela
– 02 cebolas
– 4 dentes de alho
– azeite de oliva
– sal
COMO PREPARAR
– lave bem os legumes
– pré aqueça o forno a 200 graus centígrados
– descasque e pique o alho
ELABORAÇÃO
Coloque os legumes em uma bandeja e os regue com uma boa quantidade de azeite de oliva. Leve-os ao forno durante uma hora aproximadamente, até que estejam bem assados. Retire-os do forno e deixe que esfriem um pouco.
Retire todas as peles dos legumes e corte-as em tiras, ou então, pode fazer isso com as mãos, retirando lascas.
Coloque-os em um bandeja e as misture bem, salgue a gosto, coloque por cima o alho picado e uma boa quantidade de azeite de oliva.
Sirva a escalibada a temperatura ambiente ou deixe na geladeira para servi-la fria. Se ficar de um dia para o outro na geladeira, antes de consumi-la, é bem melhor. Acentua todo o sabor.
CONSELHO
Este é um prato que pode tê-lo na geladeira por vários dias.
O tempo das verduras no forno pode variar segundo a marca do seu fogão. Então, vigie-os para que não se queimem.
Se você ainda não conhece o Empório Syrio e estando nas proximidades, vá visitá-lo. É um lugar fantástico e cheinho de coisas bonitas e gostosas!
adorei a dica! Deve ficar uma delícia e dá para conservar por muto tempo.
CurtirCurtir
Comentário por vera helena — novembro 4, 2013 @ 14:04 |
Oi Vera. Fica muito bom sim. Aproveite a dica e teste a receita no final de semana. Bjs. Augusto
Em 4 de novembro de 2013 14:04, A Simplicidade das Coisas — Augusto
CurtirCurtir
Comentário por Augusto Martini — novembro 4, 2013 @ 14:36 |