A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

outubro 30, 2013

Mujer en amor – mulheres argentinas posam nuas para comprar um mamógrafo

O  Outubro Rosa é um movimento realizado em todo o mundo, no qual o intuito é chamar a atenção para a realidade atual do câncer de mama e seu tratamento. Mas, uma iniciativa curiosa aconteceu na Argentina. Leia abaixo.

Todas elas posaram sem roupas por uma causa solidária. São sessenta mulheres com idades entre 25 e 60 anos e que são arquitetas, funcionárias públicas, comerciantes, donas de casa, artesãs e professoras. Posaram nuas para um calendário 2014 denominado “Mujer em amor” (“Mulher em amor”), que será vendido a partir do mês que vem pela internet e com entrega a domicílio. E fizeram isso para financiar a compra de um mamógrafo para um hospital público da cidade de Villa la Angostura, da região da Patagônia. Além da compra do equipamento, o grupo quer enviar a outras mulheres comuns a mensagem de que devem se aceitar como são, sem plásticas ou “marcadas pela vida”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Elas esperam arrecadar US$ 70 mil (R$154 mil) com as vendas, que serão destinados à compra do equipamento para o hospital Oscar H. Arraiza. As outras imagens estarão disponíveis na página do projeto no Facebook, por meio da qual a fotógrafa Paola Pierini convocou as modelos. 

“Foram três meses, desde a convocação até a realização das fotos” e “queríamos mostrar as mulheres como elas são e transmitir a ideia de que podem ser felizes com seus corpos”, disse a fotógrafa. “Alguém que está preocupada com imagem tem até o prazer afetado na hora do sexo”, afirmou.

A ideia inusitada atraiu mulheres não só do local, como também da capital Buenos Aires e do Chile, disse Pierini. Mas o calendário reúne apenas as moradoras de Villa la Angostura, ponto turístico no sul do país.

A arquiteta Susana Requena, de 60 anos, viúva, mãe de três filhos e avó, disse que foi a primeira vez que tirou a roupa diante de uma câmera. “Gostei da ideia de mostrar como somos, com estrias, com as marcas da vida e do tempo”, disse para um jornal. Ela foi submetida a uma mastectomia há dez anos, mas não realizou cirurgia reparadora do seio. “Sou uma das mulheres marcadas pela vida porque me falta um seio. E isso é difícil. Posar (para o calendário) foi uma oportunidade de ser feliz comigo mesma”. “Foi como voltar a ter harmonia com meu corpo”, afirmou.

Antes de posar, ela conversou com os filhos que moram na Inglaterra, na Costa Rica e em Buenos Aires. “Eles me deram a maior força, já viram a foto e gostaram muito”.

Muitas modelos só se conheceram no dia da sessão de fotos, em um hotel da cidade.

A dona de casa Natalia Ollarce, de 30 anos, e mãe de três filhos, contou que no início o marido não gostou da ideia, mas acabou lhe ajudando a desenhar as asas de borboleta que ilustram sua foto desnuda. “Somos reais e poucas vezes vemos mulheres como nós mesmas na televisão”, disse.

E por que as asas? “Imaginei asas de borboleta, como símbolo de libertação”, respondeu, acrescentando que outras mulheres vão se identificar com a ideia.

Além do calendário, elas também foram filmadas para um vídeo de promoção que será exibido no dia do lançamento do calendário.

“Vamos passar para a história porque além de ficar nuas nós vamos conseguir o mamógrafo”, disse Paula Cejas, vendedora de publicidade e mãe de três filhos. “Quando eu contei, no começo me diziam: você, mamãe? Mas quando eu mostrei a foto, eles gostaram e ficaram tranquilos”, lembra Cejas, que disse rindo: “Marido eu não tenho, imagino que o meu ex ficará sabendo quando o calendário sair”.

Anúncios

2 Comentários »

  1. Só nos resta dar os parabéns a essas mulheres por sua lição de vida, de seguir em frente e ser feliz. Parabéns.

    Curtir

    Comentário por Maria do Carmo — outubro 31, 2013 @ 12:32 | Responder

    • Oi Maria do Carmo. Agradeço sua passagem pelo blog. Abraços.

      Em 31 de outubro de 2013 12:32, A Simplicidade das Coisas — Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — outubro 31, 2013 @ 13:37 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: