A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

outubro 18, 2013

A deliciosa simplicidade da infância narrada por uma de minhas irmãs – Tereza – Parte 5

COMO DIZIA MINHA AVÓ: PIANO, PIANO, SE VÁ LONTANO… Parte 5

…. continuação

O meu tio Marino, a tia Corina e os seus três filhos, Antônia, Claudio e Geraldo moravam no sitio dos Koelle (proprietários do Colégio Koelle, em Rio Claro/SP) que ficava do outro lado da estrada, em frente ao sítio de meu avô.

Meu avô e meus tios trabalhavam no sitio dos Koelle junto com o Tio Marino, porque no do meu avô a terra não era boa para plantação. Lá eles plantavam arroz, milho, feijão e também carpiam e colhiam café. Nas férias a criançada ajudava a apanhar café e esparramá-lo no terreiro para secar. Para nós aquilo era uma brincadeira – pegar aqueles rodos de madeira bem grandes e ficar correndo de um lado para o outro mexendo o café para secar ao sol.

Digitalizar0013

Primeira comunhão de minha irmã Ivone, na Igreja de Nossa Senhora Aparecida, em Rio Claro/SP

Também ajudávamos a malhar o feijão no terreiro – com uma vara de eucalipto a gente batia, batia nos pés de feijão que já estavam secos com o sol e os grãos pulavam todos para fora das vagens.

Ajudamos também a colher arroz. Os meus tios cortavam com o ferro de cortar e nós íamos carregando até o malhador, que parecia uma barraca feita de madeira e cercada com panos para os grãos não voarem para fora enquanto os ramos de arroz eram batidos com força na madeira para tirar os grãos.

Eu sempre ia junto com a minha avó ou a tia Leonor levar almoço e café para os homens na roça. O almoço era as nove horas e o café ao meio dia. Mas, nas duas refeições se comia arroz e feijão. A tia Leonor sempre colocava um pouco a mais no caldeirão do tio Henrique para sobrar para mim, porque eu adorava comer o resto da comida dele. Parecia a comida mais gostosa do mundo!

Continua…

Leia também outros posts similares sobre as lembranças de minha infância

8 Comentários »

  1. Quero que j v se organizando para escrever um livro e repassar aos parentes e amigos mais chegados .tima ideia para dar de presente no dia do seu aniversrio dos 60….GRANDE BEIJO

    Irany Soares de Arajo

    Date: Fri, 18 Oct 2013 03:06:41 +0000 To: iranysa@hotmail.com

    Curtir

    Comentário por Irany Soares de Arajo — outubro 18, 2013 @ 7:43 | Responder

    • Ahahaha. Agora fez me sentir mais velho. Faltam uns anos ainda para isso. Rs. Bjs. Augusto

      Quero que já vá se organizando para escrever um livro e repassar aos parentes e amigos mais chegados .ótima ideia para dar de presente no dia do seu aniversário dos 60….GRANDE BEIJO

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — outubro 18, 2013 @ 8:13 | Responder

  2. oi GUta ficando lindo nem acredito que tudo isso saiu da minha cabeça beijos TERA

    Curtir

    Comentário por tereza — outubro 18, 2013 @ 16:36 | Responder

    • Oi Tera! Então está gostando do formato que estou dando ao texto. Que bom! Vamos pensar em abrir um blog para vc? Bjs. Gu

      Em 18 de outubro de 2013 16:36, A Simplicidade das Coisas — Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — outubro 18, 2013 @ 16:41 | Responder

  3. Boa idéia, um blog contando coisas do interior como era o da Tina, (meu cantinho da roça) contava como se colhia feijão café, milho, falava de frutas que eu nunca ví,era muito interessante para as pessoas da cidade, como eu que só fui conhecer um pé de jabuticaba já adulta.
    Abração Tereza.

    Curtir

    Comentário por Filomena signorelli — outubro 18, 2013 @ 17:40 | Responder

    • Oi Filomena. Vou ver se convenço a Tereza e montarei o blog para ela! Abraços. Augusto

      Em 18 de outubro de 2013 17:40, A Simplicidade das Coisas — Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — outubro 18, 2013 @ 17:44 | Responder

  4. Augusto, acho tão bom ler os fatos cotidianos que marcaram a vida em família dos Martini. Tantas histórias para contar. Tudo lindo, e estilo agradável. A proposta é mesmo interessante. Bem que poderias pensar no livro para editar. Eu já estou na fila para adquirir.
    Abraço saudoso. Hozana

    Curtir

    Comentário por hozana Rivello Alves — outubro 21, 2013 @ 15:56 | Responder

    • Oi Hozana, minha querida amiga. Até segunda-feira da semana que vem sairão, encadeados, mais alguns posts em continuação a estes. Bjs. Augusto

      Em 21 de outubro de 2013 15:56, A Simplicidade das Coisas — Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — outubro 21, 2013 @ 20:13 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Blog no WordPress.com.

