O Núcleo de Ação Educativa do Arquivo Público do Estado de São Paulo recebe, até o dia 11, inscrições para a sua primeira iniciativa em educação a distância. Há 70 vagas. Direcionada principalmente para professores de História e de outras disciplinas das Ciências Humanas, a oficina O Uso de Documentos de Arquivo na Sala de Aula ocorrerá de 1º de setembro a 10 de novembro. Terá 50 horas de aulas: 40 a distância e dez presenciais.
O ambiente virtual de aprendizagem utilizado será o Moodle, que inclui um Fale Conosco, um Fórum de Notícias e um Fórum Social, com vistas à interatividade.
Para o melhor aproveitamento dos recursos, o módulo zero do curso envolverá orientação de uso da plataforma.
As seis unidades seguintes terão como tema O Arquivo Público do Estado de São Paulo: Histórico e funções atuais, Patrimônio histórico-documental e Ensino de História, Sequências Didáticas e Ensino de História, Documentos iconográficos e cartográficos como recurso pedagógico e Periódicos como recurso pedagógico.
As unidades têm duração de dez dias cada e podem ser feitas em casa, de acordo com a organização do aluno. Para a conclusão do curso, tal qual na oficina presencial, é necessária a realização do trabalho de conclusão, constituído da preparação de uma sequência didática, ou seja, um plano de aula, com a utilização de documentos do Arquivo.
Para isso, os participantes receberão, pela internet, kits de documentos de diversos tipos, e terão ainda a opção de consultar outros do acervo, no próprio Arquivo.
Os alunos aprovados com nota igual ou superior a 70, e frequência mínima de 80%, terão direito a certificado.
Na prática – Entre os meses de março e maio, servidores do Apesp participaram de uma oficina-piloto para testar o formato a distância. Vânia da Silva, funcionária do Centro de Difusão e Apoio à Pesquisa, conta que aproveitou bastante. “No começo da semana, você tem um resumo do que vai estudar nos próximos dias, e precisa se dedicar, porque são muitas leituras e exercícios, e os prazos são levados a sério”. Segundo a coordenação do Arquivo, a realização da modalidade ensino a distância tem como objetivo ampliar o número de vagas e o alcance das atividades.
SERVIÇO
Inscrições gratuitas, assim como o curso, serão feitas pelo site http://www.arquivoestado.sp.gov.br/difusao/oficina_pedagogica.php.
Mais vagas: Cursos tradicionais também acontecerão neste semestre: são oferecidas mais 50 vagas para a oficina O Uso de Documentos de Arquivo na Sala de Aula na modalidade presencial. Esta versão ocorrerá de 26 de agosto a 14 de outubro. As inscrições também vão até o dia 11, no mesmo endereço virtual.
FONTE: Agência Imprensa Oficial e Assessoria de Imprensa do Arquivo do Estado
Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!