Faz já algum tempo que a distância no que diz respeito ao aspecto geográfico não é mais considerada, mas sim a do ponto de vista cultural, econômico, da educação, das tecnologias da comunicação.
O que mais está em evidência é a internet que se faz muito presente na educação. Escolas e universidades estão cada vez mais utilizando esse recurso.
Vale a pena conferir a palestra “Como a Internet está mudando nossas vidas?”!
Na internet você encontra muitos tipos de práticas educacionais como: pesquisas, divulgações, etc., que servem como suporte nas atividades de ensino, fornecendo textos, imagens, livros, revistas, vídeos, etc.
É importante dizer que a orientação de como ser usada é fundamental, visto que muitos alunos se perdem durante a navegação, no sentido de apresentar dificuldades em selecionar o que é significativo e até mesmo de questionar problemáticas em questão.
A internet é vista como o principal aliado da comunicação de professores e alunos, pois através dela é possível, com baixo custo é possível unir a escrita, a fala e a imagem com rapidez, flexibilidade e interação.
Acabo de ver uma uma palestra com o tema “Internet e educação” ministrada por Pollyana Mustaro, pedagoga, mestre e doutora pela USP, que atualmente é professora, na Graduação e Pós-Graduação, da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Ela desenvolve pesquisas e trabalhos, há mais de 20 anos, na área de tecnologia educacional. Suas atividades voltam-se principalmente para Design Instrucional, EaD, Jogos Digitais, Redes/Mídias Sociais e Objetos de Aprendizagem.
Clique abaixo e veja outras explanações sobre o tema, com Bernardo Sorj, Gilson Schwartz e José Marcelo Zacchi.
Internet e vida cotidiana, com Bernardo Sorj
Internet e Economia, com Gilson Schwartz
Internet e Política – cidadania digital: internet como espaço público, com José Marcelo Zacchi
Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!