A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

junho 15, 2013

Santiago do Chile – Cementerio General

O Cementerio General de Santiago do Chile é um dos maiores cemitérios da América Latina. Foi criada em 1820 após a independência do Chile, quando Bernardo O’Higgins inaugurou a Alameda de las Delicias ao longo do curso antigo do Mapocho rio.  O’Higgins reservou mais de 85 hectares de terra para a fundação do que se tornou uma magnífica área cheia de mausoléus fantásticos, cercados por palmeiras e árvores, com exuberantes jardins e lindas esculturas.

Este cemitério é o lugar de descanso final para quase todos os ex presidentes, menos para dois deles –  Gabriel González Videla e Augusto Pinochet. Um dos memoriais mais visitados é o do ex-presidente Salvador Allende que havia sido enterrado no cemitério de Santa Inês, em Viña del Mar após seu “suicídio” em 1973 durante o golpe de Estado. Com as mudanças democráticas que começaram na década de 1990, Allende foi exumado e seus restos mortais foram transportados em um solene cortejo pelas ruas de Santiago para um lugar de honra no Cementerio Geral de Santiago. O cemitério também tem um memorial para as pessoas  “desaparecidos” durante o regime de Augusto Pinochet (que derrubou Allende Presidente).  O cemitério de Santiago do Chile é  uma atração turística interessante para se visitar. Localizado no bairro da Recoleta, ali se encontram os restos mortais de mais de dois milhões de pessoas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

As áreas de interesse são os jardins, vitrais, esculturas e arquitetura que podem ser vistos nos diversos espaços que o compõem. Existem túmulos de estilo egípcio, mouro, grego, entre outras formas de grande valor histórico. O patrimônio cultural que simboliza o cemitério de Santiago do Chile faz dele um dos mais visitados da cidade. 

Existe até um roteiro de visitação que pode ser feito durante a noite.  E existem dois setores muito importantes para entender a história recente do país: o Memorial dos Desaparecidos durante o regime militar no Chile  os Mausoléus históricos.  Encontram-se  nele as mais ilustres personagens da história nacional:  como Manuel Rodriguez, Violeta Parra, e como já disse acima, a maioria dos presidentes que governaram o País desde a declaração de sua independência.

3 Comentários »

  1. Como fiquei encantada com os lugares que fotogarfaram e pude rever alguns por onde andei.Beijosssss

    Curtir

    Comentário por irany soares de araujo — junho 15, 2013 @ 11:33 | Responder

    • Beijos nossos tb, Laly, querida. Saudades.

      Em 15 de junho de 2013 11:33, A Simplicidade das Coisas — Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — junho 15, 2013 @ 16:35 | Responder

  2. Nossa… verdadeiras obras de arte a céu aberto…

    Curtir

    Comentário por Ivana — junho 19, 2013 @ 15:37 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Blog no WordPress.com.

Pensieri Parole e Poesie

Sono una donna libera. Nel mio blog farete un viaggio lungo e profondo nei pensieri della mente del cuore e dell anima.

DISCUTINDO CONTEMPORANEIDADES

Escrito por PROF RAFAEL PORCARI, compartilhando sobre futebol, política, administração, educação, comportamento, sociedade, fotografia e religião.

Saia de viagem

Em frente, sempre.

Mulher Moderna

Fazendo de tudo um pouco.

Memórias de Tereza

Um blog de memórias, recordações e lembranças familiares

Blog da Reforma

Um dia esta reforma acaba!