A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

junho 13, 2013

Santiago – visita a Farellones e Valle Nevado

A van do santiagotours.cl passou no apart hotel por volta das 8h20 de ontem. Nela, estava um casal de Vitória/ES. Depois passamos em Las Condes para pegar onze pessoas, todas de uma mesma família de Arapiraca/AL. Antes de sair da cidade,  uma nova parada, no final da avenida Nueva Las Condes para quem quisesse alugar roupas próprias para a neve e aparelhos para esquiar. Aluguel de botas $ 7 mil pesos. Aluguel de roupas de neve $17 mil pesos. Um absurdo!

Pouco depois já estávamos no Camino a Farellones, uma estrada estreita construída nos anos 30. São 40 curvas até chegar ao centro de esqui Farellones (de onde se continua a El Colorado e até La Parva). A partir da entrada de Farellones, uma outra estrada, particular, construída nos anos 90, leva a Valle Nevado (são mais 20 curvas).

Este slideshow necessita de JavaScript.

quarta 12 062

Penso que é melhor não arriscar subir por conta própria. A estrada é bastante apertada, e as curvas, fechadíssimas. E se tiver uma fina capa de gelo fica perigoso (é obrigatório o uso de correntes nas rodas). 

Tinha pouca neve na estrada no caminho até Farellones. Que aumentou e muito quando pegamos a estrada a Valle Nevado.

Paramos em Farellones, mas lá, ainda não deu para ter contato com a neve.

Subimos então para Valle Nevado e a estrada que adentrava pela montanha estava toda branquinha. Em Valle Nevado há pistas de esqui, dá para ver a neve de perto e se tiver sorte, até andar por ela e tocar. Mas, para isso, tem que pagar! Para ficar o dia todo dentro do parque, custa $ 42 mil pesos. Para ficar meio dia, $38 mil pesos.

Depois de Valle Nevado, descemos até Farellones, onde é feita a parada para almoçar (mas o almoço não está incluído). Tem que pagar mais um tanto – entre comida, bebida e sobremesa, quem quiser morrer com mais ou menos cem reais por pessoa! Um abuso!

Enquanto Valle Nevado é uma estação de esqui que recebe muitos estrangeiros, Farellones funciona como um playground da neve para os santiaguinos. As instalações são mais modestas, os ingressos são mais em conta (o acesso na alta temporada custa 10.000 pesos, ou 20 dólares).

Eu, paguei R$ 115,00, só com direito a subida e descida. Sem alugar roupas, sem comer em restaurantes. Subi vomitando e desci idem. As curvas me deixaram enjoado.

Anúncios

28 Comentários »

  1. Fiz este caminho numa VAN, Mais adorei…

    Curtir

    Comentário por irany soares de araujo — junho 14, 2013 @ 9:34 | Responder

    • Oi Laly.

      Esse que fizemos, também foi em van, que de tão grandinha parecida um micro ônibus. Bjs. Augusto

      2013/6/14 A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — junho 14, 2013 @ 21:35 | Responder

  2. Oi de novo.

    Vi que você não alugou roupa de neve.
    O frio que faz lá em cima (Valle Nevado) foi muito grande ou conseguiu suportar legal? A temperatura lá era de quantos graus, aproximadamente.
    Quero ir só para conhecer a neve, não pretendo esquiar.
    Nas sua fotos, tem uma espécie de bondinho/teleférico fechado. Onde fica isso?

    Att.
    Mauber.

    Curtir

    Comentário por Mauber Bandeira — junho 16, 2013 @ 12:38 | Responder

    • Oi Mauber.
      Olha, o frio estava suportável. Acredito que uns 12 graus e tinha muito sol. No sol nem dava pra ficar.
      O teleférico fechado fica em Valle Nevado. Não usei, pois achei caro demais. Uma coca cola lá, em lata, custou dez reais!
      Abrs.
      Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — junho 16, 2013 @ 20:19 | Responder

  3. Nossa.. excelentes dicas… tá registrado… O lugar é lindo.. valeu a pena!!!!!!!

    Curtir

    Comentário por Ivana — junho 19, 2013 @ 15:28 | Responder

  4. Gostei muito da riqueza de detalhes. Estou indo em agosto e as dicas ajudaram bastante.

    Curtir

    Comentário por Socorro — julho 22, 2013 @ 7:28 | Responder

  5. Olá! Adorei as dicas 🙂 Estou indo para Santiago agora em Agosto e gostaríamos de fazer esse passeio (Farellones e Valle Nevado). Onde apenas conheceríamos o Valle Nevado e depois aproveitaríamos Farellones para fazer o tubing. É possível isso?! Você sabe me informar o que era preciso pagar para fazer o tubing?

    Curtir

    Comentário por Paola — julho 23, 2013 @ 13:25 | Responder

    • Oi Paola.

      O passeio que fiz foi para os dois lugares ao mesmo tempo. Se for fazer os esportes precisará alugar roupas. Poderá alugar ao subir ou lá mesmo, no local, que dizem ser mais barato. Quando subi tinha a opção de ficar em Farellones, onde o guia nos pegaria na volta de Valle Nevado.
      Abrs.

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — julho 23, 2013 @ 13:59 | Responder

    • Quando subi, em junho o tubing estava 7.000 pesos/14 dólares – a esse valor some os 10.000 pesos/20 dólares da entrada no parque, por uma hora de uso do tobogã — com direito a ser rebocado ao começo da pista.
      Abraços e boa diversão.

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — julho 23, 2013 @ 14:02 | Responder

  6. Também adorei as dicas!!! Vou no fim de setembro! Queria fazer Farellones (tenho um filho de 9 anos) e Valle Nevado no mesmo dia, mas não tenho noção de quanto gastaria, incluindo o transporte até as estações. Quanto seria mais ou menos?

    Curtir

    Comentário por JOANA ALENCAR DE CASTRO — agosto 13, 2013 @ 17:07 | Responder

    • Oi Joana.

      Fiz os dois passeios em um só dia, em junho passado. Custou R$ 115,00. Comprei o pacote ao lado da Igreja de São Francisco, na entrada do Museu.
      Como não tinha a intenção de esquiar, não aluguei a roupa, pois achei muito caro. Fui bem agasalhado. Ah, não esqueça dos óculos de sol, por conta da claridade.
      Boa diversão.
      Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — agosto 13, 2013 @ 17:19 | Responder

      • Obrigada augusto. Mas nesse preço não estão incluidos as entradas para Farellones e valle Nevado ne? Quanto custam mais ou menos? Como era a travessia de uma estação para outra?
        Obg

        Curtir

        Comentário por JOANA ALENCAR DE CASTRO — agosto 13, 2013 @ 17:23

      • Oi Joana.

        Olha, não estão incluídas as entradas e não me lembro dos valores não. Em Valle Nevado entrei na pista de esqui, mas só para fotografar. Mas, era algo em torno de uns 20 ou 30 dólares. Na subida, primeiro passamos em Farellones. Paramos um pouco. Alguns ficaram e foram pegos na volta. Subimos para Valle Nevado, onde ficamos perto de 3 horas. Na volta, paramos em Farellones para pegar os que ficaram e para almoçar. Achei o preço da refeição um absurdo e comi os lanches e frutas que havia levado. Era algo em torno de 115 reais por pessoa. E nem era um menu fantástico, que valesse a pena. Abraços.

        Em 13 de agosto de 2013 17:23, A Simplicidade das Coisas — Augusto

        Curtir

        Comentário por Augusto Martini — agosto 13, 2013 @ 17:27

  7. Olá Augusto, no inicio do ano ainda se vê neve no Valle? Vou no final de janeiro!achei os valores de almoço absurdos (fora do que pretendo gastar!)esse é o valor da refeição na região?
    Obrigada!

    Curtir

    Comentário por Tonia Santos — dezembro 10, 2013 @ 9:35 | Responder

    • Oi Tonia.

      Então. Acredito que ainda pegue um pouquinho de neve, mas, nos picos. E realmente – o valor da comida por lá é um absurdo. Lembro-me que paguei o equivalente a doze reais por uma latinha de coca cola. Por isso levei lanches.
      Abraços e boa viagem.
      Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — dezembro 10, 2013 @ 9:40 | Responder

  8. Olá, gostaria de saber se é necessário alugar roupas para se divertir nos tobogã e tubings?

    Curtir

    Comentário por Patricia Seta — junho 8, 2014 @ 17:10 | Responder

    • Oi Patrícia.
      Os guias aconselham a alugar roupas sim. Eu não aluguei e foi tudo bem!
      Abrs.
      Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — junho 8, 2014 @ 17:11 | Responder

  9. Olá Augusto.

    Fiz o passeio a Valle Nevado e Farellones em ago/13, com a santiagotours.cl, seguindo sua dica. Saiu por 78 mil pesos (+- 370 reais) para 2 adultos e 2 crianças.

    Gostei muito do atendimento e eles ainda fizeram uma “parada extra” de 45min, entre Valle Nevado e Farellones, para praticarmos o “Ski-bunda”, descendo em uma prancha (alugada por +- 25 reais no mesmo local de aluguel das roupas). Foi a parte mais divertida do passeio e é uma alternativa à descida do tubing em Farellones (Quando chegamos em Farellones, não seria mais possivel descer no tubing pois estava muito cheio).

    Alugamos botas e calça impermeáveis (que são muito úteis se a pessoa for descer no tubing,ski-bunda, esquiar ou mesmo sentar na neve). As luvas compramos nos vendedores ambulantes em Santiago e quebraram o galho.

    Os preços, principalmente em Valle Nevado, são muito elevados. Lembro que um sanduiche tipo “misto quente” e um café expresso custavam +- 37 reais.Levamos lanches e frutas, como você recomendou.

    Se permitir, gostaria de deixar um link pra filmagem de celular que fiz do Ski-bunda, para que seus leitores possam ter uma idéia de como é:

    Um abraço e valeu pelas dicas.

    Curtir

    Comentário por Mauber Bandeira — junho 8, 2014 @ 20:42 | Responder

    • Oi Mauber. Fico feliz que as dicas lhes serviram. E que país lindo é o Chile, não é mesmo? Ontem, vendo reportagem especial do Globo repórter sobre o país, fiquei com muito mais vontade de desbravar outras regiões! Gostei muito do vídeo. Um abraço e mais uma vez obrigado pelo comentário. Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — junho 8, 2014 @ 22:49 | Responder

  10. Boa tarde!

    Passarei 5 dias no Chile no final de agosto e gostaria de saber quanto gastaria em média para 2 pessoas fazendo os passeios incluso Sky + aluguel de roupas no Valle Nevado?

    Obrigada,

    Curtir

    Comentário por Marcela Lima — julho 17, 2014 @ 16:20 | Responder

    • Oi Marcela.
      O Ski Total, faz o percurso de ida e volta por apenas 9.500 pesos, o que dá 32 reais, por pessoa. O transporte é feito em vans que saem de Santiago às 8h e deixam Valle Nevado às 17h. A loja fica próxima ao metrô Escuela Militar. Não é necessário fazer reservas. É só chegar, pagar e embarcar. Tanto na ida quanto na volta, vc precisa ser pontual, senão pode perder a van. A entrada mais equipamento lá no Valle Nevado saem por 44.000 pesos (150 reais), 30000 da entrada e 15.000 do equipamento com desconto. Na Ski Total, o equipamento custa 20.000.
      O que eu acho que não compensa alugar no Valle Nevado é a roupa. Além de cara, ela é suja e em quantidade limitada. O aluguel de uma calça e luvas custa 12.000 pesos (40 reais).
      Para roupas, eu recomendo comprar uma em um brechó. No centro de Santiago existem muitos brechós de roupas usadas. Vc pode comprar um macacão por 5.000 pesos e uma luva de esqui por 1.000 pesos. São roupas usadas, mas as que vc aluga também são e pior, são sujas. Pelo menos as do brechó são limpas e depois vc pode vender de volta pra eles.
      Abraços e boa viagem.
      Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — julho 17, 2014 @ 18:20 | Responder

  11. Olá! Parabéns pelo blog! Quando você foi no valle nevado? Estou querendo ir no dia 22 a 25 de setembro, mas estou com receio de não encontrar neve… você sabe me informar se tem? Beijos!

    Curtir

    Comentário por Bruna — fevereiro 18, 2015 @ 13:07 | Responder

    • Oi Bruna.
      Primeiro quero agradecer sua visita e o elogio!
      Já fui 3 vezes para Santiago. Duas vezes em julho e uma vez em novembro. Em novembro quase não vi neve. Nas duas outras idas sim. Numa mais, na outra menos. Acredito que sim, que encontrará neve em setembro. Tenho amigos que foram no começo de setembro e ainda tinha muita neve.
      Abraços e boa viagem.
      Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — fevereiro 18, 2015 @ 13:15 | Responder

  12. Olá. Por favor você pode me informar se em setembro ainda tem neve em Farellones e se a estação para prática de tubing fica aberta neste mês ? Em Farellones tem local para aluguel de botas e roupas térmicas ? Corre o risco de não achar botas compatíveis com o número do meu pé ou a oferta e abundante? Você usou que tipo de calçado ? Desde já grata.

    Curtir

    Comentário por Priscila — março 22, 2015 @ 19:13 | Responder

    • Oi Priscila.
      Com certeza, em setembro, ainda encontrará muita neve por lá. Então, as atrações também estarão abertas. Sim, encontra-se roupas e equipamentos de todos os tamanhos. As vezes compensa você ir num dos muitos ótimos brechós que tem no centro e comprar a roupa. Não vai conseguir usa-las por aqui, mas poderá encontrar roupas mais baratas para comprar do que para alugar. Eu não aluguei nada não. Achei caro. Fui com botas normais, de couro, que uso no inverno em SP. E foi tranquilo. fui com calças jeans e uma blusa de couro.
      Boa viagem. Aproveite.
      Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — março 22, 2015 @ 19:33 | Responder

      • Obrigada pela atenção.

        Curtir

        Comentário por Priscila — março 23, 2015 @ 17:12

      • Boa viagem para você. Que desfrute dessa linda cidade!

        Curtir

        Comentário por Augusto Martini — março 23, 2015 @ 17:13


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: