A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

junho 9, 2013

Pomaire e seu artesanato em “greda”, nas proximidades de Santiago

Existem vilarejos de artesãos em todo o Chile, mas o mais próximo de Santiago é Pomaire. Situado há uns 60 km ao oeste, pela Rota 78. É famoso não somente por seus potes, panelas, taças e pratos de argila (greda) escura, como também por sua comida típica, como cazuelas e empanadas gigantes. Os ônibus para Pomaire saem do Terminal San Borja. Metro Estación Central.

Pomaire é um vilarejo de origem indígena, pré-colombiano, fundado por volta de 1771. Foi graças a um período de domínio Inca, como diz a tradição local, que as técnicas artesanais avançaram ao grau que conferem hoje à cidadezinha a fama de seu lindo artesanato – a maior parte dele, à base de cerâmica de argila (greda, na linguagem local).

Este slideshow necessita de JavaScript.

No vilarejo a impressão é que o tempo parou. Suas ruas com pavimentação rústica nos levam para lojas de moradores que exibem seus artesanatos em cerâmica, já nas calçadas, quase sempre ao som da música local.

Potes, panelas, assadores, pratos, travessas, etc., são encontrados nas prateleiras das casas antigas, muitas feitas de madeira ou adobe e abertas aos visitantes, que invadem todo fim de semana o lugar para fazer compras. Las principales arterias del pueblo, San Antonio y Roberto Bravo, están repletas de estas casas-tienda que también son los talleres de los artesanos que crean sus piezas en trabajados tornos. As principais artérias da cidade, Calles San Antonio e Roberto Bravo, estão cheias dessas lojinhas, que também são oficinas de artesãos que criam suas peças em tornos manuais. Un espectáculo para tu cámara. Um show para sua câmera.

Esta tradición viene desde los diaguitas, cultura precolombina de la zona, siendo perfeccionada por el posterior dominio inca, quienes provocaron un gran avance de las técnicas en la creación de esta artesanía. Esta tradição vem dos Diaguitas, a cultura pré-colombiana da área, sendo aperfeiçoada pelo império inca mais tarde, que liderou um grande avanço das técnicas na criação deste ofício. Hoy es posible ver esos bellos trabajos hechos como piezas únicas o llevarte de recuerdo uno de los típicos “chanchitos de greda” (alcancías). Hoje você pode ver essas belas obras feitas como peças únicas ou levar um dos típicos “porquinhos de barro” (chicharón).

Na rua principal, é possível encontrar cultivadores de bonsais, músicos, carabineiros (a polícia chilena), vendedores de alfajores e outros doces típicos chilenos, vendedores de legumes, todos espalhados pelas vias os quais se integram a paisagem.

A culinária local é famosa pelas empanadas, pastel de choclo, humitas, cazuelas… A empanada de Pomaire faz jus à fama – deliciosa, é de encher os olhos e de dar água na boca. Em 1995, uma delas, de um restaurante local, entrou para o livro dos recordes pelo tamanho.

Conversei com uma artesã muito simpática. Que disse gostar somente do sul do Brasil por causa do clima que é mais “fresquito”. “No me gusta vuestro clima del norte, porqué uno se suda mucho. No me gusta el calor. Tan poco me gusta Santiago, que huelle a humo. Yo prefiero Valparaíso y la costa del Pacífico”.

Ao me despedir, ela me disse “que te vaya bien”. Que así sea! Gracias!

Anúncios

2 Comentários »

  1. AUGUSTO,
    QUE PRESENTE, ESSAS FOTOS, AMEI, TUDO. O QUE ME ENCANTOU FOI A FOTO
    SAL E AZUCAR, LINDO. TUDO MUITO MARAVILHOSO!
    AMEI!
    QUEM SABE, DEUS PREPARA EU E MINHA IR CONHECER. LUGAR LINDO

    Curtir

    Comentário por Adriana Siqueira — junho 9, 2013 @ 19:37 | Responder

    • Oi Adriana. Fico feliz que tenha gostado do post. Aguarde que logo seguirão outros. Abrs. Augusto

      Em 9 de junho de 2013 19:37, A Simplicidade das Coisas — Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — junho 10, 2013 @ 10:44 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: