A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

junho 7, 2013

Santiago e o Mercado de Abastos Tirso de Molina

Nas imediações da Estação Mapocho (hoje remodelada para um Centro Cultural) apresenta-se um atraente edifício, hoje patrimônio nacional, combinando com a Santiago frenética atual. Esse lugar é o mercado de Abastos Tirso de Molina.

Um de meus destinos de hoje foi o histórico mercado de alimentos Abastos Tirso de Molina, um edifício moderno, que recebeu o nome do dramaturgo espanhol. A construção é recente e abriga o mercado de alimentos.

O prédio é grande e sempre tem muitas pessoas comprando, especialmente frutas e legumes, que são de excelente qualidade e muito baratas! Por exemplo – a foto abaixo retrata a minha compra de hoje. E sabem quanto custou? 1.544,00 pesos chilenos ou seja – R$ 7,00 reais. Comprei um quilo de uvas, um quilo de Kiwi, um quilo de maçãs, um quilo de tomates, um quilo de cebolas, um brócolis, 4 cabeças de alho e uma pimenta (ají chileno).

Santiago 07 junho 2013 164

O mercado de alimentos é uma verdadeira vitrine da sociedade chilena que todo mundo gostaria de ver. Por fora tem a aparência de um edifício moderno, mas por dentro os box são iguais a qualquer outro mercado. No interior e no centro do prédio há duas escadas rolantes que permitem o acesso mais fácil e rápido para o segundo andar, no entanto, esse segundo andar “não se encaixa” com o comércio do andar térreo – vende-se de roupas a preços populares a comida pronta! Também há nesse mercado, e em lugar separado, várias floriculturas que além de flores para decoração, fazem coroas fúnebres. 

Santiago 2013 439

O mercado é uma opção muito boa para comprar alimentos a granel, por seu preço e sua localização central.

Santiago 2013 441 Santiago 2013 429 Santiago 2013 432 Santiago 2013 435 Santiago 2013 436

Mas, se você for paulistano e vier a Santiago, não encontrará os nossos tradicionais “PFs” (pratos feitos), a preços convidativos. E nem os restaurantes que vendem a quilo. Igual aos europeus, em Santiago se come pratos combinados ou à la carte. Aqui, comer em restaurantes não é barato. E um PF daqui nem se compara com a qualidade e quantidade a um PF de São Paulo ou de qualquer outro local do Brasil. Em Santiago, come-se muito bem sim, mas também paga-se muito bem por isso.

2 Comentários »

  1. Augusto, pelo jeito está encantando com Chile.Não é por menos, as lutas do povo chileno no passado refletem uma sociedade mais igualitária e justa, situações que ainda não se concretizam na tal democracia brasileira.Temos conversado sobre minha intenção de morar em uma capital latina e gostaria ao seu retorno me passar as informações de hospedagem,os lugares que todo mochileiro possa estar de uma forma mais econômica possível,e também em relação a empregos para estrangeiros como está a situação por esses lados?pelo jeito minhas próximas férias será conhecer Chile.
    Boa estadia , obrigado pelas belas fotos, abraçaço.
    Valdecir.

    Curtir

    Comentário por Valdecir Roberto de Oliveira — junho 8, 2013 @ 10:10 | Responder

    • Oi Valdecir. É a minha terceira vez em Santiago e cada vez fico mais encantado com a sociedade daqui. Povo sério, que não tem medo de protestar. Ainda essa semana vi um protesto de uma só pessoa – uma senhora, de uns 60 e poucos anos que protestava por melhor soldo na aposentadoria e fazia-se exibir com um cartaz em frente ao Palacio de La Moneda. Abraços. Augusto Em 8 de junho de 2013 10:10, A Simplicidade das Coisas — Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — junho 8, 2013 @ 10:29 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

DISCUTINDO CONTEMPORANEIDADES

Escrito por PROF RAFAEL PORCARI, compartilhando sobre futebol, política, administração, educação, comportamento, sociedade, fotografia e religião.

Saia de viagem

Em frente, sempre.

Mulher Moderna

Fazendo de tudo um pouco.

Memórias de Tereza

Um blog de memórias, recordações e lembranças familiares

Blog da Reforma

Um dia esta reforma acaba!

%d blogueiros gostam disto: