A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

junho 5, 2013

A Grande Torre de Santiago – o edifício mais alto da América do Sul

Santiago, no Chile, espera orgulhosamente o término da construção que vai se tornar o edifício mais alto da América do Sul.

Conhecida como  Grande Torre Santiago , foi projetado pelo arquiteto Argentino/E.U.A  Cesar Pelli e atinge 300 metros de altura.

DSC00640 DSC00413

Depois de concluída, a Grande Torre Santiago, fará parte de um complexo de quatro arranha-céus que compõem o Costanera Center,  e será o segundo edifício mais alto do hemisfério sul, perdendo apenas para a Q1 Tower, que se eleva a 322 metros em Gold Coast, na Austrália.

Cesar Pelli, em 1977, fundou a empresa de arquitetura Pelli Clarke Pelli Architects, famosa por projetar alguns dos edifícios mais altos do mundo. Entre suas obras mais conhecidas estão as Torres Petronas em Kuala Lumpur, na Malásia, com 452 metros, que costumava ser o prédio mais alto do mundo até a construção em 2009 do Burj Khalifa, em Dubai, com 828 metros.

Apesar de não estar terminada ainda, a grande torre atingiu sua altura máxima em 1 de fevereiro de 2012, quando foi comemorada com o plantio de uma vinha no topo do edifício. Uma vez que todas as janelas de vidro estiverem no lugar, o espaço da construção será dividida em dois hotéis, apartamentos de luxo e escritórios.

Este novo arranha-céu mudou a visão geral da cidade, acrescentando um novo elemento para o meio ambiente cuja estrutura reflete o Andes e também lança uma sombra que se estende por cerca de duas milhas. A grande torre, com 70 andares, ergue-se acima dos outros edifícios na capital chilena, uma cidade colonial fundada em 1541 pelos conquistadores espanhóis.

Uma das opções mais simples onde você pode ver o contorno de Santiago é fazer o que fiz ontem – subir o Cerro San Cristobal, a pé, de bicicleta ou de funicular (subi e desci por ele). É maravilhoso descobrir que, apesar de ter pedalado por uma hora até o topo, a torre ainda esteja mais aluta que você.

DSC00622 DSC00613

A grande torre, um edifício que custou mais de um bilhão de dólares, tem a mais recente tecnologia sísmica, o que é muito importante no Chile, um país que faz parte do Anel de Fogo do Pacífico e é frequentemente abalada por terremotos e tremores de terra . Na verdade, já se provou a sua resistência para suportar terremoto, já que passou pela prova de um que atingiu 8,8 na escala Richter que acometeu o Chile em fevereiro de 2010, sem danos.

Uma vez concluída, na grande torre estará disponível 700.000 metros quadrados de espaço e estima-se que cerca de 240 mil pessoas vão passar por ela todos os dias. O shopping Costanera Center, parte do complexo, está concluído e aberto ao público. Visitei ontem!

Este “mall” (que é como eles chamam os shoppings por aqui), famoso entre os habitantes locais e turistas, tem seis andares onde você pode encontrar restaurantes, lojas e cinemas. De fato, entre as suas quatro paredes é possível encontrar de tudo, desde produtos de designers,  livros, artigos esportivos, roupas, alimentos e lojas de eletrônicos.

 

centro torre beira-mar

9 Comentários »

  1. Olá Augusto, saudações.
    Achei de muito bom gosto, sua escolha por Santiago: Na América do sul é a minha preferida, e que ainda desejo conhecer pessoalmente. Aproveite ao máximo e depois nos conte mais novidades daí.
    Abraços
    José antonio

    Curtir

    Comentário por José Antonio Caetano — junho 5, 2013 @ 11:22 | Responder

    • Oi José Antonio. Pois é. Aqui e trabalhando… Mas, vale a pena. Tenho visto que aqui os cidadãos exercem de fato sua cidadania. Protestam, mesmo que seja um protesto de uma só pessoa como vi ontem, uma senhora, com um cartaz, reclamando da aposentadoria e em frente à casa de governo. Abrs. Augusto

      Em 5 de junho de 2013 11:22, A Simplicidade das Coisas — Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — junho 5, 2013 @ 14:32 | Responder

  2. OI …
    Lindas fotos , aproveitem o passeio, e a neve conseguiu ver ??
    Mande mais fotos.
    bjuss , saudades

    Curtir

    Comentário por Regiane C. Christofoletti Gouveia — junho 5, 2013 @ 14:20 | Responder

    • Oi Re. Tem mais fotos no facebook. Bjs. Gu

      Em 5 de junho de 2013 14:21, A Simplicidade das Coisas — Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — junho 5, 2013 @ 14:30 | Responder

  3. AMEI ESTA OBRA!

    Curtir

    Comentário por irany soares de araujo — junho 5, 2013 @ 17:25 | Responder

  4. Ola Augusto.

    Muito legal seu blog.
    Irei a Santiago em agosto/13.

    Vi seu comentário sobre o ter usado funicular para subir o Cerro San Cristobal agora em junho/13. O funicular esta funcionando normalmente? (Li em algum lugar que o serviço do funicular seria suspenso).

    Outra coisa, a Grande Torre Santiago está aberta para visitação?
    Um abraço.
    Mauber.

    Curtir

    Comentário por Mauber Bandeira — junho 16, 2013 @ 11:53 | Responder

    • Olá, Mauber.
      Estou voltando ao Brasil amanhã.
      O que não está funcionando é o Teleférico do Cerro San Cristobal. O funicular funciona normalmente. E a grande torre ainda não está acabada, mas o Mall (shopping), já está funcionando.
      Abraços e boa viagem.
      Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — junho 16, 2013 @ 20:16 | Responder

  5. Procurava informações sobre o maior prédio da america latina e me deparei com seu blog! Muitas coisas interessantes! Estive em Santiago duas vezes, e cada vez mais tenho vontade de conhecer a cultura e as paisagens desse incrível país que é o Chile! Planejando a terceira viagem em breve!

    Curtir

    Comentário por Felipe — maio 25, 2014 @ 15:48 | Responder

    • Oi Felipe.
      Já estive por lá 3 vezes e não me arrependo. Voltaria mais 3 vezes tranquilamente.
      Abraços.
      Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — maio 25, 2014 @ 18:08 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

DISCUTINDO CONTEMPORANEIDADES

Escrito por PROF RAFAEL PORCARI, compartilhando sobre futebol, política, administração, educação, comportamento, sociedade, fotografia e religião.

Saia de viagem

Em frente, sempre.

Mulher Moderna

Fazendo de tudo um pouco.

Memórias de Tereza

Um blog de memórias, recordações e lembranças familiares

Blog da Reforma

Um dia esta reforma acaba!

%d blogueiros gostam disto: