A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

maio 28, 2013

IV Seminário Estadual de Educação Fiscal aconteceu na semana passada em São Paulo

Nos dias 22, 23 e 24 da semana passada, o Grupo de Educação Fiscal Estadual (GEFE/SP) realizou o IV Seminário Estadual de Educação Fiscal, com a colaboração de várias entidades. O evento contou com a participação de aproximadamente 332 pessoas, sendo elas professores da rede estadual e municipal, servidores públicos das três esferas do governo e estudantes universitários.

A mesa solene de abertura do evento foi composta por Evandro Luís Alpoim (Secretaria da Fazenda), Carlos Eduardo de Arruda (Controladoria Geral da União), Claudia Chiaroni Afuso (Secretaria da Educação do Estado), Rai de Almeida (Escola de Administração Fazendária), Marcelo Barreto (Superintendente Adjunto e Substituto da Receita Federal da 8ª região), Simone Azeredo (Procuradoria Geral da Fazenda Nacional), Antonio Cesar Russi Callegari (Secretário Municipal de Educação).

Confira abaixo algumas imagens do evento capturadas por Saulo Oliveira –  Assessoria de Comunicação Receita Federal do Brasil

Este slideshow necessita de JavaScript.

A finalidade do evento foi de divulgar o Programa Nacional de Educação Fiscal – PNEF, fomentando o debate acerca da função socioeconômica dos tributos e do controle social dos gastos públicos e da transparência, com vistas à construção da cidadania, criando condições para uma relação harmoniosa entre o Estado e o cidadão.

Alpoim que representou o Secretário da Fazenda, Andrea Sandro Calabi, em seu discurso destacou a importância de investir em educação fiscal nas escolas: “As crianças são o futuro do nosso país, e por meio delas conseguiremos um desenvolvimento sustentável”, disse.

O coordenador do GEFE/SP, Silvio Mendonça, comentou o sucesso do evento. “Estamos felizes em ver o auditório com participantes da capital e interior”. Já Ivan Aurélio de Senço, que também participa do GEEF/SP, destacou que a expectativa do evento foi a de compartilhar conhecimento e gerar novos resultados, além de divulgar e difundir o trabalho do grupo.

O evento foi realizado pelo Grupo Estadual de Educação Fiscal – GEFE/SP – que é coordenado pela Secretaria de Fazenda de São Paulo e é composto pela Receita Federal do Brasil 8ª Região, Secretaria Estadual da Educação e Centro de Treinamento Regional da ESAF-CENTRESAF/SP.

O seminário aconteceu nas dependências da Receita Federal em São Paulo, no auditório do Ministério da Fazenda e contou com a participação de diversos palestrantes, entre eles o jornalista Heródoto Barbeiro (palestra Dinheiro Público é o nosso Dinheiro), o Prof. Paul Singer (palestra Economia e Sociedade), o filósofo Renato Janine Ribeiro (palestra Estado e Sociedade), e o Senador da República Eduardo Suplicy (palestra Renda Cidadã), entre outros.

Os educadores da rede estadual também participaram do IV Seminário Estadual de Educação Fiscal, parceria da Secretaria da Educação com o Grupo de Educação Fiscal Estadual (GefeSP).

Entre os participantes do evento, que ocorreu no Edifício da Superintendência da Receita Federal, tivemos dezenas de professores. Ao todo foram 184 professores-coordenadores e supervisores de Escolas de Tempo Integral (ETI), divididos em 72 representantes das Diretorias de Ensino que possuem Escolas de Tempo Integral, além de 91 representantes de cada uma das diretorias e 21 representantes das unidades escolares.

Fontes de consulta: AFRESP e EFAP

19 Comentários »

  1. Bacana! Espero que aconteça um evento no interior também!
    Vai acontecer a Feira do Livro aqui em Ribeirão Preto…
    Obrigada!
    Pelas atualizações que nos tem passado.

    Curtir

    Comentário por Adriana Siqueira — maio 28, 2013 @ 15:42 | Responder

    • Oi Adriana. Na Feira do Livro de Ribeirão haverá um estande do nosso grupo de educação fiscal estadual. Não deixe de visitá-lo. Teremos distribuição dos materiais editados pelo grupo. Abraços. Augusto

      Em 28 de maio de 2013 15:42, A Simplicidade das Coisas — Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — maio 28, 2013 @ 15:51 | Responder

  2. Parabéns a todos os organizadores deste evento que está muito bem comentado.

    Todos os que participaram elogiaram muito!!!

    Curtir

    Comentário por Solange — maio 28, 2013 @ 16:51 | Responder

    • Obrigado, Solange querida. Faltou vc por lá! Bjs.

      Em 28 de maio de 2013 16:51, A Simplicidade das Coisas — Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — maio 28, 2013 @ 16:56 | Responder

  3. Parabéns aos organizadores, foi maravilhoso participar deste evento. Com toda certeza aprendemos muito e ficou ainda mais a convicção que este é o caminho “PNEF”.

    Curtir

    Comentário por Magali — maio 28, 2013 @ 17:13 | Responder

  4. Boa noite!
    Realmente foi um evento muito importante e esclarecedor! Eu que sou de Olímpia, interior de São Paulo espero participar mais vezes do Seminário.
    Abços

    Curtir

    Comentário por Cleide Pessoa — maio 28, 2013 @ 19:36 | Responder

    • Bom dia Cleide.
      Ficamos felizes que tenha participado e aproveitado o Seminário.
      At.
      Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — maio 29, 2013 @ 8:25 | Responder

  5. Mais uma vez Parabéns!!!Fico feliz por fazer parte deste grande evento…..Aguardo sua visita aqui em Ribeirão Pires para conhecer o trabalho de nossa cidade!!!!!
    Bjs

    Curtir

    Comentário por luciana — maio 28, 2013 @ 20:33 | Responder

    • Oi Luciana. Não vai faltar oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido por vcs. Agradecemos sua presença. Augusto

      Em 28 de maio de 2013 20:34, A Simplicidade das Coisas — Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — maio 29, 2013 @ 8:26 | Responder

  6. Nossos parabéns aos organizadores do evento pela qualidade e seletividade de preletores, e por todo o programa, que nos proporcionou um grande crescimento. Parabéns também a você, que nos bastidores foi um gigante!!
    Abraços
    José Antonio

    Curtir

    Comentário por José Antonio Caetano — maio 28, 2013 @ 20:55 | Responder

    • Oi José Antonio. O evento foi um sucesso graças a vcs, disseminadores de EF, que estiveram presentes. Abrs.

      Em 28 de maio de 2013 20:55, A Simplicidade das Coisas — Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — maio 29, 2013 @ 8:27 | Responder

  7. Adorei estar presente neste mega evento, tão importante e rico em conhecimento, experiências e energia. Quero deixar registrado também que você, Augusto, é uma peça chave, alguém muito importante e essencial ao grupo.. sua ajuda diária enriquece todo o grupo… vc vestiu a camisa desde o início. Parabéns por ser atuante, solidário, amigo, participativo, braço direito! Bjs

    Curtir

    Comentário por Ivana — maio 28, 2013 @ 22:39 | Responder

    • Oi Ivana. Todos nós somos importantes para o andamento do programa! Bjs.

      Em 28 de maio de 2013 22:39, A Simplicidade das Coisas — Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — maio 29, 2013 @ 8:28 | Responder

  8. A oportunidade de participar desse Seminário e relembrar os trabalhos feitos pelo Grupo reacende a chama de lutar por Um Brasil Melhor, que cada formiguinha que somos nós não desanime nunca, Educação Fiscal está no sangue!!

    Curtir

    Comentário por Regina Ribeiro — maio 29, 2013 @ 21:25 | Responder

  9. Ver que ainda é possível acreditar num país melhor e ter a certeza de que pessoas como vocês existem e nos “cutucam” para acreditar também. Grata pelos momentos de ensinamento, de consciência e prazer nesse encontro. Janete Loduca

    Curtir

    Comentário por janete da mata loduca pereira — junho 1, 2013 @ 9:26 | Responder

  10. Parabéns a toda equipe pela iniciativa e brilhante organização. Foi um evento muito rico em conhecimento e
    sobre um assunto que é pouco conhecido mas que deveria ser prioridades nas escolas brasileiras. Obrigada pela oportunidade!!!!

    Curtir

    Comentário por Paula Prado — junho 4, 2013 @ 9:08 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Pensieri Parole e Poesie

Sono una donna libera. Nel mio blog farete un viaggio lungo e profondo nei pensieri della mente del cuore e dell anima.

DISCUTINDO CONTEMPORANEIDADES

Escrito por PROF RAFAEL PORCARI, compartilhando sobre futebol, política, administração, educação, comportamento, sociedade, fotografia e religião.

Saia de viagem

Em frente, sempre.

Mulher Moderna

Fazendo de tudo um pouco.

Memórias de Tereza

Um blog de memórias, recordações e lembranças familiares

Blog da Reforma

Um dia esta reforma acaba!