A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

maio 16, 2013

Cursos gratuitos em EAD – no Hospital Albert Einstein, Coursera e outros

Lendo a coluna do Gilberto Dimenstein na Folha de São Paulo de ontem, vi que o Hospital Albert Einstein decidiu abrir as portas gratuitamente para que seus conhecimentos fiquem acessíveis a todos os médicos e enfermeiros.

Inspirado em gigantes como o Coursera – que no ano passado ganhou destaque no mundo ao oferecer Moocs dessa área, o centro médico, considerado um dos mais importantes da América Latina, passa a oferecer 30 cursos de capacitação profissional para médicos e enfermeiros, ministrados pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein.

EAD

O hospital desenvolve uma série de cursos internos para treinamento de sua equipe (aperfeiçoamento de médicos e enfermeiros). Aderindo a essa onda gigantesca, iniciada nos Estados Unidos, o Einstein está lançando um portal com esses cursos, abertos a qualquer um – e a qualquer hora. No próximo ano, o portal deve ter cerca de 400 cursos.

Já de início contará com 30 cursos. Alguns deles, sobre amamentação, prevenção e controle de infecção, emergências obstétricas, dengue, sepse (que é um tipo de infecção gerada por germes), protocolo de AVC (Acidente Vascular Cerebral), entre outros.

A plataforma, que servirá como uma espécie de repositório de conteúdos, terá cursos teóricos, que serão oferecidos a partir de animações e imagens, com indicações sobre procedimentos e práticas. O projeto contempla também web conferências.

Os cursos poderão ser acessados sem nenhuma restrição, durante qualquer horário e período – seja um dia ou durante meses. Os estudantes também podem escolher ou não realizar as provas. Mas só recebe o atestado de conclusão do curso o estudante que passar nos testes e tiver um tempo mínimo de permanência no sistema.

Como disse Dimenstein, é neste tipo de gesto que vemos a grande inovação educacional. Imagine quantos centros de saúde, faculdades e hospitais, especialmente fora dos grandes centros, não podem se beneficiar desse tipo de recurso gratuito.

Clicando aqui você terá acesso à uma lista de cursos gratuitos oferecidos por algumas das melhores universidades do mundo.

A USP – Universidade de São Paulo criou um portal com 800 videoaulas. Veja clicando aqui.

A Unicamp também tem um projeto semelhante. Mais detalhes aqui.

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: