O Bradesco Seguros e a ProDeaf lançaram no último dia 02, o ProDeaf Móvel, um aplicativo para a comunicação entre ouvintes e surdos utilizando o telefone celular. Por meio dessa ferramenta, a pessoa que quer se comunicar com um surdo digita uma mensagem no celular clicando no ícone da lupa, ou ainda pode falar a mensagem após clicar no ícone do microfone. A mensagem é traduzida para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) por meio de um avatar hospedado na nuvem onde se encontra a inteligência da solução, com a utilização de um dicionário de 3.700 sinais. Abaixo, o avatar:
O aplicativo foi desenvolvido com a ajuda de 40 surdos e apoio do Sebrae, CNPQ, Bradesco Seguros e Wayra, da Telefônica, com investimentos de mais de R$ 500 mil para criação do programa. Em junho, a ProDeaf, de Recife, deve lançar um editor online de sinais de Libras, para aprimorar o aplicativo e outros serviços derivados da tecnologia de tradução.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem no Brasil 10 milhões de surdos e, desse total, 2,7 milhões não conhecem a língua portuguesa. Em dezembro do ano passado, o Grupo Bradesco Seguros e a ProDeaf lançaram o serviço digital Bradesco Seguros LIBRAS. A ferramenta, inédita no Brasil, permite a tradução do português para LIBRAS. Por meio de um avatar disponível nos sites da Bradesco Seguros, da Bradesco Auto/RE, da Bradesco Saúde e da Bradesco Vida e Previdência – empresas integrantes do grupo segurador –, o usuário tem acesso ao conteúdo dos sites. As páginas disponíveis para tradução são identificadas por um ícone que remete à LIBRAS. Ao clicar no ícone, aparece o avatar. Agora, com o app para celular, o serviço se expandiu.
O download pode ser feito no Google Play (funciona com Android 2.3 para cima).
Fontes:
http://convergenciadigital.uol.com.br
Dessa forma o Bradesco sai na frente com a inclusão.
Parabéns a notícia foi bem surpreendente, e desejo
a todos sucesso, e que dessa atitude possam ser bem
sucedidos. Melhorará a comunicação com os surdos e
será muito melhor para ambos.
CurtirCurtir
Comentário por Adriana Siqueira — abril 11, 2013 @ 15:45 |