A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

março 7, 2013

Tributos – Educação Fiscal e Cidadania – vídeo realizado pela TV Cultura

Poderíamos definir que a principal linha da Educação Fiscal com a missão de levar aos cidadãos a conhecerem seus direitos e deveres para poder exercê-los em sua plenitude, visando uma melhor qualidade de vida para toda a população.

O tema Educação Fiscal é amplo. Nele, fala-se em tributos e ao falar em tributos há a implicação em direitos e deveres. Todos sabemos que a arrecadação de impostos gera qualidade de vida para a população e perspectiva de um futuro melhor. Ou pelo menos deveria gerar! E para o professor falar de Educação Fiscal nas escolas ele deverá partir do pressuposto do papel social dos tributos no desenvolvimento da cidadania.
Educação Fiscal e Cidadania

Educação Fiscal e Cidadania – cartaz utilizado elaborado pelo Programa Municipal de Educação Fiscal de Santa Maria – RS

Deverá partir de um trabalho de conscientização onde a criança seja educada a perceber que todos pagamos tributos, desde o mais pobre até o mais rico, e isso fará com que ela passe a perceber a importância da preservação do patrimônio público, por exemplo. Ela passará a perceber que o dinheiro dos seus pais mantêm a escola pública que ela estuda e outros serviços básicos. Vai reforçar na criança o conceito de que o que é público é de todos. E talvez isso cause diminuição dos atos de vandalismo e depredação da escola, por exemplo. 
O aluno perceberá que o comerciante que não emite nota fiscal está se apropriando de algo que é público: O tributo que os seus pais, que são cidadãos já pagaram. Isso pode gerar um processo de repulsa pela sonegação de impostos, pois o aluno-cidadão se sentirá subtraído do direito aos bens e serviços que o estado tem o dever constitucional de prover.
E essa via de mão dupla – do cumprimento com as nossas obrigações que são indispensáveis a práticas de políticas públicas que são de responsabilidade do Estado, tenderá a nos levar a algo perceptível e automático, onde cada cidadão visualizará que a realização dos direitos que nos cabem está atrelada ao cumprimento das obrigações.
Abaixo, um ótimo vídeo para assistirem. Especialmente indicado para educadores trabalharem em sala de aula.

O site Veengle,  onde localizei esse vídeo, é uma maneira nova e divertida de compartilhamento de imagens em movimento. Você pode criar compilações de vídeo e compartilhar com os amigos. Você pode compartilhar seus vídeos criados em quase qualquer lugar (por exemplo, seu site, seu blog, outros sites de redes sociais). Durante a fase Beta, Veengle irá tratar somente vídeos do youtube. Quando a versão completa estiver pronta,  os usuários poderão fazer upload de seus vídeos diretamente para o Veengle. Acabei de fazer uma busca no site com “Educação Fiscal” e encontrei 351 vídeos. Caso queiram acessá-los cliquem aqui.

E aqui você poderá acessar o material pedagógico do GEFE/SP.

Duas ótimas reportagens veiculadas no Jornal Nacional dessa semana e que falam da necessidade de uma Reforma Tributária:

Entenda como o atual sistema de impostos atrapalha o país

Reforma tributária deixaria brasileiro 10% mais rico, diz economista

4 Comentários »

  1. […] Tributos – Educação Fiscal e Cidadania – vídeo realizado pela TV Cultura | A Simplicidade das…. […]

    Curtir

    Pingback por Tributos – Educação Fiscal e Cidadania – vídeo realizado pela TV Cultura | A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini | Inesagula's Blog — março 7, 2013 @ 18:57 | Responder

  2. \obrigada pela dica …

    Curtir

    Comentário por Luciana — março 7, 2013 @ 21:29 | Responder

    • Eu é quem agradeço sua visita. Abrs.

      2013/3/7 A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — março 8, 2013 @ 8:24 | Responder

  3. Parabéns pelo trabalho! Só uma contribuição: o cartaz utilizado foi elaborado pelo Programa Municipal de Educação Fiscal de Santa Maria – RS em 2004. Visite-nos http://www.santamaria.rs.gov.br/educacaofiscal/

    Curtir

    Comentário por Rosaura Vargas — março 11, 2013 @ 8:41 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

DISCUTINDO CONTEMPORANEIDADES

Escrito por PROF RAFAEL PORCARI, compartilhando sobre futebol, política, administração, educação, comportamento, sociedade, fotografia e religião.

Saia de viagem

Em frente, sempre.

Mulher Moderna

Fazendo de tudo um pouco.

Memórias de Tereza

Um blog de memórias, recordações e lembranças familiares

Blog da Reforma

Um dia esta reforma acaba!

%d blogueiros gostam disto: