A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

fevereiro 25, 2013

Osho Neo -Tarô – Carta Simplicidade – Ser simplesmente comum é um milagre!

“A simplicidade é o mais elevado grau de sofisticação”.
Leonardo da Vinci

É muito comum em rodas de conversas ouvirmos: “a vida está difícil, a vida é um martírio, etc.”.

Curiosamente, estas queixas não partem daqueles para quem a vida nunca foi boa. Os queixosos, na maioria, são os mais privilegiados amigos que tenho.

De fato a vida não é fácil todos os dias. Há dias melhores, dias piores e dias mais ou menos. Mas, há pessoas, que diante da mínima contrariedade, por mais simples e leve que seja, soltam o seu pessimismo, clamando drama e a tragédia, por antecipação. A isto eu chamo de querer complicar a vida. Complicam a sua e a de quem com eles convive ou lida, provocando infelicidade, desânimo, e por vezes desespero. Os que assim agem, parece-me quererem mais do que aquilo que a vida lhes pode dar, ou a que têm direito, desvalorizando ou não dando valor ao que realmente têm. Querem mais e mais, e por mais que tenham, nunca estão satisfeitos. Há sempre algo melhor. São pessoas ambiciosas, presunçosas, egoístas, preconceituosas que se julgam superiores a tudo e a todos.

Carta 11- Simplicidade

Carta 11- Simplicidade

Penso que estas pessoas seriam mais felizes se fossem modestas, moderadas e sensatas, resumindo – simples.

Para ser simples não é preciso ser ou tornar-se pobre. As pessoas podem ser simples de várias maneiras, independentemente da sua situação social, intelectual, profissional ou outra. Cada um pode e deve tirar partido de tudo o que a vida lhe dá, levando sempre em conta sua conduta, seu comportamento, seu entendimento, sua tolerância e o sentimento pelos outros. 

Ser simples, é ser positivo, tolerante, ser construtivo e solidário para com os outros, e, acima de tudo, valorizar e viver melhor com aquilo que se tem. Ser simples é simplificar a vida ou, pelo menos, não complicá-la.

Ser simples é ser humano, tolerante, educado, generoso e solidário. Complicar a vida é fácil. Descomplicar é difícil. Portanto, é melhor ser simples.

E, a carta de hoje do neo tarô do Hosho é a número 11 – SIMPLICIDADE.

Ser simplesmente comum é um milagre. Não ansiar por ser alguém é um milagre. Deixe a natureza tomar seu curso, permita-o.

Uma vez aconteceu que Bankei, um Mestre Zen, estava trabalhando em seu jardim. Um buscador chegou e perguntou a Bankei: “Jardineiro, onde está o Mestre?”

Bankei riu e disse: “Por aquela porta, lá dentro você vai encontrar o Mestre”.

Assim o homem virou-se e entrou, e lá dentro viu Bankei sentado numa poltrona, o mesmo homem quer fora o jardineiro lá fora. O buscador disse: “Você está brincando? Saia dessa poltrona! Isso é sacrilégio! Você não está respeitando o Mestre?”

Bankei levantou-se sentou no chão, e disse: “Agora você não vai encontrar o Mestre na poltrona – porque eu sou o Mestre!”.

Era difícil para o homem ver que um grande Mestre pudesse ser tão simples. Ele foi embora… E perdeu a oportunidade.

Um dia Bankei estava calmamente falando a seus seguidores, quando sua palestra foi interrompida por um sacerdote de outra seita. Esta seita acreditava no poder dos milagres.

O sacerdote gabava-se que o fundador de sua religião era capaz de ficar na margem de um rio com um pincel em sua mão, e escrever um nome sagrado em um pedaço de papel que um assistente segura na margem oposta do rio. Então ele perguntou: “Que milagres você pode fazer?”

Bankei respondeu: “Apenas um. Quando tenho fome, como e quando tenho sede, bebo”.

O único milagre o milagre impossível, é o de simplesmente ser comum. O desejo da mente é o de ser extraordinário. O ego está sedento por reconhecimento. E isto é um milagre – quando aceita não ser ninguém, quando pode ser tão comum como qualquer outra pessoa, quando não pede por reconhecimento, quando existe como se não tivesse existido. O poder jamais é espiritual. Pessoas que fazem milagres não são espirituais de maneira alguma, estão apenas difundindo magia em nome da religião, o que é muito perigoso.

Sua mente dirá: “Que tipo de milagre é este; quando com fome, como, quando sonolento, durmo”. Mas Bankei disse a maior verdade. Quando você sente fome, a mente diz: “Não estou em jejum.” Quando você não sente fome, quando o estômago esta cheio a mente diz: “ Continue comendo, a comida está deliciosa”. Sua mente interfere.

Bankei está dizendo: “Eu fluo com a natureza. Qualquer coisa que todo meu ser sinta, eu faço. Não existe nenhuma mente fragmentada manipulando”.

Também só conheço um milagre: deixar a natureza seguir seu curso, permiti-lo.

Anúncios

4 Comentários »

  1. É verdade.
    O Pior é que Pessimismo “Contagia”
    A Vida não é Igual.
    Uns dias Chove,
    Outros, Faz Sol.
    O que a Gente precisa, é Simplesmente “SER”
    Grata
    Abraço fraterno.

    Curtir

    Comentário por Maria Martins Ferreira — fevereiro 25, 2013 @ 13:56 | Responder

    • Olá, Maria! Agradeço sua visita! Namaskár!

      Em 25 de fevereiro de 2013 13:56, A Simplicidade das Coisas — Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — fevereiro 25, 2013 @ 14:01 | Responder

  2. Augusto, Boa Tarde.

    Tem pessoas são um “Buraco sem Fundo” Impossível de Preencher. Parece que o que querem mesmo é “Vampirizar”, ou seja, sugar a Energia dos Outros.
    Grata por Compartilhar conosco.
    Abraço.

    Curtir

    Comentário por Maria Clara — fevereiro 25, 2013 @ 14:47 | Responder

    • Oi Maria Clara. E para que toda essa avareza, não é? Se todos estamos no mesmo barco e vamos para o mesmo lugar… Um abraço. Augusto

      Em 25 de fevereiro de 2013 14:47, A Simplicidade das Coisas — Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — fevereiro 25, 2013 @ 15:09 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: