De alguma maneira, eu não posso acreditar que haja alguma montanha que não possa ser escalada por um homem que saiba o segredo de tornar sonhos realidade. Este segredo especial, parece-me, pode ser resumido em quatro C s. Eles são curiosidade, confiança, coragem e constância, e o maior de todos é a confiança. Quando acreditar em uma coisa, acredite em tudo o que o envolve, implícita e inquestionavelmente. – Walt Disney
Meu mestre de Yôga e meditação, Dada Diipajinananda, do Anandamarga, sempre me dizia do fantástico que é termos confiança em nós mesmos. Isso também envolve aprender a ouvir a intuição e assim fazer o seu caminho ser real e verdadeiro.
Boa parte do nosso sucesso está relacionado em quanto nós confiamos em nós mesmos, conhecendo muito bem todos os nossos pontos fortes, buscando o equilíbrio e atuando para fortalecer este equilíbrio.
Confiar pressupõe conhecer e acreditar, saber que a gente é capaz e que nós é que somos a força que faz o tudo. A confiança é transmitida na atitude, na demonstração de valores pessoais, no posicionamento seguro, e na forma como a gente conduz todas as situações da forma mais positiva possível.
Mesmo em situações que fazem a gente sair do eixo, em que se tem de direcionar grande esforço ou se dedicar de uma forma considerada inimaginável para aquilo, a confiança é fundamental para fazer com que tudo se ajuste e assuma uma posição de problema resolvido, por mérito e por se entender que se a pessoa é positiva, ela soluciona qualquer situação.
A confiança é tão poderosa e tão importante para nós, que faz com que vejamos claramente as situações, estejamos abertos a ouvir mais e a enxergar os fatos e não somente as suposições. O importante é não confundir confiança com arrogância, porque quem confia em si mesmo olha a seu redor e percebe o que está a sua volta.
O que faz a diferença para qualquer indivíduo é sempre confiar em si e naquilo que ele tem a dizer a si próprio. Se você ainda não confia, descubra logo o caminho, porque ninguém pode fazer isso por você!
Depois de tanto papo cabeça, segue a interpretação da carta Confiança, do Tarô Zen, do Osho.
14 – CONFIANÇA.
Quando você está sentindo profunda confiança, essa qualidade da confiança transforma sua vida, não importam as circunstâncias.
Quando Milarepa foi até seu Mestre, no Tibete, ele era tão humilde, tão puro, tão autentico, que outros discípulos ficaram com inveja. Ele certamente se tornaria o sucessor; então tentaram mata-lo.
Milarepa era muito, muito confiante. Um dia os outros discípulos disseram: “Se você realmente acredita no Mestre, então é capaz de saltar do rochedo. Se existe confiança, então não há perigo. Nenhum mal vai acontecer”.
E Milarepa saltou, e sem hesitar um único instante. Os discípulos correram para baixo… Era uma vale de quase mil metros de profundidade. Eles desceram, esperando encontrar os ossos espalhados, mas ele estava lá sentado, em posição de lótus, tremendamente feliz.
Ele abriu os olhos e disse: “Vocês estão certos – a confiança salva!”
Eles pensaram que houve alguma coincidência. Assim, num dia em que uma casa estava em chamas, disseram-lhe: “Se você ama o Mestre e confia, então pode entrar no fogo”. Ele rapidamente entrou na casa, para salvar uma mulher e uma criança que lá estavam.
O fogo estava muito forte, e tinham esperança de que ele morreria, mas ele não se queimou, nem um pouco. Ele ficou mais radiante, devido à confiança.
Um dia eles estavam em uma viagem, e deviam atravessar um rio, quando lhe disseram: “Você não precisa ir de barco. Você tem tanta confiança que pode caminhar sobre a água.” E ele caminhou.
Essa foi a primeira vez que o Mestre o viu. Ele disse: “O que você está fazendo? Isso é impossível.”
E Milarepa respondeu: “estou fazendo isso graças a seu poder, Mestre.”
Então o Mestre pensou: “Se meu nome e meu poder podem fazer isso por um homem estúpido, ignorante… eu mesmo nunca tentei”. Então ele tentou, e afundou… E depois disso, jamais se ouviu falar dele.
Mesmo um Mestre não-iluminado, se você tem profunda confiança, pode revolucionar sua vida. E o inverso também é verdadeiro; até mesmo um Mestre iluminado pode não ser de ajuda alguma. Depende totalmente de você.
[…] Tarô Zen, do Osho – Carta Confiança – a confiança transforma a vida! « A Simplicidade das Co…. […]
CurtirCurtir
Pingback por Tarô Zen, do Osho – Carta Confiança – a confiança transforma a vida! « A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini « Inesagula's Blog — fevereiro 20, 2013 @ 22:01 |