2013 é o Ano Internacional da Cooperação pela Água, de acordo com a proclamação feita pela Organização as Nações Unidas – ONU. “A água pode ser usada como um estímulo para o crescimento da cooperação internacional e para a paz”.

Cada vez mais escassa no planeta, a água agora vira uma preocupação mundial. A ONU instituiu o ano de 2013 como o ‘Ano Internacional da Cooperação pela Água’. O objetivo é fazer com que o homem perceba a sua importância, colaborando com o gerenciamento dos recursos hídricos, evite a poluição e trate o líquido como um bem essencial para a vida no planeta.
Durante todo o Ano Internacional da Cooperação pela Água, a ONU realizará estratégias envolvendo água, trabalhará para identificar problemas sobre educação, diplomacia da água, cooperação de financiamento, dentre outras atividades.
Embora a Terra seja constituída por 70% de água, apenas cerca de 2% do recurso está disponível para consumo. Mesmo parecendo baixo, esse percentual seria suficiente para abastecer todo o planeta. Entretanto, por causa da poluição, da desvalorização e da falta de conscientização, a água potável existente não chega a todas as partes do planeta. Resultado desta utilização errada, a água tornou-se um recurso escasso, apesar de ser um bem comum a toda a população.
Cerca de 11% da população mundial ainda não possui acesso à água potável e mais de 15% continua vivendo sem redes de esgoto. De acordo com o relatório da ONU previamente apresentado à Unesco, chamado “Gestão dos recursos hídricos em condições de incerteza e risco”, até 2070, o déficit de recursos hídricos será sentido por 44 milhões de pessoas, especialmente na Europa Central e Meridional.
O problema da falta de água de qualidade para toda a humanidade foi discutido, no Fórum, por delegações de 140 países, inclusive a Rússia. Para ajudar na divulgação do movimento, a ONU lançará um portal oficial do Ano Internacional da Cooperação pela Água, a fim de concentrar todas as atividades relacionadas.
O objetivo principal deste Ano Internacional da Cooperação da Água, de que a UNESCO está responsável pela sua organização, é o de alertar para as questões relacionadas com a água, quer ao nível de cooperação entre nações e organizações, quer das potencialidades associadas a este recurso, assim como os desafios que se colocam á sua gestão, com o aumento da sua procura, necessidades de acesso e disponibilização.
Durante esse ano, ocorrerá por todo o planeta eventos e debates que procurarão encontrar soluções para fazer face à inexistência de água potável para cerca de 11% da população mundial como já foi dito acima, à falta ausência de saneamento básico para cerca de um terço da população mundial e segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que as doenças provocadas por falta de acesso a água de qualidade, provocam pelo menos 25 milhões de mortes por ano nos países em desenvolvimento.
Os jovens tiveram um papel significativo nas celebrações. Estudantes de Fukushima (Japão) viajaram à França para encontrar alunos de escolas francesas e do Instituto para Educação sobre a Água. Eles trocaram experiências relacionadas ao tema e prepararam uma declaração da juventude sobre a cooperação pela água que foi apresentada aos demais participantes.
Questões de cooperação pela água também serão tema para o Dia Mundial da Água, a ser comemorado em 22 de março. Neste ano, a ONU-Água organizou o evento principal em Haia (Holanda). Outros grandes eventos que marcarão o Ano incluem a Semana Mundial da Água, em Estocolmo (Suécia) de 1 a 6 de setembro; uma conferência sobre cooperação pela água em Dushanbe (Tajiquistão), também em setembro; e a Cúpula da Água, que ocorrerá em Budapeste (Hungria) nos dias 10 e 11 de outubro.
O ator Matt Damon embarcou nessa ideia e promove em sua ONG Water.org uma campanha para o consumo responsável de água. Disponibilizou um pequeno vídeo, de muitos que colocará na web nas próximas semanas, para chamar a atenção do público e alcançar, entre outras coisas, um sistema de salubridade que chegue a todos os confins do planeta. Ele diz que “há mais telefones móveis que banheiros no mundo”.
As razões para a campanha são alarmantes: a cada 20 segundos morre uma criança de alguma enfermidade relacionada com a falta de água corrente. A campanha, que se intensificará até o Dia Mundial da Água, no próximo dia 22 de março, é fruto de uma aliança entre o Google, Hollywood, redes sociais e a ONG.
Não sabia que para produzir esses alimentos gastam muita água potável!
CurtirCurtir
Comentário por Dully Pimenta — fevereiro 18, 2013 @ 11:19 |
Traduzindo, vamos todos beber cervja que salvaremos o planeta.
CurtirCurtir
Comentário por Matheus — fevereiro 23, 2013 @ 19:53 |