Subterrâneos de velhas construções escondem (ou revelam) verdadeiros tesouros que contam parte da história da cidade e do Estado.

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo ocupa os prédios 148 e 184 do Pátio do Colégio, região central da capital paulista, desde 1997. Os edifícios, ambos de três andares e com a arquitetura em estilo neoclássico, foram projetados pelo engenheiro e arquiteto paulista, formado pela Universidade de Gand, na Bélgica, Francisco de Paula Ramos de Azevedo (1851-1928).
Quem passeia pelas ruas de São Paulo fica encantado com as construções, particularmente com as do centro da cidade. No entanto, o que muitos desconhecem é que, em alguns prédios, os subterrâneos escondem verdadeiros tesouros e a história do município e, também, a do Estado. É o caso do prédio da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, localizado no Pátio do Colégio, projetado pelo engenheiro e arquiteto paulistano Francisco de Paula Ramos de Azevedo, entre 1881 e 1891. A secretaria ocupa dois prédios (nºs 148 e 184) desde 1997, cada um com três andares e com arquitetura em estilo neoclássico.
O imóvel de nº 184 teve a pedra fundamental lançada no dia 7 de setembro de 1881 e foi inaugurado em 9 de março de 1891 para abrigar a Secretaria da Fazenda e do Tesouro. Antes de ser ocupado pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, abrigou a Caixa Econômica Estadual e o Tribunal de Alçada. O outro, o de n° 148, foi criado para ser originalmente a sede da Secretaria da Agricultura. Apesar de ser mais novo e de obedecer ao mesmo programa arquitetônico do primeiro edifício é o mais ornamentado e revela maior preocupação com a suntuosidade.
No subsolo do prédio 184 existem duas portas-cofres que serviram à Secretaria da Fazenda e do Tesouro, primeira instituição a ocupar o local. “Nos antigos cofres ingleses – que guardavam os títulos do Tesouro paulista – hoje funciona o almoxarifado da secretaria”, explica Vanilda Costa, bibliotecária da pasta. Outro lugar interessante aberto ao público é a biblioteca da secretaria. Também situada no Pátio do Colégio, 148, oferece mais de 10 mil volumes sobre Direito Administrativo, Direito Constitucional e Direitos Humanos, além de 50 mil títulos de revistas.
Nas prateleiras, é possível observar a forma de organização e recuperação de informação do final do século 19. Uma das raridades é o Código Commercial do Brazil (escrito com z mesmo) de 1896, com capa de pergaminho. “Na biblioteca havia uma passagem subterrânea que ligava os dois prédios a outros pontos turísticos do centro, como a Igreja Padre Anchieta e o Solar da Marquesa”, informa Vanilda. A biblioteca é aberta ao público somente para consultas e recebe, mensalmente, cerca de 50 visitas de estudantes de Direito, procuradores e secretários de Estado. “Por causa da demanda por informações on-line, estamos nos preparando para a estruturação do acervo digital”, diz a bibliotecária.
Fonte: http://www.saopaulo.sp.gov.br
SERVIÇO
Biblioteca da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
Pátio do Colégio, 148
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas
Saiba mais sobre a história do prédio clicando aqui
Não conhecia a historia Prédio da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania.
CurtirCurtir
Comentário por Dully Pimenta — fevereiro 5, 2013 @ 12:42 |