A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

fevereiro 1, 2013

Livros, revistas e documentos: conservar para não restaurar

Se você se preocupa em cuidar bem e da maneira correta de tudo ao seu redor, certamente tem preocupação com a conservação de seus livros, revistas, documentos… O tempo de vida útil de seus “tesouros” dependerá dos cuidados e da forma com que você os guarda, conserva e manuseia. E que mesmo sendo frágeis, podem manter-se úteis por anos a fio.

Um pouco do trabalho executado pela Judie

Um pouco do trabalho executado pela Judie

Livros não devem ser guardados em caixas. Assim armazenados se estragarão muito rápido. O livro deve ficar em pé, formando um ângulo reto com a prateleira e encostado ao próximo livro, um ao lado do outro. E não deve haver pressão entre eles. O livro precisa deslizar suavemente ao ser retirado da estante e não deve haver atrito entre eles.  Caso contrário estourarão na lombada. Manuseie-os com as mãos limpas. Não coma ou beba nada próximo aos livros, pois acidentes acontecem com todo mundo. 

Abrigue seus livros do excesso de luz, que desbota suas capas, e da umidade, que deforma tanto a sua capa como o miolo.  E a poluição e a poeira então? Se são danosas para nós, imagine para nossos livros! Mantenha longe deles o pano úmido, ou qualquer tipo de material de limpeza. Eles diminuem o tempo útil de seus livros. Limpe sempre as estantes e as capas com uma flanela seca.

Este slideshow necessita de JavaScript.

E você sabia que existem profissionais especializados em higienização de bibliotecas e acervos documentais, que são capazes de identificar e limpar livros, revistas e documentos adequadamente? Nem sempre o que parece pó é realmente pó – pode ser algum fungo e estes são perigosos à nossa saúde. Deixe esta parte para os profissionais. Lembre-se – a sua saúde está acima da saúde de seu livro.

Tenho uma amiga, a Judie Kristie (não confunda com a Julie Christie, a atriz – mas, a Judie é tão bonita quanto!), que é Mestre em Artes – Musicologia pela Universidade de São Paulo. Como eu, também é Especialista em Organização de Arquivos pelo IEB/USP. É também Especialista em documentação relacionada às artes, fez curso na área do Patrimônio Musical Ibero-americano na Escola de Belas Artes de San Fernando em Madrid. Paleógrafa, atualmente é professora no curso de “Conservação e Restauro” do SENAI/SP, na disciplina Paleografia.

Além disso tudo, atua nas áreas de Higienização, Acondicionamento, Conservação e pequenos reparos de documentos e livros, Encadernação e Organização de acervos. Portanto, se você tem em sua casa uma biblioteca precisando de reparos ou organização, se tem revistas das quais não quer se desfazer, que foram guardadas soltas sobrepostas, e outras encadernadas, que pelo efeito da umidade vieram a ter as suas paginas internas coladas, bem como as capas, procure falar com a Judie. Ela conseguirá recuperar seus tesouros!

Veja aqui o Portfólio e as coisas lindas que ela produz,  e acesse aqui o Currículo Lattes.

Anúncios

4 Comentários »

  1. Bem antes de uma criança nascer, ela já é amada. Os pais pensam nela, cantam para ela, conversam, acariciam, beijam, compram e modificam suas rotinas e seus lares para recebê-la. Algumas famílias até chegam a ler livros e blogs para entender melhor como fazer tudo isso!

    Curtir

    Comentário por Peter I. Rodriguez — fevereiro 2, 2013 @ 9:18 | Responder

  2. Boa dica!

    Curtir

    Comentário por Dully Pimenta — fevereiro 4, 2013 @ 12:10 | Responder

  3. Olá,Augusto, como vai ?
    gostei demais deste post, muito útil.
    já perdi muitas revistas antigas por não cuidar e dixar se arejar, hoje em dia tomo mais cuidado.
    Bom feriadão!
    Beijo no ♥!!
    Lilian – Blog:Duas Moças Prendadas!
    casascoisaseoutros.blogspot.com.br/

    Curtir

    Comentário por Lílian Almeida — fevereiro 8, 2013 @ 18:31 | Responder

    • Oi Lilian. Fico feliz que tenha gostado e que lhe tenha sido útil. Bom feriado para vc tb. Abrs

      Em 8 de fevereiro de 2013 18:31, A Simplicidade das Coisas — Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — fevereiro 9, 2013 @ 11:37 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: