A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

janeiro 21, 2013

Educação Fiscal – Curso em EAD e gratuito – exerça sua cidadania!

Promovido no estado de São Paulo em parceria pela Secretaria de Estado da Educação, Secretaria de Estado da Fazenda – SEFAZ e a Receita Federal o curso será realizado através da internet, com a previsão para início das turmas  do primeiro semestre no dia 25/03. Haverá uma semana de ambientação para que os alunos se familiarizem com a plataforma Moodle da Escola Virtual da ESAF – Escola de Administração Fazendária e para que se façam possíveis substituições. A atuação dos tutores bem como o acesso ao conteúdo em si será no dia 01/04. Mas, de 25 a 30/03 os alunos matriculados já conseguirão ver o conteúdo do curso e nesse período poderão se manifestar se querem continuar ou não.

Se você assistiu ontem a reportagem da série “Brasil: quem paga é você” e exibida no Fantástico, a qual mostrou uma investigação especial sobre a maior obra de infraestrutura no Brasil: a transposição do Rio São Francisco, planejada para levar água ao Nordeste, que enfrenta uma das piores secas da história, viu que o projeto se arrasta há cinco anos. Atrasos e superfaturamento já fizeram o preço da obra saltar de R$ 4,5 bilhões para mais de R$ 8 bilhões. E ainda: foram encontrados dutos rachados e até um túnel que desabou.

Viu também que há dois anos a estação das chuvas chega, as nuvens se formam, mas não deixam cair uma gota de água sequer. E que o gado morto se incorporou à paisagem, como disse a reportagem “num tempo em que só os urubus conhecem fartura”.

Foi muito triste ver o sertanejo que durante meses comprou comida para o gado na tentativa de salvá-lo, mas que o dinheiro acabou. Vê-lo queimar os galhos do xique-xique, uma espécie de cactus, que vão para o fogo o tempo suficiente para queimar os espinhos e alimentar o gado que disputa avidamente os seus galhos. 

A transposição do São Francisco sempre foi polêmica. Grupos organizados contra argumentam que ela põe em perigo o Rio São Francisco, não resolve o problema da seca e só está sendo feita para irrigar as terras dos ricos. Mas, somente com a obra pronto é que vai dar para saber quem é que realmente tem razão.

Enquanto isso, as vacas continuam tão debilitadas e muitas não conseguem parar em pé. O esforço dos vaqueiros é vão. No meio da reportagem apareceu um curral cheio de vagas magras, que não conseguem andar para ir até um pasto vizinho, onde ainda há um pouquinho de verde. E muitas estão à beira da morte. Chorei vendo as imagens.

Enquanto isso o sertanejo espera pela “vontade de Deus”.

Se você assistiu a reportagem e como eu se sensibilizou, saiba que tem à sua disposição  e de graça uma ferramenta para reverter esse quadro ou pelo menos lutar para que ele mude. Temas como ética, cidadania, transparência nas contas públicas, combate à pirataria, importância do pagamento de tributos e fiscalização dos recursos públicos são debatidos em um curso grátis e pela internet.

A Escola de Administração Fazendária do Governo Federal (ESAF) oferece gratuitamente, no primeiro semestre de 2013, o curso a distância “Disseminadores de Educação Fiscal”.   Ofertado no Estado desde 2004, o curso já capacitou milhares de disseminadores, que atuam como multiplicadores da proposta nos seus locais de trabalho. Os interessados poderão saber um pouco mais sobre o curso acessando o formulário e caso se interessem devem preenchê-lo, enviá-lo e aguardar o contato do coordenador estadual do curso: Augusto Jeronimo Martini, funcionário da FAZESP, entre os dias 18 e 25 de março para saber se foi contemplado com uma vaga.

A previsão é que o curso tenha duração de dois meses, com início em 25 de março e conclusão em 31 de maio. Inicialmente é destinado a professores e servidores públicos do estado e dos municípios, mas poderá ser estendido ao público em caso de vagas remanescentes.

Os alunos aprovados com a nota mínima (7,0) receberão certificados com carga horária de 120 h, emitido pela Esaf. O conteúdo do curso é composto por cinco módulos oferecidos e acessados virtualmente na plataforma da ESAF, mas também poderão ser distribuídos cadernos de forma impressa caso haja necessidade ou dificuldade de acesso por parte do aluno. Todas as atividades avaliativas são realizadas on line e com o acompanhamento de um tutor.

Cartilhas do curso a distância de Disseminadores de Educação Fiscal

Mais informações, ou no caso de dúvida, escreva para fazespeducacaofiscal@gmail.com ou ligue (11) 3243-4525.

Clique aqui no folder_DEF_2013 e acesse mais informações sobre o curso DEF.

Conteúdo do curso:

Módulo 1 – Educação Fiscal no Contexto Social

– O Brasil e o Mundo – uma síntese do cenário Sociopolítico e Econômico; A educação como fenômeno social; Educação e a autonomia; A Educação Fiscal e o Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF); O PNEF e suas possibilidades de inserção na educação e na escola.

Módulo 2 – Relação Estado Sociedade

– Perspectiva histórica do conceito de sociedade e de Estado; O Estado brasileiro; Estado democrático de direito e cidadania; Estado, economia e desenvolvimento; Ética.

Módulo 3 – Função Social dos Tributos

– O financiamento do Estado; A origem dos tributos; A história do tributo no Brasil; O Sistema Tributário Nacional; Tributo; Elementos da Obrigação tributária; Classificação dos impostos quanto a ente tributante; Repartição das receitas tributárias; Reforma tributária; Formas legais e ilegais de evitar o pagamento do tributo; Documentos Fiscais; Fundo da Criança e do Adolescente; Igualdade e Justiça.

Módulo 4 – Gestão Democrática dos Recursos Públicos

– Um breve passeio pela história; Gestão Democrática dos Recursos Públicos; A Execução Orçamentária; Contabilidade do Orçamento; Natureza dos Gastos; O processo de compras no setor público; Controle Social; Acompanhando as Contas Públicas; LRF; Educação Fiscal e Democracia.

Módulo 5 – Elaboração de Projetos Pedagógico ou Plano de Aula

Maiores informações também podem ser acessadas no sitio da SEFAZ/SP e no sitio da UNIVESP 

Anúncios

6 Comentários »

  1. Oi Augusto
    Bom Ano novo para vc e sua equipe!!!!
    Tem algum curso para mim fazer!!
    Estou aguardando
    um abraço

    Curtir

    Comentário por Luciana — janeiro 21, 2013 @ 16:49 | Responder

    • Oi Luciana.

      Feliz 2013 para vcs tb! Por enquanto nada de novo. Avisarei se tiver. Por favor, divulgue o curso ai em Ribeirão Pires. Abrs.

      Em 21 de janeiro de 2013 16:49, A Simplicidade das Coisas — Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — janeiro 21, 2013 @ 16:55 | Responder

  2. Oi Augusto,

    Fico sempre muito emocionada com a situação dos nossos irmãos nordestinos, situações que apesar do clima muito poderia ter sido feito para alterar as condições de vida daquelas pessoas.

    Amenizar a fome, miséria entre outras coisas está nas mãos de homens e mulheres, pena que pouco se faz, e quando se destina verbas para isso ou aquilo, pouco chega no destino certo.
    `
    Por isso mais uma vez digo, acredito na Educação Fiscal, para despertar os cidadãos quanto a mudança de atitude em relação a politica e administração pública.

    Vamos amadurecer como cidadãos de uma nação rica em beleza e recursos naturais.

    Avante Sempre!!!!

    Curtir

    Comentário por Magali — janeiro 22, 2013 @ 14:43 | Responder

    • Oi Magali. Esse é o nosso objetivo principal – criar a consciência cidadã! Abrs.

      Em 22 de janeiro de 2013 14:43, A Simplicidade das Coisas — Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — janeiro 22, 2013 @ 14:44 | Responder

  3. Caro Augusto, Bom dia! Deixo aqui o meus parabéns pela competência e profissionalismo, meus parabéns também pela grande capacidade de assim usufruir do poder que lhes foi confiado e pela maneira sincera e honesta como trabalha, meus sinceros elogios.
    muito bom o conteúdo programático do Curso Disseminadores, estou muito satisfeita pois, a experiência que adquiri e a visão crítica vem sendo bem lapidada e isso é o que me deixou mais incentivada em divulgar na faculdade que estudo.
    Tenho por objetivo aprimorar os meus conhecimentos e cada vez mais poder colaborar para uma sociedade mais organizada, consideração que ainda vivemos em meio a homens com um pensamento como homem das cavernas, mas não desistimos de mostrar um bom exemplo.
    Muito obrigado,
    Sucesso a todos, e vamos unir e dividir os conhecimento
    Adriana Siqueira

    Curtir

    Comentário por Adriana Siqueira — março 1, 2013 @ 23:34 | Responder

    • Bom dia Adriana. Agradeço sua visita e suas belas palavras. Abrs.

      Em 1 de março de 2013 23:34, A Simplicidade das Coisas — Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — março 4, 2013 @ 8:45 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: