A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

janeiro 18, 2013

Livro “Raízes e Trajetórias”, da Secretaria da Fazenda do Governo do Estado de São Paulo

O Governo de São Paulo já faz algum tempo que busca resgatar sua história.

Em 23 agosto de 2000, depois de vários meses em busca da memória um pouco esquecida, foi inaugurada na Secretaria da Fazenda uma exposição e houve o lançamento de um livro.

A ideia da exposição e do livro surgiram quando da implantação do Programa de Modernização da Coordenadoria da Administração Tributária da Secretaria da Fazenda – PROMOCAT, dentro da Coordenadoria Geral da Administração. Ambos faziam parte do projeto “Integração e Desenvolvimento Humano”. O objetivo principal era o de fortalecer os laços entre a Secretaria da Fazenda e seus funcionários.

Clique aqui para baixar o livro A Secretaria da Fazenda de São Paulo – Raízes e Trajetórias, de autoria da historiadora Ana Maria de Almeida Camargo, que traz fotos de Maria Luíza M.T.A.N. Rodrigues.

Livro: "A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo: raízes e trajetórias"

Livro: “A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo: raízes e trajetórias”

Um dos trabalhos desenvolvidos pelo projeto foi a implementação do Plano Diretor do Sistema de Arquivos, com objetivo de estruturar as atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Protocolo e Arquivo.

Durante o trabalho de levantamento, identificação e avaliação das séries documentais, promovida pela Comissão de Avaliação de Documentos de Arquivo, foram encontrados entre o acervo processual existente, vários documentos, que remontam ao ano de 1857, sem um tratamento técnico que sua idade necessitaria. 

Eles se constituiram numa descoberta histórica importante, retratando vários momentos da vida da Secretaria da Fazenda, nas áreas tributária, financeira e orçamentária, inclusive em assuntos que hoje estão fora de sua alçada.

Todo esse material histórico, compondo o acervo documental do Arquivo Permanente da Secretaria, foi incorporado a um espaço que fica no primeiro andar da SEFAZ/SP, na ala Sé e que muitos passaram a chama-lo de “Museu”, com o intuito de constituir uma área permanente de exposição denominada “Memória da Secretaria da Fazenda”.

O “Museu” é a parte representativa da história da Secretaria e mostra objetos do início do século, como uma balança, usada para pesar bens dos presidiários que ficavam guardados no cofre forte da Fazenda, e móveis antigos, entre outros. Buscou-se identificar as raízes e apresentar a trajetória dessa importante instituição. Os documentos e outros itens ali disponibilizados para a visitação servem de contraponto à moderna tecnologia utilizada pela Secretaria da Fazenda nos dias atuais na execução de suas atividades.

O “Museu” (exposição “Memória da Secretaria da Fazenda”) está instalado no 1º andar da SEFAZ/SP e sua visitação é feito por grupos de até 40 pessoas e com hora e data marcada, fazendo parte do roteiro desenvolvido no programa “Fazenda Aberta”, que é mantido pelo Centro de Educação Fiscal para a Cidadania, da FAZESP – Escola Fazendária de São Paulo.

PROGRAMA “FAZENDA ABERTA”  

O que é?

Em funcionamento desde maio de 2000, o programa “Fazenda Aberta” apresenta a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo por meio de visitas monitoradas às instalações da Secretaria.

Seus objetivos são promover e institucionalizar a Educação Fiscal para o pleno exercício da cidadania, sensibilizar o cidadão para a função socioeconômica do tributo, levar conhecimento às pessoas sobre administração pública e criar condições para uma relação harmoniosa entre o Estado e o cidadão.

A quem se destina?

Aos alunos do ensino fundamental, médio e superior da rede pública ou particular, escolas técnicas, associações e organizações não governamentais.

Quais atividades são realizadas?

A visita é iniciada com uma breve apresentação sobre o histórico, a estrutura e as principais atribuições da Secretaria da Fazenda. Em seguida há a transmissão de um vídeo institucional e espaço aberto para perguntas.

Depois de um café, segue-se para a visita técnica a diversos setores da Secretaria.

Como participar do programa?

Para maiores informações, entre em contato através do telefone (11) 3243-4525 ou pelo e-mail fazespeducacaofiscal@fazenda.sp.gov.br

Anúncios

7 Comentários »

  1. ótimo material para ser explorado pelos Professores de História.

    Curtir

    Comentário por Solange Ap Iorio de Lima — janeiro 18, 2013 @ 15:28 | Responder

  2. Um bom material para as escolas de São Paulo, usarem nas salas de aulas.

    Curtir

    Comentário por Dully Pimenta — janeiro 21, 2013 @ 11:43 | Responder

    • Oi Dully.

      O intuito de disponibilizar esse arquivo foi realmente esse. Abrs. Augusto

      Em 21 de janeiro de 2013 11:44, A Simplicidade das Coisas — Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — janeiro 21, 2013 @ 12:12 | Responder

  3. No segundo encontro o setor varejista discutiu com membros da Secretaria da Fazenda novos prazos para retificações sobre o tratamento diferenciado concedido ao setor. Estiveram à mesa representantes da ADAC, Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (SESCON/SC), Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de Santa Catarina e o Sindicato dos Contabilistas (SINDICONT). No entanto, antes de uma nova reunião com a SEF, a diretoria da ADAC deverá apresentar aos seus associados os índices de recolhimento do setor conforme a exposição feita pela fazenda Estadual.

    Curtir

    Comentário por Everette Mcbride — fevereiro 4, 2013 @ 11:56 | Responder

  4. Ol Augusto,

    Tenho acompanhado suas publicaes que me enchem de prazer. Estive em uma reunio nesta semana e comentei seus feitos fotogrficos e seu olhar para detalhes que nos passam despercebidos. Nossos amigos ficaram encantados, curiosos e ansiosos em receber suas publicaes. Como sempre digo a todos, tenho srias limitaes com essas coisas digitais e preciso que me diga como devo proceder para que eles possam passar a receber suas informaes tambm. (Achei o livro super interessante e at imprimi e estou enviando para encadernao)

    Aguardo seu retorno.

    Um abrao

    Maria do Carmo dos Santos

    CONTROL LTDA.

    Telefones: (11) 5673-7086

    (11) 3463-4189

    skype: controlltda msn: control_carmo@uol.com.br

    P Antes de imprimir, pense em sua responsabilidade e compromisso com o meio ambiente.

    _____

    De: “A Simplicidade das Coisas Augusto Martini” [mailto:comment-reply@wordpress.com] Enviada em: sexta-feira, 18 de janeiro de 2013 12:52 Para: control_carmo@uol.com.br Assunto: [Novo post] Livro Razes e Trajetrias, da Secretaria da Fazenda do Governo do Estado de So Paulo

    Augusto Martini publicou: “O Governo de So Paulo j faz algum tempo que busca resgatar sua histria. Em 23 agosto de 2000, depois de vrios meses em busca da memria um pouco esquecida, foi inaugurado na Secretaria da Fazenda um museu e houve o lanamento de um livro. Ambos fazia”

    Curtir

    Comentário por Control Ltda — fevereiro 8, 2013 @ 16:18 | Responder

    • Boa tarde Maria do Carmo.

      Fico sempre muito feliz quando recebo mensagens com a sua, de estímulo. Obrigado.
      Olha, se quiser, pode passar o endereço do blog aos seus amigos https://asimplicidadedascoisas.wordpress.com/
      Diga para eles que no canto inferior direito da página, bm no cantinho, há um link denominado “seguir”. Se clicarem ali receberão, por e-mail, todas as postagens que eu fizer.
      Um abraço e bom carnaval.
      Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — fevereiro 8, 2013 @ 16:29 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: